Ora ai está um conceito que as marcas de motas tem apostado muito pouco, porque na realidade também se formos a ver, poucos fazem um uso dualista verdadeiramente a uma mota, isto porque, ou temos uns pneus fora de estrada para andar nos caminhos, ou temos uns de estrada para andar no alcatrão. Isto porque os dualistas acabam por limitar em ambas as situações.
Além do mais uma dualista acaba por ter uma relação de caixa de velocidades mais longa e um peso mais alto que uma especificamente para Enduro.
Contudo não posso deixar de aconselhar umas motas que novas são uma excelente opção.
Em 1º a portuguesa AJP PR5, na versão com piscas é uma excelente opção
2º a Yamaha WR250R, uma mota que não sei se o importador está a comercializar, mas pelos testes que li é a dualista das dualistas.
3º a Honda CRF250L
4º a Kawasaki klx250R
Existem também no mercado de usados umas motas antigas mas que não deixam de ser umas excelentes opções. A Yamaha TTR 250, a Suzuki DR-Z400S, a Suzuki DR350S,