| 2T vs 4T torque | |
|
+5xeno XOXAIX ricardodacosta1 J.Marques wilsonvicen7e 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 28 Localização : Fátima
| Assunto: 2T vs 4T torque Qui Jun 28, 2012 1:18 pm | |
| Por curiosidade, gostava de saber qual é o motor que produz mais torque em baixa rotação, 250F ou 250 ? | |
|
| |
J.Marques Verde
Mensagens : 225 Data de inscrição : 31/03/2010 Idade : 42 Localização : Torres Vedras - Turcifal
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 2:42 pm | |
| | |
|
| |
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 28 Localização : Fátima
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 5:19 pm | |
| Eu tinha a ideia que as 4T tinham mais força em baixas nas mesmas condições de cilindrada, devido à compressão acho que... Mas assim fico mais esclarecido | |
|
| |
ricardodacosta1 Elite
Mensagens : 678 Data de inscrição : 10/08/2009
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 8:32 pm | |
| Isso é muito relativo, depende do 2T e do 4T...
E tenho quase a certeza que um 4T disponibiliza o torque muito mais cedo e linear que um 2T, mas não afirmo por que não sei... é tudo uma questão de cilindradas e modelos específicos, acho que não consegues uma resposta consensual... | |
|
| |
XOXAIX Verde
Mensagens : 296 Data de inscrição : 14/06/2011 Idade : 47 Localização : Viana
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 8:40 pm | |
| - J.Marques escreveu:
- 2 T
As 2T com mais torque? onde foste buscar essa? | |
|
| |
xeno Nacional
Mensagens : 430 Data de inscrição : 05/05/2010 Idade : 46 Localização : marco de canaveses
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 8:54 pm | |
| Respondendo á pergunta,normalmente uma 250 2 tempos tem mais baixas que uma 250 4 tempos...
| |
|
| |
XOXAIX Verde
Mensagens : 296 Data de inscrição : 14/06/2011 Idade : 47 Localização : Viana
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sex Jun 29, 2012 11:02 pm | |
| - xeno escreveu:
- Respondendo á pergunta,normalmente uma 250 2 tempos tem mais baixas que uma 250 4 tempos...
O torque não é baixas nem potencia em baixas nem potencia em altas, o torque é a elastecidade que o motor tem ao longo da curva de potencia.. não estou a ver uma mota de explosão 2T com muito torque, potência têm com fartura | |
|
| |
burnout Nacional
Mensagens : 461 Data de inscrição : 03/03/2011 Idade : 48 Localização : Valbom - Gondomar
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 12:03 am | |
| jorg
essas explosões de potencia é nas motas de motocross (CR,YZ,RM...)
numa endurista tens muito mais binario tipo as gasgas e as yamaha wr 250
esta semana andei com uma gasgas 300, aquilo é uma besta em baixo regime e em altas nao explode como as Honda CR
ate parece uma mota a 4T de tanto binario que tem | |
|
| |
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 28 Localização : Fátima
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 12:34 am | |
| então se for de enduro é em geral as 2T se for de motocross as 4T têm mais torque. Estarei correto ? | |
|
| |
hugo de jesus Nacional
Mensagens : 417 Data de inscrição : 02/06/2010 Idade : 44 Localização : sintra
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 10:10 am | |
| - J.Marques escreveu:
- 2 T
2T??? lolol | |
|
| |
XOXAIX Verde
Mensagens : 296 Data de inscrição : 14/06/2011 Idade : 47 Localização : Viana
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 10:44 am | |
| Quanto maior for a potência da moto, naturalmente mais torque terá, isso é um facto, agora o que se poderá dizer é que em motos com a mesma potência, claramente as 4T têm mais torque.. Imaginem por exemplo uma DTR125 e uma 200 ou 250 4T que tenha potência similar, a DTR terá muito menos torque..
e a questão do wilsonvicen7e é qual dos dois tipos de motor produz mais torque a baixa rotação, que ainda será mais complicado de responder..
| |
|
| |
J.Marques Verde
Mensagens : 225 Data de inscrição : 31/03/2010 Idade : 42 Localização : Torres Vedras - Turcifal
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 11:15 am | |
| Oh Hugo LOL porque???? Entre uma 250 4T e uma 250 2T, a 2 T tem garantidamente mais binario!!!!
Se comparares uma 250 4T com uma 125 2T motos de potencia equivalente ai sim a 4T tem mais binario,....
Ou sejamas na pergunta do homem era entre uma 250 2T e uma 250 4T
Entenda-se que binario e torque é a mesma coisa, e assim para facilmente entenderem é a capacidade de esforço de um motor! Imaginem rolar a baixa rotação numa mudança alta,.... com mais binario conseguimos recuperar mais rapidamente, a moto aguenta rotações mais baixas e mudanças mais altas,....
Se me disseres que a 250 4T tem consegue mais tração é verdade, e que é mais facil de andar também é verdade.
Na teoria um motor 2T é mais eficaz, a cada ciclo existe uma explosão, ao contrario do 4 T que só de 2 em dois ciclos é que existe uma explosão, pois faz admissão; compressão; Explosão e finalmente escape. O aproveitamento de energia no dois tempos é muito superior. | |
|
| |
hugo de jesus Nacional
Mensagens : 417 Data de inscrição : 02/06/2010 Idade : 44 Localização : sintra
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 12:12 pm | |
| Chama-se torque ou momento de uma força F aplicada num ponto P, em relação a um ponto O, o produto da intensidade F da força pela distância d do ponto O à linha de ação da força.
Por convenção o momento pode ser positivo ou negativo. Adota-se o sinal(+) se a força F tende a girar o segmento OP em torno de O no sentido anti-horário e (-) no sentido horário.
O ponto O é denominado pólo e a distancia d, o braço. A unidade de momento no sistema internacional (SI) é newton x metro(N.m).
Binário
Binário é um sistema constituído de duas forças de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, cujas linhas de ação estão a uma certa distância d. a distância d chama-se braço do binário.
Momento do binário
O momento do binário é a soma algébrica dos momentos das forças que o constituem. Assim, considerando um pólo O arbitrário e levando em conta a convenção de sinais, temos:
O binário da figura tem sentido anti-horário e seu momento resultou positivo; se tivesse sentido horário, seu momento seria negativo. Da expressão obtida podemos concluir que o momento de um binário independe do pólo escolhido.
A resultante do binário é nula, pois as forças que o constituem têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Desse modo, se aplicarmos um binário a um sólido, inicialmente em repouso, este não adquire movimento de translação (pois a resultante é nula), mas adquire movimento de rotação não uniforme (pois o momento não é nulo)
| |
|
| |
hugo de jesus Nacional
Mensagens : 417 Data de inscrição : 02/06/2010 Idade : 44 Localização : sintra
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 12:22 pm | |
| Motor a dois tempos Num motor a dois tempos, um ciclo termodinâmico se completa a cada volta do eixo, compreendendo as etapas de admissão, compressão, transferência de calor e exaustão. Esta característica permite que o próprio pistão atue também como válvula, abrindo e fechando as janelas (aberturas) na parede da câmara de combustão. Esta opção simplifica a máquina, também dispensando comando de válvula e é muito utilizada em motores de pequeno porte. Já nos motores de quatro tempos , os gases completam um ciclo termodinâmico a cada duas voltas do eixo. Neste caso, para um pistão, ocorre admissão e compressão numa volta e transferência de calor na consecutiva. Esta alternância requer necessariamente o emprego de um (ou mais) comando de válvulas, engrenado à árvore de manivelas de tal forma que tenha metade da velocidade de rotação da mesma, permitindo que o ciclo de abertura de válvulas dure os quatro tempos. | |
|
| |
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 28 Localização : Fátima
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 12:54 pm | |
| Pois, na teoria tudo é lindo, mas na prática sabemos que os motores 2T estão menos desenvolvidos do que os 4T, apesar de ainda produzirem mais potência, aproveitam mal o combustivel. Por isso é que coloquei a questão | |
|
| |
hugo de jesus Nacional
Mensagens : 417 Data de inscrição : 02/06/2010 Idade : 44 Localização : sintra
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 1:37 pm | |
| Zé Marques retiro o meu lol!!! No caso da Yamaha, passo a citar... YZ250F four-stroke makes 20.1 foot-pounds of torque. Are you ready? A YZ250 two-stroke pumps out 30.6 ft-pounds. Isto no caso dos pianos... e de mx. Nao sei em relação aos modelos de enduro. Talvez com mais tempo consiga aprofundar o assunto,agora tenho de voltar ao trabalho que alguem tem de levar este pais para a frente!!! wilsonvicen7e... já se começa a ver desenvolvimentos no campo de injecçao para motores a 2t... Isto quer é gasolina queimada e punho trancado!!! | |
|
| |
wilsonvicen7e Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 29/02/2012 Idade : 28 Localização : Fátima
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 1:45 pm | |
| | |
|
| |
J.Marques Verde
Mensagens : 225 Data de inscrição : 31/03/2010 Idade : 42 Localização : Torres Vedras - Turcifal
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 4:32 pm | |
| É assim, normalmente o torque é maximo a um determinado valor de RPM, assim como a potencia que é maxima a uma determinada rotação.
Os fabricantes normalmente quando se referem e publicam um valor de torque para um determinado modelo referenciam a sua grandeza e a que rotações ele é maximo.
Agora as minhas duvidas são zero, e podes concluir ate porque ja tive tanto uma moto como outra, e no duelo entre uma 250 2T e uma 250 4T não tenhas a menor duvida que o torque é sempre superior na 2T,.... torque potencia fiabilidade tudo é muito mais na 2T,.....excepto eficacia facilidade de condução e no dominio de poupar o piloto fisicamente a 4T da cartas!
| |
|
| |
foguette Verde
Mensagens : 215 Data de inscrição : 10/05/2011 Localização : Norte
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 6:25 pm | |
| LOLOL Post interessante, mas é preciso perceber mais uns detalhes que vou tentar explicar de forma simples para chegar a todos, desculpem o comprimento!
Torque é, depois das definições, de facto igual a binário, duas (Bi) força em sentidos oposto com braços iguais correspondem a exactamente o mesmo que uma só aplicada ou com o dobro do braço ou partilhando o mesmo braço e dobro da força.
Exemplo: - Pensem naquelas chaves de cruz para pneus de carro! Metem as mãos dos dois lados com a mesma distância e fazem força para lados diferentes mas ambas para o lado da rotação (Vulgo regra da mão direita). - como contraponto pensem naquelas chaves extensíveis para desapertar rodas de carros, em vez de fazer força em dois pontos duplica-se o braço (distancia entre a força e a rotação do parafuso).
Potencia = Binário X RPM = mesmo que tenhas pouco binário se tiveres muita rotação vais tirar a mesma potencia, uma das razão porque as 4T se tornaram mais rotativas!
Muito Importante perceber que o binário pode ser distribuído de forma muito "explosiva", ou seja, ter uma grande variação durante a curva (vejam curvas de potência) que quando multiplicado com o aumento da rotação formam um motor agressivo! Em contraponto se for sempre constante, seja ele muito ou pouco, a mota vais parecer mais calma, sem disparo, mas isso não quer dizer que não tenha a mesma potência e binário máximo mas menos perceptível, menos excitante!
Neste ponto o importante a reter é que se querem uma mota com tracção, desprezando aqui sistemas de suspensão e pneus, o que é importante é que não haja grande variação na "velocidade" com que entrega a potência, ou seja a mota mais mortiça vai ser a mais eficaz, com a curva de binário mais plana (isto não quer dizer que não possa ser uma mota com 50 cv...). Porquê? Porque a fricção (Tracção) em algo que não escorrega é maior do que em algo que escorrega (norma geral quem quiser procura Coeficiente de fricção estático Vs Coef de fricção dinâmico).
Se conseguirem o melhor dos dois mundos que tenha entrega constante até meia rotação e depois mais agressiva, desde controlem bem o punho em situações mais técnicas não deve ser grave... e nisto admito que as 2T têm mais potencial porque tipicamente os 4T não têm o chamado disparo, se tiverem uma 2T que tenha potencia suficiente antes do disparo para fazer tudo... melhor...
Como alguém disse, para a mesma cilindrada tipicamente a potência é maior nas 2T. Mas porque querem potência sem a conseguirem usar "por no chão"? Isto depende muito de quanto se divertem com condução agressiva Vs querem fazer por exemplo extreme lagares...
Em relação ao ciclo 2T Vs 4T - 2T é mais eficaz do que 4T mas não mais eficiente... (ver definição de rendimento maior a 4T)
Se pensarmos que queremos comparar "ciclos inteiros", e uma rotação do ciclo cada vez que explodimos a gasolina fica muito mais claro que as 2T para a mesma RPM do motor faz o dobro de ciclos da 4t, simplificando só para ficar mais claro, se rodam os dois á mesma RPM temos mais explosões na 2T, por tempo gasta o dobro da gasolina no entanto consegue entregar, em teoria o dobro da potência! Apenas para pensarem há muito por trás disto! Se pensarmos assim fica logico que para a mesma cilindrada e rpm as 2T aquecem mais pelas explosões mas retêm menos calor porque não têm todo a aparelho de válvulas e óleo que dificulta a dissipação de calor nas 4T.
Em termos de ciclo termodinâmico como alguém referiu o 4T é claramente melhor que o 2T, melhor forma de ver para lembrarem no futuro e esquecendo muitos outros detalhes teóricos é: - 2T deixam sair os gases e entrar a gasolina ao mesmo tempo, é portanto natural que "fuja" alguma gasolina com os gases antes de fechar a janela de escape! Porque? Porque têm de libertar a pressão criada da explosão sem ele ter ido até ao fim, senão a gasolina principalmente em carburadores não entra, seria empurrada para trás se ainda houvesse pressão aquando da admissão (factor compensado pela dupla função de mandar a gasolina para a cambota, ganha pressão e velocidade enquanto lubrifica)! - 4T o ciclo de explosão é fechado pelas válvulas e aproveitada a energia até que o pistão "recolha" totalmente só no ciclo seguinte é que é feita a troca de gases por gasolina+ar, pode haver mais ou menos "lavagem" dependendo de como se afinem as válvulas e árvore de cames, logo motor mais permeável a afinações de ciclo e melhor rendimento, ou se preciso maior potencia e "rater" (não sei como se escreve…lol) porque é gasolina não queimada! Algum do beneficio do ciclo 4T é perdido pela necessidade de gastar energia a bombear o óleo para a cabeça e atrito entre todas as partes extras em movimento (válvulas, roletes etc)
Conclusão não é possível responder à pergunta inicial sem ver as curvas de potência e binário e depois ainda falta toda a ciclística, experimenta, pede a amigos para dar uma volta… só assim consegue ver se é mota para ti… Eu gosto muito das 4T de enduro porque perdoam mais a falta de sensibilidade, mas são mais pesadas…
Espero ter conseguido dar uma ideia em termos mais simples do que do que foi dito! Na verdade como é o post é grande já nem me lembro se comentei tudo que queria comentar, mas que quiser pergunte…
| |
|
| |
Bernstein WEC
Mensagens : 1113 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 60 Localização : Leiria
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 8:41 pm | |
| - wilsonvicen7e escreveu:
- Eu quero saber o torque em baixas, o que é mais complicado
Tem nada de complicado Nem entendo pra quê tt teoria e tt discussão, para uma pergunta inicial tão simples... - Citação :
- qual é o motor que produz mais torque em baixa rotação, 250F ou 250 ?
Procuras na Net os Graficos, (ou as Tabelas, ou os Valores), com as curvas de Binário, (e de Potencia, se quizeres saber tb), das motas que te interessam, e comparas nas várias rotações Os Graficos umas coisas deste tipo: | |
|
| |
hugo de jesus Nacional
Mensagens : 417 Data de inscrição : 02/06/2010 Idade : 44 Localização : sintra
| Assunto: Re: 2T vs 4T torque Sáb Jun 30, 2012 9:56 pm | |
| foguette ... gostei do teu post! 5 estrelas | |
|
| |
| 2T vs 4T torque | |
|