enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarsupermotard Botaof12
 

 supermotard

Ir para baixo 
+4
melicia
Malheiro
HuskyBoy
np8
8 participantes
AutorMensagem
np8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 37
Localização : vila real

supermotard Empty
MensagemAssunto: supermotard   supermotard EmptySáb Jan 09, 2010 5:07 pm

estou a pensar no verao dar umas voltas com rodas de estrada...qual é a vossa opinião acerca disso?
Ir para o topo Ir para baixo
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy


Mensagens : 521
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 37
Localização : Santarém

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 3:19 am

acho k fazes bem assim no verão com o calos apetece mais andar na estrada do que na terra e assim não gastas os pneus de terra mas isso fica corote
Ir para o topo Ir para baixo
Malheiro
WEC
WEC
Malheiro


Mensagens : 1320
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 43
Localização : Ponte de Lima

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 11:42 am

fica carote e podes vir a ter problemas na moto....

elas não estão preparadas para isso, tens de fazer muitas alterações e boas e andar com cuidado senão.... pummmm

caretos das velocidades, transmissões, e mesmo o próprio motor em si, vai tudo ao ar.... tens de andar com muito cuidado e sem dar grandes rotações ao motor... penso eu de que....
Ir para o topo Ir para baixo
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy


Mensagens : 521
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 37
Localização : Santarém

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 3:02 pm

como é óbvio as motas de tt não são 100% adequadas para a estrada mas com um cjunto de pucho com mair desmoltiplicação não haverá problema o k não é aconselhado é andar muitos quilómetros a FUNDO isso levaria a um aquecimento prematuro do motor e por ai.
Ir para o topo Ir para baixo
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 11:28 pm

Ora viva

Na minha Opniao não estraga assim tanto quanto isso...
andei todos os anos com a mota a supermotar enquanto tive 450 e nada tudo bem com o motor.
O unico problema que tive com a mota montada de supermotar foi em pista com uma crf 450 Nova com 4 horas de uso partiu o motor todo.
E olha que com a YZ 450 até na autoestrada andei com ela e chegou a dar 216 km por um subaru...
Desde que ponhas uma relaçao de transmiçao adequada nao vais ter problemas se for uma 450 tens que por tipo 14 a 16 dentes no pinhao e 41 a 45 na cramalheira...
Como no verao aquece muito custumava tirar as porteçoes dos radiadores ajuda a entrar mais ar...

Se precisares de material eu tenho alguma coisa que ja nao uso:
Rodas, suspençoes,discos,pinças,bomba de travao e cremalheiras fica com o meu mail meliciaxf@gmail.com

Pardal voa cobra rasteja
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 11:33 pm

melicia escreveu:
Ora viva

Na minha Opniao não estraga assim tanto quanto isso...
andei todos os anos com a mota a supermotar enquanto tive 450 e nada tudo bem com o motor.
O unico problema que tive com a mota montada de supermotar foi em pista com uma crf 450 Nova com 4 horas de uso partiu o motor todo.
E olha que com a YZ 450 até na autoestrada andei com ela e chegou a dar 216 km por um subaru...
Desde que ponhas uma relaçao de transmiçao adequada nao vais ter problemas se for uma 450 tens que por tipo 14 a 16 dentes no pinhao e 41 a 45 na cramalheira...
Como no verao aquece muito custumava tirar as porteçoes dos radiadores ajuda a entrar mais ar...

Se precisares de material eu tenho alguma coisa que ja nao uso:
Rodas, suspençoes,discos,pinças,bomba de travao e cremalheiras fica com o meu mail meliciaxf@gmail.com

Pardal voa cobra rasteja

rodas kuanto valem para crf450r ?
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyDom Jan 10, 2010 11:58 pm

Ora viva

Para montares a mota de supermotar nao é so as rodas é preciso discos maiores, bomba travao frente mais potente e uma pinça para a frente tambem mais potente...

Rodas execel cor de aluminio natural cubos talon dourados, disco da frente 300 ou 320mm spegler, pinça frente spigler, disco traz reforçado nao me lembro da marca e uma bomba travao frente nissin tudo 1000 €

Pardal voa cobra rasteja
Ir para o topo Ir para baixo
np8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 37
Localização : vila real

supermotard Empty
MensagemAssunto: supermotard   supermotard EmptySeg Jan 11, 2010 6:21 pm

pois..aminha intençao é mm aproveitar a minha mota o melhor possivel durante todo o ano..mas claro que gostava de andar com alguma segurança..
Para ser sincero tenho alguma inveja de motas de estrada no verão...e axo que com a minha transformada nao teria mais esse problema...Wink
Ir para o topo Ir para baixo
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy


Mensagens : 521
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 37
Localização : Santarém

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySeg Jan 11, 2010 7:34 pm

Eu também quero ter uma mota para tudo. por isso estou a para trocar de mota por uma 450 par ter o melhor de dois mundos sem problemas

Cump.
Ir para o topo Ir para baixo
np8
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 37
Localização : vila real

supermotard Empty
MensagemAssunto: supermotard   supermotard EmptyQui Jan 14, 2010 7:04 pm

pois...acho que nisso o nosso tipo de motas tem mt vantagem podemos tranforma-la numa estradista, mas uma de estrada nao podemos fazer o contrario.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySex Jun 25, 2010 4:51 am

Na minha opinião, com o que gastam a transformar a mota, (e com o desgaste que lhe dão depois a andar no asfalto), mais vale comprar uma trail, (ou até uma estradeira); uma usada, baratinha
Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyQui maio 16, 2019 12:05 am

Embora seja já com alguns anitos, resolvi desenterrar este tópico pois acho serve para a dúvida que tenho.

Aqui vai:
 Há cerca de 3 anos que ando (pouco) de KTM 525 EXC de 2005 em offroad e estrada. Ou seja, de Inverno, enquanto a terra não levanta muito pó, faço enduro com uns amigos e no Verão calço as rodas de estrada e tenho uma supermotard para ir até á praia, beber uns cafés com os amigos e pouco mais. Nada de grandes passeios nem aventuras no alcatrão.

Tenho um conjunto de rodas com pneus, discos e pastilhas de travão assim como um kit de transmissão completo para offroad e outro para sm também.

O Verão está ai e a EXC OFFROAD foi ontem transformada em EXC SM mais uma vez. Pois é. E nesta troca reparei que ela está a precisar um kit transmissão novo para estrada.

 Apelava ao pessoal, que certamente tem mais experiência que eu nestas andanças a ajudar na escolha da relação mais adequada para o uso que dou à minha menina.

 Sempre usei o mesmo kit transmissão de estrada. É 1ª vez que vou trocar e a relação é de 14/46 e embora sejam voltinhas pequenas acho que é curta e como está na altura de mudar gostaria de corrigir este problema e colocar uma mais comprida. Mas, e é aqui que entra a experiência, não sei qual a mais adequada.

 Assim para o ar...15/42 é uma parvoice muito grande? Se não me engano esta moto tem de origem 15/45 em versão enduro.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyQui maio 16, 2019 11:08 am

Boas

https://www.gearingcommander.com/

Dá uma vista de olhos neste site e tens uma ideia do kit de transmissão que podes por...

Segundo o site, a tua mota tem de origem 14-48 (150.1km/h), e pores 15-42 (183.8km(h) não me parece muito mal.

Visto que motas para SM, há maior possibilidade de andar com o motor a uma rotação mais elevada e constante, na minha opinião o que interessa é que o motor vá a fazer menos esforço. No site tens um gráfico onde podes ver a rotação do motor aos 50km/h com diferentes relações de transmissão.

Com esse motor até podes por uma cremalheira de 30 dentes que força tem ele Very Happy


De salientar que os valores são teóricos... mas sempre dá uma ajuda.

Cumps

Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySex maio 17, 2019 12:59 am

Obrigado pela partilha, site muito porreiro que usei e abusei para tirar algumas dúvidas e principalmente para matar muitas curiosidades. Claro que é teórico mas deu para perceber qual a relação que mais se adequa á minha condução e trajecto que costumo fazer.
 Ao fazer as contas tive que ter em conta também a medida da roda traseira que passou de 110/100/18 para 150/60/17 o que altera o perímetro da mesma.

  Depois das contas feitas, teoricamente para mim seria 15/38 ou 14/34 onde ás 3750 rpm (metade do máx) a velocidade é cerca de 90km/h. Julgo ser uma boa velocidade cruzeiro para a moto e motor que é. A dúvida do pinhão 15 ou 14 é apenas porque custa-me a acreditar que caiba lá um de 15 dentes pois com o de 14 já não resta muito espaço.

 Se soubesse que tinha motor para mais ponderava até mesmo colocar ainda um pouco mais longa sempre com a ideia de poupar motor. Não gosto de ouvir o monocilíndrico cantar muito alto.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySex maio 17, 2019 10:45 am

O site é porreiro e costumo de aconselha-lo sempre que um amigo esteja indeciso em escolher um novo kit de transmissão.

O ideal é comparares os rpms reais que a tua mota faz com os dados no site. Aí vês se está muito longe da realidade.

Depois de uma breve pesquisa na net, li em foruns que há malta que diz que a mota tem 45cv e outros dizem que tem 60... Sabes ao certo quantos tem? Sendo um motor grande apontava para os 60cv...

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySex maio 17, 2019 9:42 pm

Julgo que os 60cv são ao motor e os 48cv à roda.
Ir para o topo Ir para baixo
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptySeg maio 20, 2019 9:41 am

YFM escreveu:
 Julgo que os 60cv são ao motor e os 48cv à roda.

Agora fiquei baralhado...

Então nas fichas técnicas dos veículos, a potencia que lá está escrita é a do motor ou à roda?

Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyTer maio 21, 2019 11:24 am

Estive em conversa com o meu mecânico que é representante KTM e ele confirmou o que disse sobre aos cv da 525. Agora o que consta nas fichas técnicas julgo serem valores ao motor.
Ir para o topo Ir para baixo
YFM
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/05/2019

supermotard Empty
MensagemAssunto: Re: supermotard   supermotard EmptyQua maio 22, 2019 1:28 am

Alterei o pinhão de 14 para 15 e notaram-se melhorias significativas. A KTM continua divertida e atrevida ao rodar o punho.
Ficou então com 15/46 e antes de fazer mais alguma alteração vou dar um tempo para ter a certeza se se justifica mudar para uma relação mais longa para um uso essencialmente citadino que dou. Para já parece-me bem.
Ir para o topo Ir para baixo
 
supermotard
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Supermotard
» Rodas supermotard
» Jantes Supermotard
» Jantes supermotard
» Vendo Husqvarna SM 610 (Supermotard; Supermoto)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Alterações/Melhorias-
Ir para: