enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarReconhecimento das especiais Botaof12
 

 Reconhecimento das especiais

Ir para baixo 
+2
Malheiro
Vascosequeiros
6 participantes
AutorMensagem
Vascosequeiros
Verde
Verde
Vascosequeiros


Mensagens : 143
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 59
Localização : Braga

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptySex Abr 30, 2010 7:23 pm

Cuidados a ter quando se Reconhecem as “especiais”

Como é do vosso conhecimento, em cada volta, de cada dia de prova de Enduro realizam-se uma especial de Motocross (CT) que poderá ter entre 3 e 7 Km, uma Especial de Enduro (ET) que poderá ter entre 4 e 7Km e uma Especial Extreme que poderá ter entre 0,5 e 1,5 Km.
No dia anterior à realização da prova assiste-se a uma romaria de pilotos a reconhecer esta parte do percurso determinante para a classificação na prova. Vemos pilotos, para os quais a classificação tem pouco valor, que se limitam a reconhecer uma vez cada Especial para não terem surpresas no decorrer das mesmas no dia seguinte e a pilotos para quem a classificação é muito importante, que fazem 3 ou até 4 reconhecimentos de cada Especial. Ora, mesmo o piloto mais preguiçoso que só faz um reconhecimento a cada Especial (caso está tenha uma distância média em relação ao permitido pelos regulamentos) percorre 11Km a pé por um precurso com grandes declives e por terrenos acidentados. Assim, é necessário ter alguns cuidados para no dia seguinte estar a 100%.
Caso o dia esteja quente devemos levar: chapéu, óculos de sol, uma camisola transpirável (sem ser de algodão), calças (tipo trekking), peúgas sintéticas e botas de Trekking com sola semi-rígida (para evitar entorses nas pedras). Não nos devemos também esquecer de colocar, nas zonas expostas, protector solar várias vezes ao longo do dia. Durante o reconhecimento da Especial devemos beber regularmente e em pequenas quantidades água. Podemos também aproveitar, enquanto nos deslocamos de uma especial para outra, para nos alimentarmos com bebidas glucidicas (mas com baixa concentração de glucidos) e com alimentos sólidos, ricos em glucidos como frutos secos, bananas, bolos secos e pouco açucarados, uvas, etc.
Caso o dia esteja frio e chuvoso devemos levar: camisola transpirável (sem ser de algodão), uma camisola polar (caso esteja frio), um casaco impermeável e transpirável (caso esteja chuva), calças (tipo trekking), peúgas sintéticas ou de lã e botas de Trekking com sola semi-rígida de goretex ou semelhante (para evitar entorses nas pedras e evitar ficar com os pés molhados), para assim evitar ficar constipado ou gripado. Ter os cuidados com a alimentação e hidratação acima referidos.

Técnica para Memorização das especiais

Todos os pilotos de ralie reconhecem a grande importância do co-piloto (navegador) pois é graças a ele que sabem as características e os acidentes do terreno de cada classificativa.
Nas provas de Enduro não é possível levar um navegador por isso cabe ao piloto “decorar” o melhor possível as especiais de cada prova. O conhecimento aprofundado de cada especial poderá determinar a classificação no enduro pois ao saber qual a melhor trajectória em cada curva, onde travar, etc, o piloto ganhará certamente muitos segundos.
Seguidamente apresento uma sugestão para que o reconhecimento das especiais seja mais aprofundado.
1 – Reconhecer, uma primeira vez, todas as especiais da prova.
2 – Antes de fazer o reconhecimento das especiais pela segunda vez (no carro ou na carrinha), tentem visualizar a especial e façam um croqui (desenho) dela. Nesse croqui assinalem detalhes relevantes, tais como, melhores trajectórias (curvar por fora, curvar por dentro, pedras, raízes, etc).
3 - Ao fazerem o segundo reconhecimento, levem o croqui e verifiquem se o traçado desenhado e os detalhes assinalados estão correctos, se é necessário assinalar ou corrigir algum detalhe. Utilizem o mesmo procedimento para as outras especiais.
4 – Se Tiverem tempo para uma terceira volta pelas especiais, antes de reconhecerem cadauma, fechem os olhos e tentem visualizar a especial em questão depois confrontem a imagem que tem da especial com o croqui. Se tiverem algum ponto da especial menos claro, ao reconhecer a especial incidam especial atenção nesse ponto ou zona.
5 – No espaço de tempo entre o jantar e o deitar tentem novamente visualizar cada especial e depois verifiquem se está de acordo com o croqui feito.
6 – Repitam o procedimento após o pequeno-almoço.
7 - Durante a prova, antes de entrar em qualquer das especiais, fechem os olhos, tentem visualizar toda a especial e quais as trajectórias e acções mais indicadas em cada ponto da classificativa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://sites.google.com/site/endurotest/
Malheiro
WEC
WEC
Malheiro


Mensagens : 1320
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 43
Localização : Ponte de Lima

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptySex Abr 30, 2010 11:12 pm

sempre a aprender... e tem de ser com quem sabe.

mas parece mais fácil ler do que fazer.... ave ave ave
Ir para o topo Ir para baixo
AlexDJ
WEC
WEC
AlexDJ


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 46
Localização : Felgueiras/Porto /EnduroMan

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptySáb maio 01, 2010 12:34 am

Eu não te conheço pessoalmente mas temos vários amigos em comum e pelo que leio e o que eles me transmitem...tu já deverias estar no topo

Dos SIR...


Sempre a considerar as tuas palavras experientes em todos os aspectos..


Nos por cá..neste espaço melhor não poderia-mos estar...em todos os aspectos relacionados com quem vai escrevendo e comentando os diversos temas...

Vozes experientes e com conhecimento de causa...




cerveja
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clubektmportugal.com
Eduardo_Cardoso
Nacional
Nacional
Eduardo_Cardoso


Mensagens : 314
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 35
Localização : Barcelos

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptySáb maio 01, 2010 1:14 am

Isso de reconhecer as especiais 3 ou 4 vezes é muito bonito, mas se dermos essas voltas todas chegamos ao fim do dia com quase 60 ou 70km nas pernas e no dia seguinte há corrida o dia todo...
Para quem anda a lutar por lugares cimeiros é fundamental fazer esse reconhecimento, e ai estes conselhos sábios e experientes podem ser aplicados em pratica!
Como eu faço parte de (a classificação não é muito importante), normalmente faço uma volta a cada especial ou então não faço nenhuma, pois os enduros são quase todos de 2 dias e o dia de sexta feira está sempre ocupado e no sábado de manha não dá tempo para tudo!!
O que normalmente faço quando vou reconhecer as especiais é fazer o desenho do percurso numa folha e ir tirando fotografias aos pontos mais importantes (saltos, curvas, lombas, buracos, pedras, regos, etc) e assinalo no desenho o nº da fotografia, depois a noite com calma vou tentando imaginar o percurso com auxilio do desenho e das fotos!

Este parece-me ser o método mais eficaz para quem não tem tempo para dar 3 ou 4 voltas a cada especial....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptySeg maio 10, 2010 1:37 pm

Excelente texto Vasco. Este é um pormenor muito importante nos Enduros.

Para evitar a acumulação desses kms todos no mesmo dia o pilotos profissionais começam a reconhecer as especiais logo no início da semana. A profissão deles é essa e quando se decidem os campeões por poucos segundos apenas todos os detalhes contam.

Eu tb normalmente só tenho tempo para percorrer uma vez ou duas no máximo e como tal apenas dá para ter atenção aos detalhes mais importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptyQua maio 12, 2010 9:42 am

umas dicas de quem percebe:

http://www.motoverte.com/site/video-reconnaitre-une-speciale-avec-marc-germain-48702.html
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Pereira
Nacional
Nacional
Fabio Pereira


Mensagens : 446
Data de inscrição : 02/12/2009
Idade : 37
Localização : vimeiro - torres vedras

Reconhecimento das especiais Empty
MensagemAssunto: Re: Reconhecimento das especiais   Reconhecimento das especiais EmptyQua maio 12, 2010 9:53 am

um bom vídeo também!!!

eu normalmente vou sempre no sabado para as corridas! por isso normalmente vejo as especiais 1 unica vez e sempre um pouco à pressa e a extreme 2/3vezes!!

em gois nem fui ver a cross!!

masa claro que quando posso vou na sexta e vejo mais algumas vezes!! decoro os pontos mais importantes e o resto penso que é tudo com o mais gaz possível!! hehe
Ir para o topo Ir para baixo
 
Reconhecimento das especiais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CREN 2012 - 1º Enduro de Valongo
» ENDURO DA PÓVOA DE LANHOSO 2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Alimentação e Exercício Físico-
Ir para: