enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAJP PR5 250cc Botaof12
 

 AJP PR5 250cc

Ir para baixo 
+4
wilsonvicen7e
Jofico
J.Marques
hpwd
8 participantes
AutorMensagem
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyTer Ago 21, 2012 3:07 pm

Boas,

ando à procura de uma companhia para os fins de semana demanhã.
irá ser a minha primeira companheira, e como não percebo de mecânica tenho as minhas dúvidas.

com o orçamento que tenho apenas posso ir para Hondas CRF250X de 2004/2006 ou então uma AJP PR5 250cc de 2011 ainda com uns meses de garantia ( oportunidade que entretanto surgiu ).

o que acham da moto ? servirá para fazer enduro aos fds sem preocupações ? o motor/suspensões são de boa qualidade ?
a diferença de potência para os outros modelos ( cerca de 4/5cv ) é brutalmente notória que compense a escolha das Hondas ?

desde já obrigado, cumps Wink
Ir para o topo Ir para baixo
J.Marques
Verde
Verde
J.Marques


Mensagens : 225
Data de inscrição : 31/03/2010
Idade : 42
Localização : Torres Vedras - Turcifal

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyTer Ago 21, 2012 4:08 pm

Mandei-te PM!!!
Ir para o topo Ir para baixo
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQua Ago 22, 2012 5:56 pm

e então ninguém têm opiniões sobre esta moto ?
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQua Ago 22, 2012 6:57 pm

Sendo a tua primeira mota, entre a AJP e a CRF, acho que deves optar pela AJP.

hpwd escreveu:

o que acham da moto ? servirá para fazer enduro aos fds sem preocupações ? o motor/suspensões são de boa qualidade ?
a diferença de potência para os outros modelos ( cerca de 4/5cv ) é brutalmente notória que compense a escolha das Hondas ?
Seguindo a ordem das tuas questões, respondo por tópicos:
  • A AJP é muito boa para quem se inicia nestas andanças, ou até para quem, apesar de já ter muita experiência, procura uma máquina barata, fiável (com baixíssima manutenção), fácil de tripular e que não exija grande preparação física;

  • O motor é proveniente da XR 250 e, por isso, super fiável (praticamente basta meter gasolina, ter o filtro de ar limpo, e andar...); as suspensões são as suficientes para o reduzido peso (105 kg) e potência (25 cv) da moto;

  • Em relação à diferença de potência para os outros modelos (250 4T de competição), esta é muito superior aos "cerca de 4/5cv" que indicas: uma qualquer 250 4T de competição ultrapassa ligeiramente os 40 cv, enquanto que uma AJP tem apenas 25 cv.

Para que compreendas isto, importa referir que uma AJP é uma mota de enduro, mas não deve ser considerada uma mota de competição (tal como uma CRF, que referes, que é uma máquina feita a pensar nas corridas, e para vencer).
As AJP, não sendo motas de corrida (apesar de que há quem participe com elas, e com sucesso), são equipadas com motores menos potentes e têm uma ciclística menos evoluída (o suficiente para um enduro de lazer) e, por isso, são muito mais baratas (pouco mais de metade do preço das outras 250 4T, japonesas ou europeias).
Em contrapartida, não são nada exigentes em termos de manutenção, ao contrário das 250 4T de competição, que requerem muito mais cuidados mecânicos.

Concluindo: eu, no teu lugar (piloto que procura a sua primeira mota), entre uma "CRF250X de 2004/2006" ou uma "AJP PR5 250cc de 2011", preferia esta última. Mas, como se trata de usados, é também uma questão de preços e estado das respectivas máquinas...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 10:07 am

Boas,

Obrigado Jofico pelo teu tempo.

não sei onde vi a potência da CRFX, mas tenho ideia que lá dizia 29cv, devo ter visto mal.


vou tentar experimentar as duas motos. sendo uma diferença de potência tão grande tenho receio que a AJP não corresponda à expectativa.

eu em cima disse que seria a minha primeira moto mas é de monte, pois costumo andar na XJ6 do meu irmão e estou "habituado" a um certo andamento ( se bem que fora da estrada a coisa é outra ) por isso tenho receio da AJP


abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
wilsonvicen7e
Verde
Verde
wilsonvicen7e


Mensagens : 215
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 28
Localização : Fátima

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 2:04 pm

Não me parece que uma CRF250X tenha 40cv, só se for uma CRF250R
Ir para o topo Ir para baixo
casitas
Promoção
Promoção
casitas


Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 49
Localização : COIMBRA

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 2:06 pm

Parece-me que está a existir aqui uma pequena confusão.
Efectivamente a CRFX não deverá ter muito mais de 30CV, já andei com uma e é efectivamente muito suave tanto a nivel de motor como de suspensões, sendo uma boa mota para praticar enduro nas calmas.
40CV tem a CRF (versão de motocross) que é uma excelente mota também para enduro, também já andei várias vezes com uma e adorei Laughing
Já na questão da fiabilidade já ouvi muitas queixas, principalmente das válvulas, mas como nunca tive nenhuma não posso adiantar muito mais.
Relativamente à AJP dei apenas uma pequena volta, é uma mota engrassada mas muito limitada, se a ciclistica cumpre bem, já o motor deixa muito a desejar, principalmente quando queremos diversão, torna-se muito redondo e empurra pouco, mas como já referi andei muito pouco, não dando para formar uma opiniâo sólida.
Já agora de referir que deves ter muito cuidado ao adquirir uma mota usada, estes motores 250 4T modernos são muito sensiveis e facilmente poderão ter já desgastes que te obrigarão a gastar alguns milhares de Euros.
Ir para o topo Ir para baixo
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 3:50 pm

Jofico escreveu:

Em relação à diferença de potência para os outros modelos (250 4T de competição), esta é muito superior aos "cerca de 4/5cv" que indicas: uma qualquer 250 4T de competição ultrapassa ligeiramente os 40 cv, enquanto que uma AJP tem apenas 25 cv.

Como dizes Jofico, os 40cv são para motas de competição, mas motocross. Quanto às de enduro, nem para lá caminha, principalmente a honda crf x que duvido que tenha mais de 30cv, aquilo para andar tem que se alterar para lá umas coisinhas, de origem é muito suave e muito pouco potente, o que não é mau para quem tem pouca experiência ou para quem aquela potência chega. (De lembrar que o Paulo Gonçalves já foi campeão de enduro na classe com uma CRF X de origem)
Nunca tive nenuma, mas já andei nas de amigos nossos. A que está de origem, é muito suave, se calhar até de mais e a que estava mexida, essa sim já é outra coisa.
Como já foi referido anteriomente, cuidado com as valvulas daquilo, que se forem trocadas por umas de aço, não dão problemas, mas se forem as de origem, é muito provavel que cedam.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 3:57 pm

casitas escreveu:
Parece-me que está a existir aqui uma pequena confusão.
Desculpa hpwd, mas de facto houve aqui um equívoco da minha parte. Agradeço ao wilsonvicen7e, ao casitas e ao ShowTime, a chamada de atenção. cerveja

Em relação à potência das CRF, fiz uma pesquisa na net e a conclusão a que cheguei é esta:
  • CRF 250X: 29,3 cv;

  • CRF 250R: 43 cv.

Podem ver isso aqui: http://www.motorway.pt/index2.php?lg=1&idmenu=6&idsubmenu=137

Admito que fiz confusão cabecada , e na realidade a diferença de potência entre as X e as R é grande (tanto nas 250 como nas 450).
Mas, potência da CRF 250X à parte, mantenho tudo o resto que referi no meu post.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 4:30 pm

ShowTime escreveu:

Como já foi referido anteriomente, cuidado com as valvulas daquilo, que se forem trocadas por umas de aço, não dão problemas, mas se forem as de origem, é muito provavel que cedam.

pelo que li noutros fóruns o problema de válvulas só afectou as 250R, as X não tinham esse problema ( alguém confirma? )

desde já obrigado a todos por ajudarem Wink


Última edição por hpwd em Qui Ago 23, 2012 5:15 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 4:48 pm

[quote="hpwd"]
ShowTime escreveu:
Jofico escreveu:

Como já foi referido anteriomente, cuidado com as valvulas daquilo, que se forem trocadas por umas de aço, não dão problemas, mas se forem as de origem, é muito provavel que cedam.

pelo que li noutros fóruns o problema de válvulas só afectou as 250R, as X não tinham esse problema ( alguém confirma? )

desde já obrigado a todos por ajudarem Wink

Sim, as X não tiveram esse problema porque têm uma caixa de ar mais fechada e mais protegida do que a R.
Eu tenho uma X à algum tempo e ando bastante, ja está um pouco preparada e mesmo assim nunca tive problema de valvulas, é de 2007.
Ir para o topo Ir para baixo
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 23, 2012 7:30 pm

[quote="jorg"]
hpwd escreveu:
ShowTime escreveu:
Jofico escreveu:

Como já foi referido anteriomente, cuidado com as valvulas daquilo, que se forem trocadas por umas de aço, não dão problemas, mas se forem as de origem, é muito provavel que cedam.

pelo que li noutros fóruns o problema de válvulas só afectou as 250R, as X não tinham esse problema ( alguém confirma? )

desde já obrigado a todos por ajudarem Wink

Sim, as X não tiveram esse problema porque têm uma caixa de ar mais fechada e mais protegida do que a R.
Eu tenho uma X à algum tempo e ando bastante, ja está um pouco preparada e mesmo assim nunca tive problema de valvulas, é de 2007.

Boas

Não sei se foi azar, mas os dois meus amigos, (um ainda tem, o outro ja vendeu) ambos tiveram que mudae as valvulas das deles.
Eram duas CRF X, uma toda de origem e outra com uns posinhos para andar mais um bocadinho.
Pode ter sido coincidência, mas tambem já ouvi falar em pelo menos mais um caso.
Ir para o topo Ir para baixo
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySex Ago 24, 2012 12:20 am

[quote="ShowTime"]
jorg escreveu:
hpwd escreveu:
ShowTime escreveu:
Jofico escreveu:

Como já foi referido anteriomente, cuidado com as valvulas daquilo, que se forem trocadas por umas de aço, não dão problemas, mas se forem as de origem, é muito provavel que cedam.

pelo que li noutros fóruns o problema de válvulas só afectou as 250R, as X não tinham esse problema ( alguém confirma? )

desde já obrigado a todos por ajudarem Wink

Sim, as X não tiveram esse problema porque têm uma caixa de ar mais fechada e mais protegida do que a R.
Eu tenho uma X à algum tempo e ando bastante, ja está um pouco preparada e mesmo assim nunca tive problema de valvulas, é de 2007.

Boas

Não sei se foi azar, mas os dois meus amigos, (um ainda tem, o outro ja vendeu) ambos tiveram que mudae as valvulas das deles.
Eram duas CRF X, uma toda de origem e outra com uns posinhos para andar mais um bocadinho.
Pode ter sido coincidência, mas tambem já ouvi falar em pelo menos mais um caso.

Pois, é possível.. Eu como faço sempre a revisão atempadamente a cada 20h nunca tive esse problema..
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptyQui Ago 30, 2012 4:12 pm

Jofico escreveu:
Em relação à potência das CRF, fiz uma pesquisa na net e a conclusão a que cheguei é esta:
  • CRF 250X: 29,3 cv;

  • CRF 250R: 43 cv.
E ainda, relativamente às CRF`s, surgiu uma novidade, que pode interessar a quem se vai iniciar no TT e pretende uma mota barata, para um uso misto (terra/alcatrão) - É a CRF 250L: 23 cv; custa 4350 €.

AJP PR5 250cc Hondacrf250l2012c
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySex Ago 31, 2012 4:54 pm

por acaso já tinha visto a mota pela internet

acho a mota um bocado feia :p

nota que a mota tem homologação para 2 pessoas e patins para o passageiro
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySex Ago 31, 2012 6:25 pm

Sim, de origem, não é lá muito bonita elephant

Tem homologação para 2 pessoas, pois trata-se de uma trail baratinha...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySáb Set 01, 2012 1:24 am

Uma trail que por cá faria mais sentido em 125 para se poder conduzir com carta de carro.
Para trail não é feia..
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySáb Set 01, 2012 3:39 pm

jorg escreveu:
Uma trail que por cá faria mais sentido em 125 para se poder conduzir com carta de carro.
Não, para isso a Honda já tem a XL 125 Varadero, que é uma verdadeira trail.

Já esta CRF 250 L, poderá ser considerada como uma trail-enduro, ou seja, uma máquina óptima para quem se está a iniciar no TT e que quer fazer também uma utilização em asfalto.
AJP PR5 250cc Hondacrf250l2012c
E é uma CRF que só custa 4350 €.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
im4real
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2014

AJP PR5 250cc Empty
MensagemAssunto: Re: AJP PR5 250cc   AJP PR5 250cc EmptySáb Jun 07, 2014 1:52 pm

Os novos motores de injecção das PR5 250cc são de que origem?
Ir para o topo Ir para baixo
 
AJP PR5 250cc
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ktm exc 250cc
» Enduro 250cc
» Vendo AJP PR5 250CC OUT 2011
» Suzuki Rmz 250cc 2004/05
» Não à que enganar! 250cc 4T Matrículada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: