Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt) |
|
| Treino psicológico | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Carina Cardoso Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Treino psicológico Sex maio 18, 2012 11:02 am | |
| (não está directamente relacionado com a alimentação nem exercício físico, mas sim com o treino, que deve não ser só o treino físico e técnico, mas também o psicológico - o chamado treino integrado) Eu já comprei o vosso peixe (se bem que deve ser bem mais interessante praticar que ver, que não se consegue ver muito) e agora vou tentar vender o meu Do que viram, ouviram, leram gostava que me dissessem que conhecimento têm da psicologia do desporto. O que é, quais os benefícios e inconvenientes, quem são os destinatários, quando se aplica e que em circunstâncias, digam tudo o que souberem, e se concordam que pode ajudar a melhor o desempenho do atleta. | |
| | | nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Braga
| Assunto: Re: Treino psicológico Sex maio 18, 2012 11:16 am | |
| Eu julgo que pode ser uma componente muito importante, principalmente no que concerne ao aumento da capacidade de concentração e redução de stress, se isso for possível. Conheço casos de grandes pilotos que nunca foram melhores por não reagirem adequadamente a situaçoes de stress de corrida ou por falta de dedicação, organização, etc, etc, etc Inclusivé tenho um pupilo, ele que me perdoe mas já lhe disse isto imensas vezes, que tem um dom muito raro, grande capacidade fisica e uma técnica fantástica, rápido, suave, com tudo o que se quer para ser grande piloto.... mas aquela cabeça.... valha-me deus.... muitas vezes me apeteceu ser psicólogo para lhe organizar as ideias... ou até neurocirurgião para lhe abrir a cabeça e tirar de lá o complicómetro.... | |
| | | jorgejesus1974 Verde
Mensagens : 241 Data de inscrição : 14/10/2011 Idade : 50 Localização : Porto
| Assunto: Re: Treino psicológico Sex maio 18, 2012 11:21 am | |
| - Carina Cardoso escreveu:
- (não está directamente relacionado com a alimentação nem exercício físico, mas sim com o treino, que deve não ser só o treino físico e técnico, mas também o psicológico - o chamado treino integrado)
Eu já comprei o vosso peixe (se bem que deve ser bem mais interessante praticar que ver, que não se consegue ver muito) e agora vou tentar vender o meu
Do que viram, ouviram, leram gostava que me dissessem que conhecimento têm da psicologia do desporto. O que é, quais os benefícios e inconvenientes, quem são os destinatários, quando se aplica e que em circunstâncias, digam tudo o que souberem, e se concordam que pode ajudar a melhor o desempenho do atleta.
boas Carina, vai aqui isto pode te ajudar,Rubrica "Piloto por um mês" - ValeDosDuros.com | |
| | | Carina Cardoso Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Treino psicológico Sáb maio 19, 2012 9:52 am | |
| Gostava de ter mais respostas, mas... a psicologia do desporto ainda é um "bicho" para alguns... nfreitas: Sim, existem técnicas que utilizamos com o objectivo de aumentar a capacidade de concentração e outras para a redução do stress... entre outras. Quanto ao seu pupilo, já não precisa de ser psicólogo, se quiser encontrou a "psicóloga"... se estiverem interessados podem enviar-me um e-mail para falarmos mais concretamente sobre o complicómetro... jorgejesus1974: Sim, a rubrica é interessante, é isto que eu pretendo que vocês me digam, as dificuldades que sentem nos treinos e na competição, mas ainda de forma mais pormenorizada. Uma vez que está publicada na internet, vou comentar... o piloto faz referência a "O stress da corrida até ao final da primeira volta estava a deixar-me abafado nem conseguia respirar bem no primeiro Controlos Horários (CH) depois lá foi relaxando"... o que é o stress da corrida para o piloto? O que mudou da primeira volta para a segunda? Quais foram os motivos que levaram o piloto ao estado de "abafado"? entre outras questões que são pertinentes explorar, temos de perceber o porquê do piloto sentir, estar, reagir, de uma forma ou de outra... | |
| | | nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Braga
| Assunto: Re: Treino psicológico Dom maio 20, 2012 9:05 pm | |
| - Carina Cardoso escreveu:
- Gostava de ter mais respostas, mas... a psicologia do desporto ainda é um "bicho" para alguns...
nfreitas: Sim, existem técnicas que utilizamos com o objectivo de aumentar a capacidade de concentração e outras para a redução do stress... entre outras. Quanto ao seu pupilo, já não precisa de ser psicólogo, se quiser encontrou a "psicóloga"... se estiverem interessados podem enviar-me um e-mail para falarmos mais concretamente sobre o complicómetro...
Neste momento é complicado, porque eu estou muito longe e porque ele literalmente desistiu de correr... porque não tem motivação, porque se gasta muito dinheiro, porque a vida tá complicada, porque não quer pedir patrocinios, porque muitas coisas.... tenho pena... | |
| | | J.Marques Verde
Mensagens : 225 Data de inscrição : 31/03/2010 Idade : 43 Localização : Torres Vedras - Turcifal
| Assunto: Re: Treino psicológico Seg maio 21, 2012 2:36 pm | |
| Manter a motivação no topo é para mim o mais dificil! Em Agosto passado recomecei a treinar com a minha motivação no maximo, dei o meu maximo dediquei todo o tempo qe tinha livre a treinos fisicos de moto, a moto! Consegui manter-me assim forte e aver os resultados a aparecerem,....foi muito bom
Mas de repente, perdi metade da vontade,... sem explicação aparente,..... mas já não tenho aquela vontade,.... estou agora a tentar recuperar, porque tenho saudades de quando estava motivado,....com vontade
É estranho,..... para mim uma das grandes qualidades necessarias para se ser um grande atleta é a capacidade de automotivação constante, conseguir manter sempre a vontade em alta, nos momentos melhores e nos piores que todos temos! Quem é mesmo bom treina sempre, tem sempre vontade e da sempre o maximo, mesmo que tenha de sofrer e mesmo que as condições sejam as piores.
Carina, a tua area tem muito potencial em todo o tipo de desportos,.... | |
| | | | Treino psicológico | |
|