enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPressão dos Pneus Botaof12
 

 Pressão dos Pneus

Ir para baixo 
+6
Diogo Ribeiro
Amatsu
Eduardo_Cardoso
joints
miguelktm
Bernstein
10 participantes
AutorMensagem
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 59
Localização : Leiria

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQua Mar 23, 2011 10:11 am

Que pressão usam pra andar na areia ?

Assisti recentemente a uma discussão com 2 opiniões opostas:

Pressão alta pra cravar bem os tacos na areia, e

pressão baixa pra aumentar a superficie de contacto do pneu com a areia


Em que ficamos Question scratch
Ir para o topo Ir para baixo
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQua Mar 23, 2011 10:41 am

Bernstein escreveu:
Que pressão usam pra andar na areia ?

Assisti recentemente a uma discussão com 2 opiniões opostas:

Pressão alta pra cravar bem os tacos na areia, e

pressão baixa pra aumentar a superficie de contacto do pneu com a areia


Em que ficamos Question scratch


Como nunca andei em areia, não tenho opinião formada...

Mas seguindo a lógica nem mto vazio nem mt cheio, um intermédio entre os dois, talvez entre os 0,5 psi e os 0,7.


Mais tarde pgto ao Paulo o que usava no Dakar, pois lá é que se anda em areia as sério Wink

Apesar de agora se usar mouses, penso que nos primeiros anos que o Paulo fez o Dakar ainda se usavam camaras de ar.
Ir para o topo Ir para baixo
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQua Mar 23, 2011 4:11 pm

Se for só areia sem pedra por baixo, os 0,8 psi são suficientes, mas depende do piloto!
Confirmado pelo Paulo Marques
Ir para o topo Ir para baixo
joints
Verde
Verde



Mensagens : 262
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 50
Localização : Viana do Castelo

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQua Mar 23, 2011 4:18 pm

eu acho que aumentar a pressão diminui a superficie de contacto e enterra muito o pneu
alem disso causam imenso atrito, o que tira rendimento ao andamento.

enterrar os tacos não se aplica, se reparares os pneus de areia até têm um perfil muito liso o que deve querer dizer alguma coisa Wink

[url=]http://www.rodamoto.es/OnLine/IN/productoId.aspx?Id=55868&Nom=MICHELINDESERT140/80-18RTrasero]http://www.rodamoto.es/OnLine/IN/productoId.aspx?Id=55868&Nom=MICHELINDESERT140/80-18RTrasero[/url]

isto leva a que o pneu deslize sobre a superficie da areia, sem se enterrar, mas progredindo.

o ideal será andar com a pressão tão baixa quanto possivel, um bocadinho antes de furar Smile

outra coisa muito importante é endurecer as suspensões Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 59
Localização : Leiria

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQui Mar 24, 2011 2:11 pm

Aqui na minha zona há areia com fartura !

Ás x andamos horas seguidas só em areia

Nunca me preocupei muito em alterar a pressaõ dos pneus, sobretudo pq antes ou depois, podemos ter que andar por pedras, terra, lama ou alcatrão

por isso tenho a pressão com 1 bar para tudo

(só aqui há dias baixei pra 0,8 bar pq fomos quase toda a manhã fazer subidas de calhaus e lages molhadas)


Eu tb tinha a ideia, (até do tempo que fazia tt em 4x4), que se devia baixar a pressão, pra aumentar a superficie de contacto com o solo

e que em areia o cardado não seria relevante


Mas como uma x, ao fazer subidas de areia solta, o assunto veio a discussão, quiz saber tb a vossa opinião
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo_Cardoso
Nacional
Nacional
Eduardo_Cardoso


Mensagens : 314
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 35
Localização : Barcelos

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyQui Mar 24, 2011 2:29 pm

Eu também sou da opinião que a baixa pressão dos pneus é melhor para a areia pois fica-se com mais superfície de contacto, e o que interessa nao é afundar a mota na areia mas sim andar mais solto! Normalmente os pneus específicos para areia são mais largos e com os tacos estreitos e a ocupar quase a largura toda do pneu.

Mas isso so interessa quando queremos tirar o máximo proveito da mota, como por exemplo em competição ou se andarmos mais de 80% em areia porque depois com pressão baixa e andar em terrenos de pedra o risco de furar é muito grande
Ir para o topo Ir para baixo
Amatsu
Verde
Verde
Amatsu


Mensagens : 107
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 29
Localização : Viana do Castelo

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: pressao dos pneus no monte   Pressão dos Pneus EmptySeg Mar 19, 2012 3:03 pm

bem já que há este topico vou aproveita-lo, como já disse, comprei recentemente umas rodas de mato para a minha AJP, são de camara de ar, e estão duros como ao aço, estou com 1. qualquer coisa kg de pressao, o que recomendam para andar no monte?
Ir para o topo Ir para baixo
Diogo Ribeiro
Promoção
Promoção
Diogo Ribeiro


Mensagens : 92
Data de inscrição : 08/02/2012
Idade : 34
Localização : Póvoa De Lanhoso/Braga

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptySeg Mar 19, 2012 3:55 pm

Eu aqui tenho 0,7 para todos os pisos..
Ir para o topo Ir para baixo
BrunoXCunha
Verde
Verde
BrunoXCunha


Mensagens : 147
Data de inscrição : 30/07/2012
Idade : 41
Localização : Graciosa - Açores

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyTer Fev 04, 2014 3:34 pm

Aposto que a pressão dos pneus é daqueles aspetos negligenciados por muito boa gente...

Conhecem alguma loja online onde se possa comprar um medidor de pressão dos pneus?
Ir para o topo Ir para baixo
ZBA
Promoção
Promoção



Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/05/2012

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyTer Fev 25, 2014 4:32 pm

boas

eu tenho medidor de pressão dos pneus e é daquelas coisas que mais altero antes das voltas e raramente mas algumas vez durante a volta....

Eu como ando em muito pedra prefiro andar sempre com baixa pressão....

0.5 para pedra e pedra solta

0.7 para terra / estradão

para areia nao sei pois não tenho disso aqui na zona

sou incapaz de andar com maiores pressões , mas é claro que isto vai muito de piloto para piloto.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyTer Fev 25, 2014 4:36 pm

Umas mousses e não te preocupas mais com a pressão dos pneus  Idea 
Ir para o topo Ir para baixo
Diabolicus Engineering
Promoção
Promoção
Diabolicus Engineering


Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/02/2014
Localização : Ponte de Lima

Pressão dos Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Pressão dos Pneus   Pressão dos Pneus EmptyTer Fev 25, 2014 6:36 pm

BrunoXCunha escreveu:
Aposto que a pressão dos pneus é daqueles aspetos negligenciados por muito boa gente...

Conhecem alguma loja online onde se possa comprar um medidor de pressão dos pneus?

Bruno, tudo depende do que pretendes.
Quanto mais a escala for aproximada do que pretendes melhor.
Pelo que vejo, até um 1 bar é o máximo utilizado por aqui, portanto algo até esse valor é perfeito.

Eu aconselho algo digital, pois não é preciso aferir e são muito mais consistentes nas leituras.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.diabolicus.pt
 
Pressão dos Pneus
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pressão dos pneus
» Pressão dos pneus
» Tampa alta pressão 1.6?
» maquina de lavar de pressão e compressor
» Pneus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Dicas-
Ir para: