Continuando, sobre o efeito do primeiro estranha-se depois entranha-se, adquiri o modelo 2013 da 250 a 2tempos, e vou aqui relatar o porquê do como.. Heheh
A marca TM é pequena e única e eu inclusive tinha admiração pela mesma mas muito receio por tudo o que se dizia (motos poucos fiáveis, peças caras e difiçeis de arranjar, entre outras), o que, não me suscitava interesse em comprar motos da marca. Contudo, esse dia acabou por chegar e depois de ter tido já algumas motos TM posso desmistificar todos esses mitos que rodam em torno das mesmas.
Sou um utilizador de fim-de-semana, mas rolo de forma assidua e as motos dão problemas como todas as outras (ou menos), tem peças de rápido e fácil acesso e com preços dentro da média, sendo mesmo o preço das motas abaixo da média dado os componentes que têm (cubos e tês de suspensão maquinados a partir de um bloco de aluminio de alta qualidade, escape HGS, travoes oversize, aros Excel), material que a ser montado em motas de outras marcas acarreta no minimo mais 1500€ ao preço das mesmas.
Com o tempo fui conheçendo mais sobre a marca e mais impressionado fiquei quando constatei que ao fim de mais trinta anos de existência ainda mantém a mesma filosofia de “ HandMade”.
Os componentes das motos são em grande parte produzidos na própria fábrica, amortecedor inclusive, e as mesmas são montadas por tão e só os mecanicos que acompanham os pilotos oficiais da marca. Continua a ser uma empresa de apaixonados, que trabalham em ambiente familiar e sabem o que fazem, produtos de alta qualidade, sem recorrerem ao Marketing para dar valor ao que produzem.
Sobre o modelo que acabei de adquirir posso dizer que segue na linha da filosofia da marca, sendo uma moto feita para tirar da caixa e correr.
Embora seja amador, todos nós enquanto amantes do enduro e das duas rodas temos um espirito competitivo e gostamos sempre de ter algo “ Racing “ e na marca TM esse espirito é tomado em conta (fazendo mesmo parte do nome), sendo no entanto uma moto acessivel a todo o tipo de utilizadores.
Permite rodar calmamente sem assustar nem exigir grande preocupação com a mudança engrenada, sendo que para os mais rápidos a partir dos ¾ acelerador o motor puxa forte e com bastante alongamento para um 250 2t, emitindo um som aliciante.
Ao nível ciclistico,a moto mantém a estabilidade caracteristica, mas a maneabilidade aumentou consideravelmente em relação ao modelo 2012, tornando-se mais fácil de inserir em curva. No capítulo das suspensões, pedi com a forquilha Kayaba (existe opção Marzocchi), e o amortecedor feito pela própria TM, fiquei impressionado com o resultado, muito bom mesmo, sobretudo o amortecedor, a satisfazer as necessidades de 95% dos utilizadores sem terem que dispender dinheiro em preparações.
Na travagem não houve grandes alterações e a combinação bomba Nissin/Brembo resulta na perfeição, anulando o efeito esponjoso e sem tacto conhecido em motos que utilizam conjunto completo Brembo, e garantindo uma travagem ao mais alto nível graças também ao disco oversize o qual já me livrou de algumas saídas de rota.
Concluindo, o pouco que rolei permitiu constatar que as alterações ainda foram significativas, a notarem-se bem no terreno, continuando a ser uma moto muito divertida de conduzir, com muita estabilidade e a simplicidade que só os 2 tempos garantem.