enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrara respeito dos pneus para a baja portalegre... Botaof12
 

 a respeito dos pneus para a baja portalegre...

Ir para baixo 
+4
XR 400 R
Bernstein
nfreitas
HL
8 participantes
AutorMensagem
HL
Verde
Verde
HL


Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 47
Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySex Set 30, 2011 2:49 pm

Caros companheiros,

Alguém me consegue esclarecer esta dúvida:

O artº 23 do RNTT define:

"É obrigatória a utilização de pneus ecológicos atrás nas Motos. Poderão ser utilizados os denominados pneus BAJA homologados pela FIM."

E o regulamento da Baja 500 Portalegre 2011:

"É obrigatória a utilização de Pneus Ecológicos ou Baja para as motos"

Assim sendo, pode-me fornecer uma listagem deste tipo de pneus, ou informar de que pneus estamos a falar? Ou por outro lado, há algum código e/ou referencia que o pneu deva possuir!

Desde já agradeço a atenção dispensada,

Com os melhores cumprimentos,

Hugo Lopes

Ir para o topo Ir para baixo
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas


Mensagens : 821
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 49
Localização : Braga

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyDom Out 02, 2011 11:40 am

Essa exigência significa que tens de usar pneus homologados pela FIM para enduro ou rally-raid. Esses pneus têm gravado na lateral as letras FIM. Por exemplo, no caso da michelin os pneus de enduro são os Enduro Competition:

http://www.michelin.pt/pneus-de-moto/pneus-todo-o-terreno/?reset=true#filter=all

No caso dos Rally-raid são os Desert (no meu tempo chamava-se Baja):

http://www.michelin.pt/pneus-de-moto/pneus-todo-o-terreno/#filter=all

Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySex Out 07, 2011 9:39 pm

Começo por pedir desculpa ao amigo HL que criou este Topico, mas fiz uma busca por Portalegre 500 2011, e só encontrei este Topico

Não há nenhum Topico especifico da prova ?

Queria saber quem é que vai participar aqui do Forum.

Eu vou numa XR 600 R, na categoria das clássicas
Ir para o topo Ir para baixo
XR 400 R
Verde
Verde
XR 400 R


Mensagens : 141
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 58
Localização : Assafora, Sintra

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySex Out 07, 2011 10:24 pm

Ouvi dizer ou li, que os MICHELIN AC 10, por serem homologados para circularem nas estradas, servem no lugar dos Ecológicos.

Para além disso, serão mais agressivos que os Ecológicos.

Não sei se é verdade, mas poderá ter valor esta informação.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aventuraoutdoor.com.pt
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySex Out 07, 2011 10:26 pm

É então uma boa oportunidade para abrires um tópico sobre a prova e a tua participação. Provavelmente depois outros se juntarão a ti Wink

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySáb Out 08, 2011 12:08 am

nacnac escreveu:
É então uma boa oportunidade para abrires um tópico sobre a prova e a tua participação. Provavelmente depois outros se juntarão a ti Wink

É isso mm que vou fazer !!
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySáb Out 08, 2011 12:15 am

XR 400 R escreveu:
Ouvi dizer ou li, que os MICHELIN AC 10, por serem homologados para circularem nas estradas, servem no lugar dos Ecológicos.

Para além disso, serão mais agressivos que os Ecológicos.

Não sei se é verdade, mas poderá ter valor esta informação.


Em relação a ser permitido correr com os AC10 não faço ideia.

Mas várias pessoas conhecidas, que após usarem o Enduro Competicion III, mudaram para AC10, dizem que não tem nada a ver, que o EC III é mto melhor.

No meu caso, nc usei AC10, mas depois de usar EC III, acho que nc vou querer outro !

Acabei de derreter um EC III, e comprei 2 novos

um já tá montado, e devo usa-lo pla 1ª vez no prox. domingo

e o outro fica guardado, pra qd este estiver acabado, não ter que andar à procura doutro igual
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptySáb Out 08, 2011 12:47 pm

O AC10 tem uma excelente relação qualidade/durabilidade/preço, mas o Enduro Competition é outro campeonato, claro. É um pneu bem superior mas também se desgasta mais rápidamente apesar de em alguns pisos ser muito bom mesmo com pouco taco. (terreno duro, pedra, etc)

Quanto à questão de ser permitido, sinceramente não sei, mas acho que não é.
O AC10 é homologado para andar na estrada, mas essa homologação é diferente da homologação FIM.
A homologação FIM é a atestar que as caracteristicas do pneu são "ecológicas" (taco mais baixo para não degradar tanto o terreno p.e.)

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQui Out 13, 2011 7:42 pm

Foi-me agora enviado, um aditamento oficial, o Aditamento nº 1 (P)

que diz:

3. Artigo 11.5 – Pneus

É obrigatória a utilização de Pneus Ecológicos ou Baja para as motos, na roda traseira, e pneus homologados por
Norma Europeia para os Quads (artigo 23.1 do RNTT).

Para as classes Maxi Baja e Classic Baja, poderão ser utilizados pneus homologados identificados com a
letra E seguido de um número, ou pneus não homologados com tacos que não excedam os 13mm de
altura.
Ir para o topo Ir para baixo
nuno lopes
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
nuno lopes


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/10/2011
Idade : 50
Localização : benavente

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQua Out 19, 2011 2:11 am

AMIGOS O AC 10 TEM A CARACTERISTICA E4 LOGO É ECOLOGICO
UM DOS MEUS PATROCINIOS FORNEÇEU ME UM AC 10 PARA TRAS E 1 S12 PARA A FRENTE .TODOS OS PNEUS TENHAM A LETRA E GRAVADA SAO ECOLOGICOS
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Simoes
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Pedro Simoes


Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2011

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQua Out 19, 2011 6:36 pm

a mim também já houve 2 pessoas que me disseram o mesmo, que o AC 10 pode ser utilizado na Baja de Portalegre.

curiosidade, também vou utilizar ac10 roda traseira e s12 á frente.
Ir para o topo Ir para baixo
nuno lopes
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
nuno lopes


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/10/2011
Idade : 50
Localização : benavente

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQua Out 19, 2011 7:57 pm

o s12 é sem duvida muito bom
Ir para o topo Ir para baixo
HL
Verde
Verde
HL


Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 47
Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQua Out 19, 2011 10:28 pm

boas!

Muito obrigado companheiros!

Realmente o AC 10 é o pneu que reune consensos. Na Baja Carmim foi o que usei e não tive quaisquer tipo de problemas nas verificações.

Quanto à normativa, de que qualquer pneu com a Sigla "E" é ecológico e se pode utilizar na baja Portalgre é uma excelente informação, porque nem todos os pilotos são obrigados a usar o michelin AC10 uma vez que este pneu tem os tacos mais altos do que os pneus FIM.

De realçar que expus esta dúvida a entidades competentes e nem resposta!

Vou levar um AC10 e um M12

Um abraço!


Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCar12
Elite
Elite



Mensagens : 635
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Porto

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyQui Out 20, 2011 12:51 am

O pneu AC 10 pode ser usado porque têm homologação de estrada.

Não é um pneu ecológico logo não pode ser usado num enduro, pode sim num raid...num enduro só entram os pneus com homologação FIM Wink

Boa sorte para a vossa prova.

Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Simoes
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
Pedro Simoes


Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2011

a respeito dos pneus para a baja portalegre... Empty
MensagemAssunto: Re: a respeito dos pneus para a baja portalegre...   a respeito dos pneus para a baja portalegre... EmptyTer Out 25, 2011 10:26 pm

e o Dunlop Geomax Enduro (homologação FIM), será que alguém sabe se pode ser utilizado na baja ?
Ir para o topo Ir para baixo
 
a respeito dos pneus para a baja portalegre...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» pneus e pistão para ttr 125
» Baja Portalegre 500 - 2012
» 25ª Baja Portalegre 500 - 2011
» Baja Portalegre 500 - 2013
» pneus para ktm

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: