enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarExtreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 Botaof12

Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013

Ir para baixo 
+22
cupertino
fil
Helder Ferreira
Malheiro
sxs
jorgejesus1974
Vale dos Duros
ZBA
rui miguel
ze pedro
tiago vale
nacnac
xeno
IronWolf
Jipi
Luis Carvalho
pursangmk10
ndias
foguette
Paulo Fernandes
Jorge Feital
melicia
26 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
TiagoCar12
Elite
Elite

Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQua Out 16, 2013 12:18 pm

https://www.facebook.com/photo.php?v=10151897235572488

Shocked Shocked 
Ir para o topo Ir para baixo
foguette
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptySeg Out 21, 2013 11:17 am

Para quem não souber as classificações já estão disponíveis no facebook do Paulo e da prova.

Quero agradecer ao Paulo todo o trabalho mas quero também aproveitar para deixar alguns comentários constritivos, sem feedback é muito difícil os organizadores ajustarem e melhorarem encorajo outros a fazerem o mesmo. Vou tentar não "puxar a brasa à minha sardinha" mas sim falar genericamente, desculpem o testamento...

1. Prologo, é preciso espetáculo sim senhor e promover o interesse do publico e patrocinadores... mas quando o prologo que é suposto ser um qualifying de capacidades de andar na "dureza" é feito como motocross fica distorcida a ordem de partida para o dia seguinte. Por 5 minutos fica em causa uma prova de 6 horas. Depois não é de estranhar que logo no couce e no eucalipto fiquem os mais rápidos nas pistas a fazer de tampão. Uma sugestão pode ser fazer uma mini subida impossível para complementar o prologo, quem quiser arriscar fazer poder tirar uns 30 segundos ao tempo.

2. A falta de inteligência de maior parte dos pilotos em querer passar meia roda à frente do outro e assim não dar espaço para fazer, por exemplo o eucalipto de lanço, logo ficarem lá todos enquanto que quem já passou se vai embora... assim nem com 25 horas se chegar ao fim... quando todos querem passar 1 lugar mas ficam 45 minutos parados é provavelmente o maior sinal de estupidez coletiva... Sugestão poderia ser o controle ser antes e só deixar passar/sair do CP so quando saísse um do eucalipto, mantendo assim um máximo de 5 pilotos na zona difícil para irem passando. Se não se sabem reger sozinhos talvez o Paulo pudesse moderar a situação??

3. Partirem 4 a 4 por minuto á muita gente logo no percurso, saíram em 40 minutos 140 pilotos para o ribeiro de couce... nem com asas... ainda por cima os Expert foram apanhados pelos XL e Hobbies porque tinham caminho mais fácil e ficaram desesperados no meio da molhada... Ou seja entre classes é preciso uns 10-15 minutos de intervalo, que já ajudava a espalhar um bocado a malta.

4. Não vi presente este ano o espirito do enduro (ao contrário do ano passado que fiquei com pessoas civilizadas), pelo menos não perto de mim, havia pessoas que estavam no ribeiro antes dos moinhos a reclamar que não se andava, mas essas mesmas pessoas não se dignaram a ir ajudar quem estava a bloquear (não era eu), ora eu fui lá à frente ajudar para que pudéssemos todos andar e qual não é o meu espanto quando o ##@@!! que estava atrás de mim me passou enquanto fui lá a frente gastar energia para todos sairmos de lá, para a próxima fico sentado a guardar lugar na mota a reclamar como bom português... ainda por cima incentivou o parceiro dele a fazer o mesmo, por cima da minha mota, com o patim dele a riscar a minha suspensão e quase a arrancar a proteção de plástico da minha mota... tive de mandar uns biqueiros e uns berros, o que me faz lembrar que estou na XL para andar de mota e não para aturar chico espertos nem praticar kickbox...

5. O mesmo individuo já tinha levado dois coices quando se mandou para cima de mim e ainda reclamou que eu não tinha saído de onde ele queria por a mota dele, ou acha que se pusermos duas husabergs uma em cima da outra passados 9 meses dá motinhas (não dá!). Talvez seja limitação minha ou ele percebe bem a teoria da relatividade do Einstein... que a massa não existe à velocidade da luz... mas ele estava parado, ou quase, por isso a massa da mota dele em cima da minha não foi bem recebida... e tive de fazer de garrano.. dar dois coices.

6. Provavelmente não faço a prova no próximo ano só para andar de camara de filmar a apanhar espertinhos a atalhar... vi uma equipa de XL, entre o CP8 e 9 a passar uns bons 8 metros ao lado das fitas, noutra subida paralela para não se cansarem... entre outras situações... acho mesmo que para o ano vou ganhar ao Jarvis, meto pela EN até ao Jacaré e volto... depois chego a casa ou aos amigos e digo que sou o maior...

Sei bem que o Melícia não pode controlar tudo mas de facto para que as pessoas (não os animais) voltem é preciso ter estratégias para minimizar estes acontecimentos, foi isso que tentei dizer neste post, Obrigado.

pantera
Nacional
Nacional
pantera

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyTer Out 22, 2013 9:23 pm

Boa noite.
Um ano mais em que realizei esta corrida pois das poucas que faço durante o ano esta já se tornou uma obrigação.
Quanto a corrida no prólogo estava a andar o que conseguia e estava a fazer um bom tempo até que na segunda volta a saida das pedras da parte de cima bati com o guia de corrente da suzuki numa pedra e empenou e saltou me a corrente fora, desde já aqui quero agradecer ao Jorge Araujo (Valmeiral) que me disse que eu não precisaria terminar pois o meu parceiro já tinha passado linha de meta e que o tempo dele já contava, isto já ia eu a empurrar a mota em direcção a meta para ao menos aproveitar o tempo do parceiro e sair a meio de tabela.

Para meu espanto no dia a seguir estava a sair da última fila isto quer dizer era o último a partir para a percurso porque levei uma penalização por não ter terminado, pensando então que até ao ribeiro de couce iria conseguir passar alguns mais lentos pois sabia que o traçado era rápido, por uma situação alheia a organização e para manter a segurança dos pilotos tiveram de encurtar e começar a corrida a 4 minutos do primeiro ribeiro de couce, enfim quando lá cheguei estavam umas 60 motas ou mais mas aqui consegui passar algumas equipas onde não vi ninguém da organização ajudar.

Continuei cheguei ao eucalipto mais umas 40 motas fomos subindo até que mesmo a chegar ao posto de controlo saltou me a corrente fora e ficou presa na escora, tive de esperar por ajuda e ferramenta o que demorou mais de hora e meia. daí parti já com pouca vontade de andar de mota, ajudei e fui ajudado por outros pilotos para passar alguns obestáculos esperando sempre pela minha ordem.
cheguei ao ribeiro de pereiro e parti a manete de travão da frente ficando aí mesmo pois também já se estava a chegar a hora.

De salientar que foi dito na reunião antes da partida que estariam equipas de desobstrução nas zonas mais dificeis eu não vi e se não fossem os populares da zona a ajudar os que menos andam ainda havia de haver gente no couce a esta hora, e eu tenho videos que alguém filmou apenas alguns pilotos e repito apenas alguns pilotos a serem ajudados, isso é mau no meu entender.

Equipas a atalhar também sei disso mas isso é normal pois há pessoas que vão lá para tentarem chegar onde conseguem e outros que não andam nada mas querem dizer que andam apenas ponho uma questão e sei que é dificil em 2011 o percurso tinha pouco mais de 20 km e tinha 18 postos de controle e este ano tinha 64 km e tinha 18 postos de controle, sabem qual é a diferença? é que por exemplo no ribeiro amarelo vi duas motas a fazer pela parte de fora do ribeiro e eu dentro e isto deve ser gente que sabe que lá não há picas mas não culpo a organização pois não conseguem estar em todo o lado ao mesmo tempo, condeno é essas pessoas.

Como estava na linha de trás falei com muita gente e vi muita gente desiludida o que vai de encontro ao que o foguete fala.

Espero para o ano poder estar lá novamente pois dá me prazer fazer esta corrida e desculpem o testamento.
melicia
WEC
WEC
melicia

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQua Out 23, 2013 1:19 pm

Pantera

Se estavas em ultimo estavas mal.
A ordem de saída foi colocada no sábado e tinhas 30 minutos para reclamar ...
É triste que essa situação tenha acontecido e não me tenhas dito nada...
Equipa desobstrução no eucalipto ???
Não brinques...
Lembras te que a partida andou para a frente 8 km
Tens aí o porquê de chegar muito juntos a couce...
Há situações que não posso controlar como esta de mudarem as fitas consecutivamente...

Mas sei que nunca se vai conseguir agradar a todos...
benduro
WEC
WEC
benduro

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQua Out 23, 2013 5:28 pm

boas pessoal

Mais um ano que fui assistir a prova mais dura do mundo, ja a fiz por duas vezes e tao cedo nao me apanham lá Rolling Eyes  até os olhinhos se me reviravam.

uma coisa é certa, o Paulo e as Melicias cada ano estão mais profissionais e a prova cada vez cresce mais, e com melhores condições, e nos tempos que correm e no nosso pais que é só futebol, é de louvar, i desde ja os meus agradecimentos a todos os envolvidos.

mas agradecimentos ao lado, gostei do que vi, mas vi pouco, realmente para os pilotos é melhor ser uma prova em linha , mas para o publico não, principalmente com o diferença de andamento dos pilotos.
eu fui ao jacaré e só vi 1 piloto, foram muitos km para muito pouco, e ja nao tive tempo de ver os 1os a acabar a corrida.

o que o foguete estava a dizer é verdade, os tempos de saida das classes tem de ser mais alargados,
claro que houve o problema de saírem do cp1, mas todos os anos é mais ou menos a mesma coisa,
e depois dá estes engarrafamentos monumentais, onde ninguém ajuda ninguém e onde se tentam comer atá aos olhos por 10 ou 20 cm.
a cena do moinho que presenciei é o exemplo disso, quererem todos subir e passar com as motas por cima uns dos outros e quase andavam a chapada, Deus me livre ir fazer uma prova e ainda andar a chapada, já não chega empurrar ?

eu acho que é gente a mais para a prova que é.
Será que deveria haver uma triagem no prologo?
Será que era justa?

na 1º zona em que estava a ver na s4 não estava ninguém da organização com coletes, só lá estava o Valmeiral, mas como estava a civil o pessoal não lhe ligava nenhuma, e ai deveria ter alguma da organização.
Paulo, uma duvida\sugestão, (não li o regulamento) pode ou não haver ajuda do publico, ou talvez situações como em erzberg ( no help zone) não seriam de facilitar, ou diferentes ajudas para as diferentes classes.
outra sugestão e essa mais pratica, no guia da prova identificar por zonas as classes que por lá passam
através de uma bolinha com uma cor em cada zona por exemplo.
isso ajudaria a decidir melhor onde ver.

por fim e ja me estou a alongar muito, a subida final tava 10 estrelas, so la foi comer uma sandes de porco e ver as meninas da emura, mas valeu a pena ( agora que me lembro vi um piloto) era um dos irmaos, que até lhe saltaram os olhos quando lhe disseram que tinha de subir o que faltava.

para o ano ha mais (espero) com mais e melhores novidades, e nós la estaremos a dar força a toda a gente

e lembrem-se sempre roda no ar.....

xeno
Nacional
Nacional
xeno

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQui Out 24, 2013 6:23 pm

Pois eu este ano também fiz a minha estreia nesta corrida e vou contar como foi...
Como estou no estrangeiro e este ano tinha que ir a Portugal por essa altura pensei...porque não??
Resolvi ir fazer a corrida mas havia vários problemas...1º-Só tinha andado de mota 4 vezes este ano ,a ultima das quais há mais de 3 meses,tentei tratar do fisico ,dando umas corridas e umas voltas de bicicleta por aqui e desde já digo que ajudou bastante.2º problema,não ia poder fazer o prologo porque tinha o casamento de um amigo no sábado e desde logo me mentalizei que iria arrancar em ultimo(pensei que o treino de levantamento de copos no casamento seria um bom estágio mas não ajudou muito Evil or Very Mad ).No dia da corrida lá arranquei com os outros 4 ultimos e consegui ganhar-lhes terreno até chegar ao Ribeiro do Couce onde aquilo mais parecia uma procissão,motas aos molhos ,umas de pé e outras deitadas,quando chegou a minha vez de aceder ao degrau que tem antes da rampa propriamente dita lá mandei a burra para cima e lá comecei a ganhar umas posições.Chegando ao Eucalipto mais do mesmo com a confusão a ser maior já que havia gente que era puxada por amigos e outros nem por isso mas depois de uns empurrões á burra lá cheguei a o CP.A partir daí fui andando para a frente ajudando e sendo ajudado por outros pilotos(um espanhol andou comigo quase todo o tempo,quase pareciamos uma equipa da classe XL) para ultrapassarmos os obstáculos mais complicados,aquela passagem de madeira depois de passar por debaixo de uma ponte não havia quem lá subisse,parecia manteiga.Quando cheguei ao CP 6 e depois de ver que só tinha meio litro de gasolina optei por ficar por ali porque achei que devia ser complicado ficar sem gasolina no meio daquelas pedras todas ainda por cima sem saber onde estava(não quis fazer como alguns que abasteceram no percurso) e pronto assim acabei num 43º lugar tendo em conta onde arranquei estou bastante contente porque houveram zonas que se tornaram muito dificeis e onde estive parado imenso tempo por estar á espera que o caminho ficasse livre...
Gostaria de deixar aqui um par de ideias que penso melhoravam ainda mais a prova...sabemos que isto é Hard Enduro mas para a classe hobby acho que está demasiado hard(muito pessoal desanima), já que os XL faziam o mesmo percurso que nós e entre 2 pilotos há sempre vantagem.Outro assunto,como aqui já foi dito acho que o prologo devia ser mais rijinho para marcar diferenças entre os hobby e XL(contra mim falo que eu sinto-me mais á vontade em especiais mais rápidas) e acho também que o publico sairía bastante beneficiado com o formato anterior de 2 voltas paras os pròs.De qualquer maneira grande corrida cheers e parabéns a quem põe isto de pé.Para o ano já veremos se há possibilidades de ir fazer mas este ano uma coisa já aprendi uma coisa...é preciso andar com cuidado e cuidar a mota(aquelas pedras são da pior raça  Laughing ) para poder chegar ao fim e nesse ponto não posso atirar nada á minha YZ 250,portou-se lindamente e mesmo sendo de motocross a subir deixou muitas de enduro envergonhadas Laughing  Até para o ano...
pantera
Nacional
Nacional
pantera

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQui Out 24, 2013 8:52 pm

Boas..

Paulo sabes bem que eu não vou lá para ganhar nada vou porque gosto e não reclamei porque só vi no sabado quando cheguei a casa, e aliás no domingo de manha estive contigo e não te toquei em nada pois sei que não é no dia que se fala e já estava assim, não quis chatear.

sim eu sei que houve mais engarrafamento porque arrancamos a frente eu falei nisso e não deitei culpas a ninguém se bem te lembras eu sei o que é andarem a mudar fitas da corrida no dia anterior e no próprio dia da corrida, e primeiro está sempre a segurança dos pilotos acho que fizeste bem a mim é que me calhou mal, para o ano pode ser que corra melhor.

No eucalipto não me lembro de ver ninguém a ajudar se estava não vi mas eu só falei nisso não é por eu não conseguir subir mas sim porque junta muita mota e eu sei que as corridas faz se com os bons e com os menos bons como eu, mas existe muita gente que vai para uma corrida destas que não sonha o que vai encontrar e depois entalam muito os que andam mais um bocadinho.

E eu não vim aqui reclamar apenas vim fazer o meu comentário da corrida e do que vi que achei bem e mal, se fosse para reclamar sabes perfeitamente que te ligava e falava contigo ( e até preciso falar contigo por causa do enduro das regiões mas depois ligo te no fim de semana).

Venha o próximo.
melicia
WEC
WEC
melicia

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQui Out 24, 2013 10:17 pm

Ora viva

Só com opiniões e criticas é que se consegue evoluir...

Elas vão ficando registadas e levaram o tratamento necessário.

Uma critica que recebi ontem de um amigo foi que só passo cartão aos Prós e que as restantes classes as ignoro....

se lerem as criticas do ano passado algumas eram em relação as classes, pois mudei as classes criou-se:

A Expert
a Hobby
e a XL esta por equipa para manter o Espitiro inicial da XL a entre ajuda.
Pelos comentários que tenho lido e ouvido tenho a certeza que 95% dos participantes na classe hobby não leram o regulamento...
Conforme fui falando com alguns fui explicando que a classe mais facil era a XL...
Eu gostei deste formato tanto a nível de classes como de ser só uma volta...
No proximo ano é a 10ª edição vamos tentar fazer que alguns tipos de erros não se comentam e que a 10ª edição marque o ponto de viragem da Extreme XL...

Lá para o inicio do ano teremos novidades...
Obrigado pelo apoio vão deixando crescer a barba
benduro
WEC
WEC
benduro

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQui Out 24, 2013 10:41 pm

boas

se para o ano fizeres uma classe para gente baixinha e com obstáculos pequeninos então também vou hehehe:twisted: Twisted Evil Twisted Evil 

Claro que só com criticas positivas e negativas é que se anda para a frente em penso que isso te tem vindo a ver ao longo das ediçoes

continuo a dizer, não gostei do percurso em linha por uma optica de espectador mas aceito que seja mais facil para os pilotos principalmente os pros, mas acho que dispersa muito o pessoal.

tambem acho que são pilotos a mais ou estao que partem demasiados ao mesmo tempo e muito proximos.

o grau de dureza....

so la vai quem quer e isso nao ha volta a dar e que lá vai sabe ao que vai e ponto final.

ja tamos ha espera do ano que vem

fil
Promoção
Promoção
fil

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptyQui Out 24, 2013 10:55 pm

a unica critica que tenho é o facto de começar tarde para a época do ano em que é, deveríamos começar ás 11 e pôr o pessoal a arrancar com mais tempo entre eles.
Este ano já cheguei ao kartodromo de noite e houve povo a chegar depois de mim !!!

De resto Foi Top , esperei nas filas como os outros, mas só esperei porque fizemos um prologo de merda, quem não quer esperar nas filas tem de treinar mais !

Abraço e até pró ano!
b.claudio
Promoção
Promoção
b.claudio

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptySex Out 25, 2013 8:22 pm

mais um ano fui ver a XL é daquelas provas que está na agenda e faço todos os possiveis por ir!

mais um ano que adorei a prova e nota-se a evolução de ano para ano

apenas tenho um reparo é a hora a que acaba a prova, se se quiser ver tudo ou quase tudo até ao fim!

sei que nao se pode organizar "só" a pensar no publico, mas tambem tem que se pensar no publico lolol e pensar que a pessoas que gostam da modalidade e gostam em particular da XL pela prova que é e que tem provas dadas e por ser o top do extreme enduro no nosso País, se nao for ver essa entao vou ver qual lolol por isso há publico que faz o sacrificio e fazem cerca de 800km para ir ver!!!

este ano até puseste o prologo a acabar bem mais cedo do que o ano passado o que acho bem, dando tambem assim mais tempo aos pilotos para o merecido descanso! assim sendo acho que tambem fazia todo o sentido começar mais cedo! acho que o primeiro piloto sair as 12h é muito tarde!

é a minha modesta opiniao, vale o que vale!

abraço
melicia
WEC
WEC
melicia

MensagemAssunto: Re: Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013   Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013 - Página 3 EmptySex Out 25, 2013 10:20 pm

Ora viva

Eu concordo plenamente com os horários são maus mesmo e já quis mudar, mas tudo tem uma explicação...

A prova normalmente atravessa várias zonas de clubes de caça e é o 2º fim de semana que eles começaram a caçar...
O que acordei foi que eles andavam até ao meio dia e nós a seguir...

Por mim arrancávamos as 10h

Vamos ver no Próximo ano se consigo um acordo para mais cedo...

Por favor venha daí mais opiniões e criticas para ver onde se pode melhorar...

abraço

Extreme XL Lagares 12/13 Outubro 2013
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3