Cuidados a ter quando se Reconhecem as “especiais”
Como é do vosso conhecimento, em cada volta, de cada dia de prova de Enduro realizam-se uma especial de Motocross (CT) que poderá ter entre 3 e 7 Km, uma Especial de Enduro (ET) que poderá ter entre 4 e 7Km e uma Especial Extreme que poderá ter entre 0,5 e 1,5 Km.
No dia anterior à realização da prova assiste-se a uma romaria de pilotos a reconhecer esta parte do percurso determinante para a classificação na prova. Vemos pilotos, para os quais a classificação tem pouco valor, que se limitam a reconhecer uma vez cada Especial para não terem surpresas no decorrer das mesmas no dia seguinte e a pilotos para quem a classificação é muito importante, que fazem 3 ou até 4 reconhecimentos de cada Especial. Ora, mesmo o piloto mais preguiçoso que só faz um reconhecimento a cada Especial (caso está tenha uma distância média em relação ao permitido pelos regulamentos) percorre 11Km a pé por um precurso com grandes declives e por terrenos acidentados. Assim, é necessário ter alguns cuidados para no dia seguinte estar a 100%.
Caso o dia esteja quente devemos levar: chapéu, óculos de sol, uma camisola transpirável (sem ser de algodão), calças (tipo trekking), peúgas sintéticas e botas de Trekking com sola semi-rígida (para evitar entorses nas pedras). Não nos devemos também esquecer de colocar, nas zonas expostas, protector solar várias vezes ao longo do dia. Durante o reconhecimento da Especial devemos beber regularmente e em pequenas quantidades água. Podemos também aproveitar, enquanto nos deslocamos de uma especial para outra, para nos alimentarmos com bebidas glucidicas (mas com baixa concentração de glucidos) e com alimentos sólidos, ricos em glucidos como frutos secos, bananas, bolos secos e pouco açucarados, uvas, etc.
Caso o dia esteja frio e chuvoso devemos levar: camisola transpirável (sem ser de algodão), uma camisola polar (caso esteja frio), um casaco impermeável e transpirável (caso esteja chuva), calças (tipo trekking), peúgas sintéticas ou de lã e botas de Trekking com sola semi-rígida de goretex ou semelhante (para evitar entorses nas pedras e evitar ficar com os pés molhados), para assim evitar ficar constipado ou gripado. Ter os cuidados com a alimentação e hidratação acima referidos.
Técnica para Memorização das especiais
Todos os pilotos de ralie reconhecem a grande importância do co-piloto (navegador) pois é graças a ele que sabem as características e os acidentes do terreno de cada classificativa.
Nas provas de Enduro não é possível levar um navegador por isso cabe ao piloto “decorar” o melhor possível as especiais de cada prova. O conhecimento aprofundado de cada especial poderá determinar a classificação no enduro pois ao saber qual a melhor trajectória em cada curva, onde travar, etc, o piloto ganhará certamente muitos segundos.
Seguidamente apresento uma sugestão para que o reconhecimento das especiais seja mais aprofundado.
1 – Reconhecer, uma primeira vez, todas as especiais da prova.
2 – Antes de fazer o reconhecimento das especiais pela segunda vez (no carro ou na carrinha), tentem visualizar a especial e façam um croqui (desenho) dela. Nesse croqui assinalem detalhes relevantes, tais como, melhores trajectórias (curvar por fora, curvar por dentro, pedras, raízes, etc).
3 - Ao fazerem o segundo reconhecimento, levem o croqui e verifiquem se o traçado desenhado e os detalhes assinalados estão correctos, se é necessário assinalar ou corrigir algum detalhe. Utilizem o mesmo procedimento para as outras especiais.
4 – Se Tiverem tempo para uma terceira volta pelas especiais, antes de reconhecerem cadauma, fechem os olhos e tentem visualizar a especial em questão depois confrontem a imagem que tem da especial com o croqui. Se tiverem algum ponto da especial menos claro, ao reconhecer a especial incidam especial atenção nesse ponto ou zona.
5 – No espaço de tempo entre o jantar e o deitar tentem novamente visualizar cada especial e depois verifiquem se está de acordo com o croqui feito.
6 – Repitam o procedimento após o pequeno-almoço.
7 - Durante a prova, antes de entrar em qualquer das especiais, fechem os olhos, tentem visualizar toda a especial e quais as trajectórias e acções mais indicadas em cada ponto da classificativa.