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 2T vs 4T torque

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MensagemAssunto: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptyQui Jun 28, 2012 1:18 pm

Por curiosidade, gostava de saber qual é o motor que produz mais torque em baixa rotação, 250F ou 250 ?
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 2:42 pm

2 T
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 5:19 pm

Eu tinha a ideia que as 4T tinham mais força em baixas nas mesmas condições de cilindrada, devido à compressão acho que...
Mas assim fico mais esclarecido Surprised
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 8:32 pm

Isso é muito relativo, depende do 2T e do 4T...

E tenho quase a certeza que um 4T disponibiliza o torque muito mais cedo e linear que um 2T, mas não afirmo por que não sei... é tudo uma questão de cilindradas e modelos específicos, acho que não consegues uma resposta consensual...
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 8:40 pm

J.Marques escreveu:
2 T

As 2T com mais torque? onde foste buscar essa?
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 8:54 pm

Respondendo á pergunta,normalmente uma 250 2 tempos tem mais baixas que uma 250 4 tempos...
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySex Jun 29, 2012 11:02 pm

xeno escreveu:
Respondendo á pergunta,normalmente uma 250 2 tempos tem mais baixas que uma 250 4 tempos...

O torque não é baixas nem potencia em baixas nem potencia em altas, o torque é a elastecidade que o motor tem ao longo da curva de potencia.. não estou a ver uma mota de explosão 2T com muito torque, potência têm com fartura
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 12:03 am

jorg

essas explosões de potencia é nas motas de motocross (CR,YZ,RM...)

numa endurista tens muito mais binario tipo as gasgas e as yamaha wr 250

esta semana andei com uma gasgas 300, aquilo é uma besta em baixo regime e em altas nao explode como as Honda CR

ate parece uma mota a 4T de tanto binario que tem
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 12:34 am

então se for de enduro é em geral as 2T
se for de motocross as 4T têm mais torque.

Estarei correto ? study
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 10:10 am

J.Marques escreveu:
2 T
2T??? lolol cabecada
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 10:44 am

Quanto maior for a potência da moto, naturalmente mais torque terá, isso é um facto, agora o que se poderá dizer é que em motos com a mesma potência, claramente as 4T têm mais torque.. Imaginem por exemplo uma DTR125 e uma 200 ou 250 4T que tenha potência similar, a DTR terá muito menos torque..

e a questão do wilsonvicen7e é qual dos dois tipos de motor produz mais torque a baixa rotação, que ainda será mais complicado de responder..
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 11:15 am

Oh Hugo LOL porque???? Entre uma 250 4T e uma 250 2T, a 2 T tem garantidamente mais binario!!!!

Se comparares uma 250 4T com uma 125 2T motos de potencia equivalente ai sim a 4T tem mais binario,....

Ou sejamas na pergunta do homem era entre uma 250 2T e uma 250 4T

Entenda-se que binario e torque é a mesma coisa, e assim para facilmente entenderem é a capacidade de esforço de um motor! Imaginem rolar a baixa rotação numa mudança alta,.... com mais binario conseguimos recuperar mais rapidamente, a moto aguenta rotações mais baixas e mudanças mais altas,....

Se me disseres que a 250 4T tem consegue mais tração é verdade, e que é mais facil de andar também é verdade.

Na teoria um motor 2T é mais eficaz, a cada ciclo existe uma explosão, ao contrario do 4 T que só de 2 em dois ciclos é que existe uma explosão, pois faz admissão; compressão; Explosão e finalmente escape. O aproveitamento de energia no dois tempos é muito superior.
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 12:12 pm

Chama-se torque ou momento de uma força F aplicada num ponto P, em relação a um ponto O, o produto da intensidade F da força pela distância d do ponto O à linha de ação da força.


Por convenção o momento pode ser positivo ou negativo. Adota-se o sinal(+) se a força F tende a girar o segmento OP em torno de O no sentido anti-horário e (-) no sentido horário.

O ponto O é denominado pólo e a distancia d, o braço.
A unidade de momento no sistema internacional (SI) é newton x metro(N.m).

Binário

Binário é um sistema constituído de duas forças de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, cujas linhas de ação estão a uma certa distância d. a distância d chama-se braço do binário.


Momento do binário

O momento do binário é a soma algébrica dos momentos das forças que o constituem. Assim, considerando um pólo O arbitrário e levando em conta a convenção de sinais, temos:


O binário da figura tem sentido anti-horário e seu momento resultou positivo; se tivesse sentido horário, seu momento seria negativo.
Da expressão obtida podemos concluir que o momento de um binário independe do pólo escolhido.

A resultante do binário é nula, pois as forças que o constituem têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Desse modo, se aplicarmos um binário a um sólido, inicialmente em repouso, este não adquire movimento de translação (pois a resultante é nula), mas adquire movimento de rotação não uniforme (pois o momento não é nulo)

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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 12:22 pm



Motor a dois tempos bounce Num motor a dois tempos, um ciclo termodinâmico se completa a cada volta do eixo, compreendendo as etapas de admissão, compressão, transferência de calor e exaustão. Esta característica permite que o próprio pistão atue também como válvula, abrindo e fechando as janelas (aberturas) na parede da câmara de combustão. Esta opção simplifica a máquina, também dispensando comando de válvula e é muito utilizada em motores de pequeno porte.

Já nos motores de quatro tempos bounce , os gases completam um ciclo termodinâmico a cada duas voltas do eixo. Neste caso, para um pistão, ocorre admissão e compressão numa volta e transferência de calor na consecutiva.

Esta alternância requer necessariamente o emprego de um (ou mais) comando de válvulas, engrenado à árvore de manivelas de tal forma que tenha metade da velocidade de rotação da mesma, permitindo que o ciclo de abertura de válvulas dure os quatro tempos.

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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 12:54 pm

Pois, na teoria tudo é lindo, mas na prática sabemos que os motores 2T estão menos desenvolvidos do que os 4T, apesar de ainda produzirem mais potência, aproveitam mal o combustivel. scratch

Por isso é que coloquei a questão Question
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 1:37 pm

Zé Marques retiro o meu lol!!! Rolling Eyes No caso da Yamaha, passo a citar... YZ250F four-stroke makes 20.1 foot-pounds of torque. Are you ready? A YZ250 two-stroke pumps out 30.6 ft-pounds. Isto no caso dos pianos... e de mx. Nao sei em relação aos modelos de enduro. Talvez com mais tempo consiga aprofundar o assunto,agora tenho de voltar ao trabalho que
alguem tem de levar este pais para a frente!!! cabecada wilsonvicen7e... já se começa a ver desenvolvimentos no campo de injecçao para motores a 2t... Isto quer é gasolina queimada e punho trancado!!! lol!
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 1:45 pm

hugo de jesus escreveu:
Zé Marques retiro o meu lol!!! Rolling Eyes No caso da Yamaha, passo a citar... YZ250F four-stroke makes 20.1 foot-pounds of torque. Are you ready? A YZ250 two-stroke pumps out . Isto no caso dos pianos... e de mx. Nao sei em relação aos modelos de enduro. Talvez com mais tempo consiga aprofundar o assunto,agora tenho de voltar ao trabalho que
alguem tem de levar este pais para a frente!!! cabecada wilsonvicen7e... já se começa a ver desenvolvimentos no campo de injecçao para motores a 2t... Isto quer é gasolina queimada e punho trancado!!! lol!

Isso que citas-te penso que corresponde a torque em altas... acho que a yz250 fazia os 30.6 ft-pounds em 8500rpm
Eu quero saber o torque em baixas, o que é mais complicado cyclops
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 4:32 pm

É assim, normalmente o torque é maximo a um determinado valor de RPM, assim como a potencia que é maxima a uma determinada rotação.

Os fabricantes normalmente quando se referem e publicam um valor de torque para um determinado modelo referenciam a sua grandeza e a que rotações ele é maximo.

Agora as minhas duvidas são zero, e podes concluir ate porque ja tive tanto uma moto como outra, e no duelo entre uma 250 2T e uma 250 4T não tenhas a menor duvida que o torque é sempre superior na 2T,.... torque potencia fiabilidade tudo é muito mais na 2T,.....excepto eficacia facilidade de condução e no dominio de poupar o piloto fisicamente a 4T da cartas!

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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 6:25 pm

LOLOL Post interessante, mas é preciso perceber mais uns detalhes que vou tentar explicar de forma simples para chegar a todos, desculpem o comprimento!

Torque é, depois das definições, de facto igual a binário, duas (Bi) força em sentidos oposto com braços iguais correspondem a exactamente o mesmo que uma só aplicada ou com o dobro do braço ou partilhando o mesmo braço e dobro da força.

Exemplo:
- Pensem naquelas chaves de cruz para pneus de carro! Metem as mãos dos dois lados com a mesma distância e fazem força para lados diferentes mas ambas para o lado da rotação (Vulgo regra da mão direita).
- como contraponto pensem naquelas chaves extensíveis para desapertar rodas de carros, em vez de fazer força em dois pontos duplica-se o braço (distancia entre a força e a rotação do parafuso).

Potencia = Binário X RPM = mesmo que tenhas pouco binário se tiveres muita rotação vais tirar a mesma potencia, uma das razão porque as 4T se tornaram mais rotativas!

Muito Importante perceber que o binário pode ser distribuído de forma muito "explosiva", ou seja, ter uma grande variação durante a curva (vejam curvas de potência) que quando multiplicado com o aumento da rotação formam um motor agressivo! Em contraponto se for sempre constante, seja ele muito ou pouco, a mota vais parecer mais calma, sem disparo, mas isso não quer dizer que não tenha a mesma potência e binário máximo mas menos perceptível, menos excitante!

Neste ponto o importante a reter é que se querem uma mota com tracção, desprezando aqui sistemas de suspensão e pneus, o que é importante é que não haja grande variação na "velocidade" com que entrega a potência, ou seja a mota mais mortiça vai ser a mais eficaz, com a curva de binário mais plana (isto não quer dizer que não possa ser uma mota com 50 cv...).
Porquê? Porque a fricção (Tracção) em algo que não escorrega é maior do que em algo que escorrega (norma geral quem quiser procura Coeficiente de fricção estático Vs Coef de fricção dinâmico).

Se conseguirem o melhor dos dois mundos que tenha entrega constante até meia rotação e depois mais agressiva, desde controlem bem o punho em situações mais técnicas não deve ser grave... e nisto admito que as 2T têm mais potencial porque tipicamente os 4T não têm o chamado disparo, se tiverem uma 2T que tenha potencia suficiente antes do disparo para fazer tudo... melhor...

Como alguém disse, para a mesma cilindrada tipicamente a potência é maior nas 2T.

Mas porque querem potência sem a conseguirem usar "por no chão"?
Isto depende muito de quanto se divertem com condução agressiva Vs querem fazer por exemplo extreme lagares...

Em relação ao ciclo 2T Vs 4T - 2T é mais eficaz do que 4T mas não mais eficiente...
(ver definição de rendimento maior a 4T)

Se pensarmos que queremos comparar "ciclos inteiros", e uma rotação do ciclo cada vez que explodimos a gasolina fica muito mais claro que as 2T para a mesma RPM do motor faz o dobro de ciclos da 4t, simplificando só para ficar mais claro, se rodam os dois á mesma RPM temos mais explosões na 2T, por tempo gasta o dobro da gasolina no entanto consegue entregar, em teoria o dobro da potência! Apenas para pensarem há muito por trás disto! Se pensarmos assim fica logico que para a mesma cilindrada e rpm as 2T aquecem mais pelas explosões mas retêm menos calor porque não têm todo a aparelho de válvulas e óleo que dificulta a dissipação de calor nas 4T.

Em termos de ciclo termodinâmico como alguém referiu o 4T é claramente melhor que o 2T, melhor forma de ver para lembrarem no futuro e esquecendo muitos outros detalhes teóricos é:
- 2T deixam sair os gases e entrar a gasolina ao mesmo tempo, é portanto natural que "fuja" alguma gasolina com os gases antes de fechar a janela de escape! Porque? Porque têm de libertar a pressão criada da explosão sem ele ter ido até ao fim, senão a gasolina principalmente em carburadores não entra, seria empurrada para trás se ainda houvesse pressão aquando da admissão (factor compensado pela dupla função de mandar a gasolina para a cambota, ganha pressão e velocidade enquanto lubrifica)!
- 4T o ciclo de explosão é fechado pelas válvulas e aproveitada a energia até que o pistão "recolha" totalmente só no ciclo seguinte é que é feita a troca de gases por gasolina+ar, pode haver mais ou menos "lavagem" dependendo de como se afinem as válvulas e árvore de cames, logo motor mais permeável a afinações de ciclo e melhor rendimento, ou se preciso maior potencia e "rater" (não sei como se escreve…lol) porque é gasolina não queimada! Algum do beneficio do ciclo 4T é perdido pela necessidade de gastar energia a bombear o óleo para a cabeça e atrito entre todas as partes extras em movimento (válvulas, roletes etc)

Conclusão não é possível responder à pergunta inicial sem ver as curvas de potência e binário e depois ainda falta toda a ciclística, experimenta, pede a amigos para dar uma volta… só assim consegue ver se é mota para ti… Eu gosto muito das 4T de enduro porque perdoam mais a falta de sensibilidade, mas são mais pesadas…

Espero ter conseguido dar uma ideia em termos mais simples do que do que foi dito! Na verdade como é o post é grande já nem me lembro se comentei tudo que queria comentar, mas que quiser pergunte…






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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 8:41 pm

wilsonvicen7e escreveu:
Eu quero saber o torque em baixas, o que é mais complicado

Tem nada de complicado

Nem entendo pra quê tt teoria e tt discussão, para uma pergunta inicial tão simples...

Citação :
qual é o motor que produz mais torque em baixa rotação, 250F ou 250 ?

Procuras na Net os Graficos, (ou as Tabelas, ou os Valores), com as curvas de Binário, (e de Potencia, se quizeres saber tb), das motas que te interessam, e comparas nas várias rotações

Os Graficos umas coisas deste tipo:





2T vs 4T torque 250_MX_torque

2T vs 4T torque 450mxtorque

2T vs 4T torque CR250setups2

2T vs 4T torque Crpower
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MensagemAssunto: Re: 2T vs 4T torque   2T vs 4T torque EmptySáb Jun 30, 2012 9:56 pm

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