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Regulamento Taça Ibérica Monsaraz Millennium 2011
01. Introdução:
A Zona de Temas organiza uma prova de TT denominada Taça Ibérica Monsaraz Millennium – Serras de Valverde - Évora - para Motos, moto4 e Buggys. Uma prova de resistência de 1.30 horas numa pista com cerca de 13 km, contrasta com as zonas rápidas das planícies Alentejanas e as zonas mais técnicas da serra de Valverde.
Horário:
7.30 – Inicio das Verificações
9.00 – Prologo Buggys
9.30 – Prologo Motas
10.00 – Prologo Quads
11.00 – Corrida Buggys
13.00 – Corrida Motas
15.00 - Corrida Quads
17.00 – Entrega de Premios
02. Promotor:
Zona de Temas, Rua General Humberto Delgado, 35 – 7000-093 Nª Sª da Tourega – Évora
zonadetemas@sapo.pt - Jorge Góis – 00351934008425
03. Inscrições:
O prazo para aceitação de inscrições para Taça Ibérica Monsaraz Millennium 2011 é até ao dia da prova, 13 de Novembro de 2011.
Valor da inscrição é de 75 euros, todas as inscrições efectuadas até ao dia 8 de Novembro 2011 tem o desconto de 20%, o valor a será de 60 euros. Todos O boletim de inscrição devem ser enviado a morada do promotor ou por e-mail juntamente com o comprovativo de pagamento. Para a participação não é necessária licença desportiva.
A inscrição inclui o valor de seguro de acidente pessoal para o dia da prova.
Será publicada a lista de inscritos no Jornal da Taça Ibérica, somente os nome dos pilotos que efectuarem a inscrição até o dia 8 de Novembro será editado no referido jornal.
Banco - BPI
NIB - 0010 0000 33751210001 38
IBAN - PT50 0010 0000 3375 1210 0013 8
SWIFT/BIC - BBPIPTPL
O piloto é o único responsável pela sua inscrição bem como por todas as pessoas envolvidas na sua assistência. Qualquer comportamento ou manobra desleal, incorrecta, fraudulenta ou contrária ao Código Desportivo, realizada pelo piloto ou pelos membros da sua assistência, será julgada pelo director de prova. Este aplicará eventuais penalizações, podendo estas ir até à exclusão do piloto.
04. Verificações Administrativas:
Nas verificações administrativas é necessário apresentar
» ficha de inscrição
» B.I.
Os coletes e o transponder serão entregues mediante pagamento de uma caução (carta de condução ou B.I) Assim que o piloto devolver o seu colete e transponder, a caução será devolvida.
05. Categorias e classes:
QUAD
Q1. + 400cc 4T ou 2T
Q2. até 400cc 4T ou 2T
QF destinado exclusivamente para pilotos femininas
ATV – 4x4
MOTOS
T1. até 175cc e até 250cc 4T
T2. 450cc 4T e + 175cc 2T
TF destinado exclusivamente para pilotos femininas
BUGGY
Classe Buggy Veículos com caixa manual ou automática, podendo ser 4X2 ou 4X4;
06. Formula das provas:
a) Haverá um prólogo – uma volta num percurso de 5km que define a ordem de partida para a prova de resistência;
b) Os lugares da grelha de partida para o prólogo serão pela ordem das inscrições.
c) Para os QUAD’S e MOTOS a partida será efectuada da seguinte forma, os pilotos partem em linha separados por 5 segundos. Para os Buggys será separado por 10 segundos.
7. Fórmula da Taça:
Para classificação na Taça Ibérica, só serão classificados os pilotos que cortarem a linha da meta e percorrerem 50 % das voltas efectuadas pelo vencedor da sua classe. Efectuem a sua última passagem pela meta durante o período compreendido entre o final da corrida e o encerramento da cronometragem, com o respectivo quad movido por ele próprio (poderá empurrar) ou pelos meios do quad, moto ou Buggy. Este não poderá ainda passar a linha de meta rebocada por outro piloto ou assistente.
8. Interrupção da corrida:
a) O director tem o direito de, por sua própria iniciativa, parar prematuramente
a corrida, anular parte ou toda a manifestação por razões urgentes de segurança ou motivos de força maior.
b) Se uma corrida é parada durante a primeira volta e por motivo de irregularidades na partida, todos os concorrentes devem dirigir-se de imediato para a local de partida, para que nova partida seja dada de imediato.
c) Se uma corrida é parada antes de ter completado 50% do seu tempo, esta será recomeçada. A duração da corrida recomeçada será igual ao tempo que ficou a faltar. As voltas efectuadas na 1ª parte da corrida serão somadas à 2ª parte e aqui sai classificação da corrida.
d) O Director de corrida pode propor ao Júri a exclusão de um ou vários pilotos que se considerem directamente ou indirectamente responsáveis pela paragem da manga.
e) Se já ultrapassou os 50% a mesma é considerada válida, tendo em consideração para o resultado final a passagem pela meta na última volta antes da corrida ser interrompida.
9. Reabastecimento:
Só pode ser feito na zona de assistência. É obrigatório desligar a mota/buggy durante o reabastecimento.
10. Prémios:
POR CORRIDA:
Troféus para os primeiros 3 classificados de cada classe T1, T2, Q1, Q2
Buggy e ATV será pela classificação geral:
Prémios Monetários
1º € 250
2º € 175
3º € 100
Troféus para os 10 primeiros classificados de cada categorial.
Atenção
Estes prémios monetários só são validos para as categorias com mais de 20 pilotos. Caso no número de pilotos seja inferior a 20 será 1º 150€ 2º 100€ 3º 50€.
Inferior a 10 pilotos será devolvido o valor da inscrição aos 3 primeiros classificados.
11. Regulamento Técnico (QUAD e MOTOS):
1. É obrigatório a utilização de protecções laterais entre as rodas (Nef Bars), de
modo evitar o contacto dos pés do piloto com as mesmas (nas Quad).
2. É obrigatório o uso de um sistema de conta-corrente através de um cabo fixado ao piloto, de modo que o sistema de ignição seja cortado assim que o piloto se desmonte do Moto4.
3. Não é permitida o uso de depósitos de combustível suplementares (excepto nas ATV), ligados ou não ao depósito principal.
4. Pneus: uso livre
12. Regulamento Técnico (BUGGY):
a) Obrigatório o uso de redes laterais protectoras (na totalidade das laterais da
cabine dos pilotos);
b) Obrigatório a existência de cintos de segurança de quatro pontos;
c) Estes veículos devem ter instalado um dispositivo de corta-corrente (com
sinalização adequada) capaz de fazer parar o motor do veículo em qualquer
situação, quer pelo piloto no interior quer por outros no exterior;
d) Os ocupantes deste tipo de veículo devem estar protegidos por capacete, óculos e luvas, bem como fatos ignífugo. Não é permitida a condução com os
membros a descoberto. O incumprimento implica a desclassificação.
e) Uso de pneus livre (balão, rali) assim como a medida da jante a utilizar. No
entanto estes têm que ser homologados segundo as Regras Europeias.
13. Verificações Técnicas:
Durante as verificações técnicas é controlado se um veículo está de acordo com o regulamento técnico.
Os transponders são colocados durante as verificações técnicas
14. Sinalização/Bandeiras:
Bandeiras de uso exclusivo do Director de Corrida ou do seu adjunto:
a. Bandeira de Partida (bandeira nacional)
b. Bandeira de Chegada (bandeira de xadrez)
c. Bandeira Vermelha - apresentada imóvel pelo Director de Corrida. Indica que
todos os pilotos devem cessar a corrida imediatamente e dirigir-se para o local
que lhes for indicado pelos comissários, com a maior prudência e prontos para
parar se for necessário. Simultaneamente, em cada posto de observação será
desfraldada uma bandeira vermelha, que terá o mesmo significado para os pilotos.
d. Bandeira Preta e uma placa com o numero do piloto
Informa o piloto da viatura que usa o número indicado que deve parar na zona
de “STOP & GO”. Bandeiras utilizadas nos postos de vigilância
a. Bandeira amarela - sinal de perigo Fixa: Conduza com precaução e dentro dos seus próprios limites. Não ultrapasse. Existe um incidente num dos lados da
pista. Agitada: Abrande de imediato. Não ultrapasse. Prepare-se para se
desviar ou seguir uma trajectória não usual. Há um incidente na pista.
15. Penalizações:
a) Os veículos em prova apenas se podem deslocar pela acção do seu motor ou
pelo esforço do respectivo concorrente. A não observância desta norma acarreta desclassificação.
e) Fora da zona de assistências, apenas o piloto ou outro concorrente ainda em
prova poderá efectuar qualquer intervenção no veículo. O desrespeito por esta
norma implica desclassificação.
1. Por falsa partida - 5 Minutos
2. Por desrespeito à sinalização, ou às ordens dos comissários - 3 Minutos;
3. Por circular em sentido contrário no circuito ou na zona de assistências - 3
Minutos;
4. Todo gesto agressivo ou insulto para com a organização, um Comissário ou a
outro piloto por um piloto ou um membro da sua equipa – 2 Minutos até
exclusão da prova;
5. Velocidade excessiva na Zona de Assistência – 2 minutos
16. Equipamento obrigatório para os pilotos:
Durante qualquer momento da prova, todos os pilotos terão que utilizar obrigatoriamente os seguintes equipamentos:
a. Capacete integral Homologado;
b. Óculos próprios para a prática de todo-o-terreno;
c. Luvas de protecção;
d. Botas apropriadas para a prática de todo-o-terreno.
e. Protecção de peitoral
17. Publicidade:
É obrigatória a afixação de publicidade aos patrocinadores da prova, fornecida pela organização, com pormenores a divulgar oportunamente.
18. Seguro:
A organização contrata um seguro de acidente pessoal e de responsabilidade civil por prova, que cobre a responsabilidade civil, quer durante os treinos, quer durante as mangas. A organização declina toda a responsabilidade pelos estragos causados aos motociclos, acessórios e restante material provocados por fogo ou catástrofes naturais. A organização não se responsabiliza no que respeita a acidentes e suas consequências aos participantes. Do mesmo modo não lhe será imputada qualquer responsabilidade quanto às consequências em caso de acidente.
19. Casos omissos:
Na dificuldade de interpretação dos mesmos prevalece no momento a decisão do director de prova.