enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarRe-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Botaof12
 

 Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum

Ir para baixo 
+7
ArTuRiX
carlaoboss
Didi
pepe
litos
Kazal83
guzz
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 3:19 pm

Quando andei à procura debati-me com esses problemas e indecisões...

No meu caso perdi alguns bons negócios (ou pelo menos pareciam) por ainda ter a Drz e ser difícil alguém a aceitar à troca sem ser por valores ridículos e demorei a vender a particular, mas qd sabes o que tens é difícil oferecer...

No meu caso e como relatei na altura, comprei a mota bastante maltratada e fez-me logo fazer o que nunca tinha feito em nenhuma das japonesas, que fou motor todo abeto e reparado - podes ver aqui que na altura até comentaste:

https://enduroportugal.forumeiros.com/t6104-beta-350-rr-2012-motor-aberto-encomendas-iniciadas?highlight=beta

Pelo que vi e vou vendo, motas recentes ou com menos vendas, são uma dor de cabeça em termos de peças e a manutenção nesta motas, também é muito + apertada e muito + frequente - recomendam 500 kms para trocas de óleos...

Para haver vendas só mm KTM e Husqvarna, que se vendem aos potes e depois há muitas peças ou então motas com grande historial, como a tua que também já têm muitas peças...
Fiáveis e que durem acho que as melhores são mesmo a 450 a 4t e as 300 a 2t, pq quase ninguém as consegue "espremer"a fundo, excepto no Alentejo Wink ...

Ir para o topo Ir para baixo
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 3:27 pm

Em relação ao peso, realmente as 2t são outra fruta e apesar de nunca ter gostado muito da condução e de ter que fazer mistura, até que experimentava uma Beta 300R (que já tem Autolube) ou similar ou uma Beta X-trainer 300 que até deve ser engraçada...

Analisa bem onde andas com a tua mota e o que fazes com ela, ou como e com quem costumas andar, que isso sim vai influenciar a escolha...

No meu caso queria 350 ou Sherco 300, 4t, para serem + leves, maneáveis e não serem excessivamente potentes...

A Beta 3500RR é bastante + leve, maneável e curva muito facilmente, com 1 quadro e suspensão com muita leitura do terreno, mas que se torna algo instável em velocidade e que "faz questão" DE "MOSTRAR" bem o que a suspensão e a mota estão a pisar...
Acredito que agora as novas - 2018, já com injecção e ainda com menos 5kgs sejam fabulosas!!!

Alguns amigos têm (ou tiveram) as 430 e também são muito boas, mais dóceis / suaves que a tua, mas com menos estabilidade e firmeza de quadro - são feitas para terrenos mais de enduro e menos raids...
Também acredito que serão + fiáveis e duráveis...

Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 5:47 pm

Pois é e pelo que relatas-te na altura, que para resolver o teu problema foi algo complicado e caro.
Eu na verdade ando com ideias de trocar a minha WR450F, gosto da mota, mas queria algo mais actual com suspensões mais evoluídas e um motor com injecção.
A nova 2016/18 WR450F são boas motas e obedecem as minhas exigências, mas para já são algo caras.
A versão seguinte a minha a WR450F 2012/15 pelo que leio e vejo é um pouco melhor mas tem coisas que me desagradam, o deposito de gasolina só leva 7,2 lts, consumos idênticos a minha Exclamation , entre 6lts e 7lts aos 100km e sensação de mota pesada (o mesmo que a minha) embora como grande vantagem tem as suspensões umas kayaba SSS e injecção, e claro a mesma fiabilidade da minha.
Ando tentado em adquirir uma Sherco 300 ou uma Beta 390 a 4 tempos, mas fico muito apreensivo quanto ao assunto da fiabilidade, manutenção apertada, preço das peças, enfim duvidas de quem está habituado a Yamaha.
Eu costumo andar sozinho, e os percursos que faço são algo repetitivos.
São um misto caminhos rápidos e lentos. com muita pedra raízes e poucas trialeiras.
A minha WR450F para este tipo de caminhos é um pouco pesada, mas com o nível que tenho de suspensões agora é muito melhor, só havia de pesar menos uns 10kg. Já montei Tubliss em ambas as rodas mas o problema mesmo está na massa do motor 450, é o preço a pagar de um motor fiável e forte.
Confirmo realmente o que dizes das Yamaha, eu por vezes vou de >Esposende ao Gerês, e os caminhos são 90% Offroad e são caminhos rápidos e ai meu senhores a WR é um espetaculo, nesse passeio que costumo fazer faço 220km e chego ao fim do dia impecável pois a mota realmente lambe muito e é muito segura.
Já li também que a nova WR250F é bem melhor que a anterior, até dizem que parece mais uma 300, se calhar era uma opção, tenho de experimentar.
Ir para o topo Ir para baixo
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 10:19 pm

Pelo que tenho lido e visto, as novas WR mantêm o mesmo historial anterior, ou seja continuam pesadas algo pesadas...

No entanto, a WR250f, com uns pozinhos ou "desnatada" como costumam chamar acho que fica Top Wink
Aqui em Coimbra, o Barbaças é o Mago das Yamaha e perito em desnatar as wr250, que ficam top, embora exijam algum investimento, tipo ponteira ou mesmo escape completo - cerca de 1000€ (2º ele fica com + power que a minha 350 - mas ainda n experimentei nenhuma...)

A Sherco é mm mto leve, algo em torno dos 105kgs (seco) ou assim, o que é mm muito pouco...
Pelo que vi pelas 150 horas leva piston e afins...
As 350 - Beta e KTm é pelas 250horas e as japonesas é quase nunca Smile

Quem está habituado às Yamaha, acho que nunca + encontra nada parecido, embora o modelo da tua já tenha dado alguns problemas com a caixa - partiam várias o carreto da 3ª e com o motor de arranque, que deixa de funcionar, embora mm assim a anos luz de todas as outras em termos de fiabilidade...

Beta 390 nunca vi nenhuma ou nunca soube de nenhuma, embora tenha lido reviews da imprensa estrangeira e tenha achado top, mas cá o ppl não aderiu e acho que nunca venderam nenhuma...

Podes sp vir a Coimbra, dás uma volta aqui com a malta e experimentas a minha e logo tiras conclusões...
Alerto já que a autonomia reduz drasticamente - a Drz fazia-me 120kms e esta faz uns 80 / 85 até à reserva...

Acho que dando este salto para motas, mesmo, de competição, vais perder a facilidade e versatilidade das japonesas...
Outra hipotese será sp a wr250 e se n estiveres satisfeito, escape completo e BRC power e depois ainda dá para levar o kit de 290 ou 300cc, tipo o que a GAs Gas usa no motor da Wr Wink
Ir para o topo Ir para baixo
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 10:21 pm

Já agora, na altura tb cheguei a pensar e experimentar a Husaberg 390, que se calhar não era má opção, embora a marca tenha desaparecido e ainda seja algo pesada, com o termo de comparação que tinha da DRZ tudo me parecia melhor e mais leve - de motor era parecida, mas suspensão muito melhor Wink
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptyDom Fev 18, 2018 11:05 pm

Ei pá tu falas mesmo como eu penso...contudo presta bem atenção, dizes que as Sherco pesam 105kg a seco, bem lamento mas as Sherco 250 e 300 pesam o mesmo que uma WR250f das novas e antigas também.
Também te queria dizer que esse problema da caixa de velocidades é real mas nas WR, YZ 450 e 250 dos anos anteriores a 2007. A minha WR realmente tem um problema de origem quase em todas, na bateria e no relé de arranque, o meu cedeu mas com um novo e uma bateria de litium todo se resolveu. Outro problema é a mota ir abaixo em quente de forma explicada, e depois o motor não se mexe, só ao andar um pouco com o motor engatado é que fica operacional, resolvi esse problema com uma vela de iridium, nunca mais se foi abaixo dessa forma. Outra problema que tive foi com o veio da turbina de arrefecimento, cedeu e tive que comprar um novo + vedantes e rolamento ( mas isto acho que foi por ela ter estado parada muito tempo com o antigo dono). Tirando isto mais nada a declarar, válvula sempre afinadas, corrente de distribuição ainda com muito para dar, o filtro de óleo sai sempre limpo, inclusive costumo ver o rotor (tem imam) nem uma limalha, enfim como já disse é uma Yamaha.
Pois como dizes as marcas Europeias obrigam a uma manutenção mais apertada e não são feitas para durar tanto como uma Yamaha.
E pelo que me dizes cada vez mais me convenço de ou opto por uma Yamaha WR250F das novas ou por uma WR450F de 2012 para a frente.
A optar por uma WR250F de 2007/2014 só mesmo um bom negócio a nível de estado e monetário para me permitir em pensar numa alteração para 290cc (kit da Athena), carburação, escape completo, e uma preparação da suspensão da frente e de trás (molas e hidráulicos Race Tech) Wink
Queria também agradecer o teu convite, mas é um pouco difícil isso acontecer, demasiado longe...
Também não tenho muitas dúvidas a cerca da tua mota quanto ao comportamento, a minha duvida era na manutenção. Como sou eu que faço tudo na minha mota esse factor é muito importante, se calhar não deveria ter tanta preocupação como alguém que depende dos mecânicos, mas odeio motas chatas que precisam constantemente de assistência. Tive uma DR350 em tempos e estava sempre a ter que dar manutenção era válvulas pistão e rectificar cilindro corrente de distribuição discos de embraiagem, suspensões...também a custa disso apreendi muito.
Essas Husaberg 390 não gosto delas nem um pouco, Mad , são feias e pesam o mesmo que a minha WR450F, esquece.
Acho que vou apontar de novo para uma Yamaha sunny
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptySáb Fev 24, 2018 8:29 pm

E já está, comprei hoje uma mota nova (usada), a YAMAHA WR450F modelo de 2012
Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Yamaha-WR450F-Motorcycle-Design-Red-Dot-Design-Award-2
Consegui arranjar uma com 1850km toda original, e já com a material todo mas mesmo todo preparado para as futuras inspecções periódicas, material esse que já vem de origem montado, tendo que o proprietário pedir para montar as peças para Enduro que também vem de origem.
Ainda não fui ao monte, como é óbvio, mas pela volta que dei nota-se bem a injecção, o motor é bem mais cheio em baixas e médias rotações, isto claro comparando com a minha fiel WR450F de 2007.
Agora vai ser hora de desmontar a mota toda executar verificações e manutenções,  incluindo lubrificação de todos os rolamentos, reapertos gerais, susbtituição de óleos de travões e suspensão da frente e liquido do radiador e claro do motor também, enfim ver tudo, pois o antigo dono só andou e limitou-se a levar 2 vezes ao concessionário para fazer revisão.
Este trabalho vai ser fácil pois a mota vem de origem com o manual de serviço da YAMAHA Wink
Logo mais vou criar um post acerca desta nova experiência com fotos, e fazer uma comparativo entre a WR450F de 2007 com 15000km e a WR450F 2012 com 1850km.
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Rodrigues
Promoção
Promoção
Sérgio Rodrigues


Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/07/2017
Idade : 45
Localização : Vila Nova de Gaia

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grande máquina   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptySeg Fev 26, 2018 9:13 am

Grande Máquina, sem dúvida, e linda que se farta... Very Happy

Não é fácil encontrá-las assim em bom estado como essa.

Boas voltas... dirt
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum   Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum - Página 2 EmptySeg Fev 26, 2018 12:35 pm

Olá Sérgio

Essa que está na foto não é a minha, mas posso dizer-te que está praticamente igual.
Mas numa coisa partilho contigo, é linda que se farta, aliás para mim é bem mais bonita que a nova.
Esta semana vou tirar umas fotos, que ainda não tirei, e vou mostrar a máquina.
Agora estou ansioso para a experimentar no monte bounce
Ir para o topo Ir para baixo
 
Re-APRESENTAÇÃO - Novo no forum
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» novo no fórum, ainda mais "novo" nas motos ;)
» Apresentação do novo Cadete! ????
» Apresentação Novo Membro
» Apresentação Novo Membro
» Novo no forum

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Bem-vindo :: Apresentações-
Ir para: