Eu agora tenho uma YZ 250 com afinação para andar no monte, e uso a vela que a Yamaha indica, e até agora está tudo bem, a motor funciona muito bem.
Do que sei das 2 tempos é que gastam mais rapidamente as velas (fazem o dobro de ciclos de explosão que um 4 tempos) por isso se uma vela num 4 tempos dura em média 10000km numa 2 tempos dura 5000km!
Pelo meio temos que somar o factor de queimar óleo na combustão, que se não for perto do perfeito mais rapidamente gasta a vela.
Portanto numa 2 tempos é importante ter a combustão bem afinada e verificar se a faísca da vela é boa.
Não esquecer que como nas 4 tempos a cor da vela diz muito acerca do que se passa no nosso motor, a sua cor deve ser no centro da cor castanha e na borda da vela, preto mate.
Na WR450F que tenho, que é de injecção, coloquei uma da mesma referencia mas de iridium, e nada notei. Numa WR450F de carburador que tive fiz o mesmo e notei que o motor não se calava tão facilmente, mas em potência não notava nada.
Já fiz a experiência de ver a faísca que uma vela de iridium faz, e em comparação a uma normal da mesma referencia, a faísca é mais continua e precisa.
Outro factor a ter em conta nas velas de iridium é factor durabilidade, está provado que duram o dobro de uma vela convencional e aguentam mais as temperaturas elevadas.