enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarComparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Botaof12
 

 Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyTer maio 07, 2019 10:17 pm

Mais uma vez resolvi partilhar mais um comparativo que fiz com a minhas motas actuais, uma Yamaha WR450F 2012 e a minha nova aquisição a Yamaha YZ250 de 2006! sim leram bem 2006.
Só para quem ainda não tenha percebido, a Yamaha desde 2005 produz a versão YZ250 que mecânicamente e a nível de comportamento e performances é igual a uma YZ250 de 2019! A única coisa que mudou foi a estética de resto tudo igual, incrível!
A YZ250 é uma versão de motocross mas com umas alterações fica uma mota de Enduro.
Esta que comprei eu já fiz umas alterações a nível de motor e protecções de resto está original, aliás esta comprei por estar 100% original, um verdadeiro achado. Devido ao seu estado, deu-me a uma excelente base de trabalho e ter a liberdade de fazer as alterações que acho mais importantes na mota.
Mas vamos ao que interessa, o comparativo.

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Img_2011

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Foto0310


Supensões:
As duas partilham exactamente do mesmo material Kayaba, a este nível pouco há a dizer e simplesmente o único comentário que faço é que a Yamaha tem há muitos anos um excelente material nas suas motas.
A suspensão da frente da WR está preparada por mim e para mim e está TOP, a da YZ ainda não mas pelo que experimentei gostei mesmo com os parâmetros originais! Sei que são mais duras por ser de motocross, mas talvez devido ao meu peso 90kg as suspensões da YZ para um uso Enduro estão bastante boas, foi só preciso afinar a mola do amortecedor de trás.

Quadro
Ambas tem quadro de alumínio e aqui há muitas diferenças, o da WR um 100% perimetral, é maneável e estável,
O da YZ é um de uma coluna única central e duplo berço na zona inferior, bem mais maneável e por incrível que possa parecer é quase tão estável que o da WR! Apesar da diferença de 20kg entre as duas motas é incrível o comportamento do quadro da YZ.
Na distancia ao solo o a da YZ250 tem uma margem bem superior que o da WR450F, e apesar disso nota-se que a YZ250 é muito mais compacta que a WR450F (grande diferença)
Em situações de trialeiras então é que se nota a diferença, na YZ basta pensar que a mota faz, na WR podemos pensar, mas tem de haver muita vontade para a mota fazer!
Em estradões a WR é rainha, alta velocidade por cima de pedras acho que não há quem a acompanhe, segura incisiva tremendamente eficaz, até assusta por vezes a velocidade a que passa pelos obstáculos, mas sem nunca apanhar sustos!
A YZ neste campo gostei, mas nota-se que os 20kg a menos e o efeito de travão do motor fazem falta, mas uma coisa é certa a direcção não mexe! (efeito quadro + suspensões) TOP

Motor
Bem neste campo acho que há então as grandes diferenças.
O 4 tempos é poderoso e desde as baixas rotações até as altas temos força e resposta imediata, e em altas é impressionante o facto de até ao corte de ignição, ter muita potência.
O da YZ 250 de origem é "bruto" faz lembrar os primeiros motores turbo dos carros, que quando entrava fazia encostar ao banco, bem na YZ levanta a roda da frente e a traseira escorrega, é só adrenalina, mas em termos de eficácia é bem mais fraco que o da WR, e nota-se bastante que quando passa a sua rotação ideal perde potencia! (típico dos 2 tempos)
Contudo o desta YZ 250 já foi preparado para andar pelo monte e agora é bem mais dócil e tem força em baixas, ainda se nota a entrada da válvula de escape mas está bem mais amansada. Mesmo assim o motor da WR450F é bem mais poderoso e faz a mota andar para a frente de forma mais eficaz. Onde o motor da YZ bate o da WR é mesmo em muito baixas rotações, tem mais disponibilidade, não vai abaixo e tem força, excelente para trialar.
Em termo de consumos, ainda não consigo dizer o que consome o da minha nova YZ (mas deve gastar bem mais e ainda tem o óleo!), o da WR faz 6lts aos 100km.
A nível de aquecimento, o motor da YZ anda sempre mais frio que o da WR,nas mesmas situações e temperaturas ambiente, mas isso é típico dos motores a 2 tempos, menos os TPI!

Travões
Aqui os da WR são melhores principalmente o da frente, mas a grande diferença é o efeito de travão que o motor da WR450F faz e isso ajuda em algumas situações (zonas rápidas).

Sensações gerais
Bem, eu desde que me lembro de andar no monte de mota, e já lá vão 25 anos, nunca tinha tido uma 2 tempos, já tinha experimentado, mas ter uma minha, esta YZ250 é a 1ª!
A maior razão por ter comprado esta mota foi devido ao facto de querer experimentar algo bem diferente e aqui acho que acertei em cheio, a YZ250 é uma autentica "bicicleta" com motor a WR450F é uma mota para pilotos experimentes e com boa forma física.
Com esta YZ250 abri um leque de utilização diferente de mota de monte, agora posso pensar em fazer zonas mais complicadas sem receio de ficar "atolado" e com muita maior margem de passagem por dificuldades com maior facilidade, e claro cansar-me menos!
Em conclusão, cada uma tem as suas virtudes, mas a YZ250 deixou bastantes boas impressões.
Para já vou ficar com as duas motas, até porque da WR450F tenho o kit original de homologação que permite colocar a mota numa autentica mota do dia a dia, e dessa forma ainda fico com a possibilidade de quando quiser fazer estiradas mais longas no monte, a poder utilizar.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQua maio 08, 2019 9:37 am

Excelente comparativo! Obrigado por partilhares com a malta. cerveja
Basicamente, aqui estão bem patentes as diferenças de uma 2T para uma 4T. dargas

LUIS QUINTA escreveu:
Apesar da diferença de 20kg entre as duas motas...
Ora aqui está uma grande diferença que, obrigatoriamente, tem que se fazer notar.

Conclusão imediata: a YZ, leve e ágil, com as devidas adaptações, é melhor para enduro; a WRF é melhor para circular em zonas rápidas e estradões.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
jdurao9
Verde
Verde



Mensagens : 126
Data de inscrição : 26/10/2016

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptySex maio 17, 2019 10:56 am

Exelente Very Happy

Tenho um amigo que tem uma YZ 250 de 2004 de origem e que adora a mota para as trialeiras. Já exprimentei a mota e posso dizer que é muito mais leve que a minha GG EC300 mas também mais brusca. A válvula quando abre tem que se estar à espera Very Happy

A nível de suspensões prefiro as Marzocchi Very Happy

Boa sorte com a nova máquina.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Duarte
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/12/2018

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyTer maio 21, 2019 11:50 pm

Muito bom comparativo Luis!! 👍

Eu actualmente também partilho a mesma opinião em relação á YZ 250, depois de ter trocado também a WR 450 que tinha, aliás tb sempre tinha tido motas a 4 tempos, mas depois de experimentar uma YZ a 2 tempos fiquei maravilhado com a condução leve e solta que proporciona em relação ás WRs que sempre tive, e como a idade já não perdoa, nada como uma motinha leve pra curtir sem cansar tanto! 😄

Agora só gostava de saber quais as alterações que fizeste a nível de motor para a tornar mais dócil e com mais baixas?

Obrigado, cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptySeg Jun 24, 2019 9:39 am

Não tenhamos dúvidas que a YZ 250, com a devida preparação, é uma óptima moto de enduro. É a máquina que o Diogo Vieira utiliza, com sucesso, no Hard Enduro: dirt

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Img-2710

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 65319711
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQua Jun 26, 2019 10:24 pm

Joaquim Duarte escreveu:
Muito bom comparativo Luis!! 👍

Eu actualmente também partilho a mesma opinião em relação á YZ 250, depois de ter trocado também a WR 450 que tinha, aliás tb sempre tinha tido motas a 4 tempos, mas depois de experimentar uma YZ a 2 tempos fiquei maravilhado com a condução leve e solta que proporciona em relação ás WRs que sempre tive, e como a idade já não perdoa, nada como uma motinha leve pra curtir sem cansar tanto! 😄  

Agora só gostava de saber quais as alterações que fizeste a nível de motor para a tornar mais dócil e com mais baixas?

Obrigado, cumprimentos.

Neste momento posso dizer que a minha Yamaha está com 400g de peso no volante, agulha de carburador mais pobre que a de origem e o que a fez mudar radicalmente foi a mola de válvula de escape que troquei pela a da Yamaha YZ250X ref:  90501290A2 e que custa +/- 13,50€.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQua Jun 26, 2019 10:51 pm

Jofico escreveu:
Não tenhamos dúvidas que a YZ 250, com a devida preparação, é uma óptima moto de enduro. É a máquina que o Diogo Vieira utiliza, com sucesso, no Hard Enduro: dirt

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Img-2710

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 65319711

E o mais incrível disto tudo é que a Yamaha desde 2005 até aos dias de hoje, produz esta mota sem alterações significativas, pelo menos nas principais, motor, quadro, e suspensões, e continua a ser uma mota competitiva e actual Exclamation scratch e não sou eu que o digo mais sim toda a critica que testa e faz comparativos entre motas.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQui Jun 27, 2019 9:06 am

LUIS QUINTA escreveu:
E o mais incrível disto tudo é que a Yamaha desde 2005 até aos dias de hoje, produz esta mota sem alterações significativas, pelo menos nas principais, motor, quadro, e suspensões, e continua a ser uma mota competitiva e actual Exclamation scratch e não sou eu que o digo mais sim toda a critica que testa e faz comparativos entre motas.
É verdade, sendo o único japonês a manter a produção das 2T, o que só prova que a mota é excelente  dirt  !
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Filipecpm1
Promoção
Promoção



Mensagens : 24
Data de inscrição : 16/01/2015

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQui Jun 27, 2019 7:31 pm

Caro Luís,

Excelente comparativo!

Gostava de saber a tua opinião em relação a um aspecto que considero muito importante, a falta de embraiagem hidráulica, isto é, quando estamos naqueles trilhos fechados, até que ponto essa embraiagem se pode tornar cansativa.
É certo que o Vieira a usa em hard enduro e com bons resultados.

Abraço


LUIS QUINTA escreveu:
Jofico escreveu:
Não tenhamos dúvidas que a YZ 250, com a devida preparação, é uma óptima moto de enduro. É a máquina que o Diogo Vieira utiliza, com sucesso, no Hard Enduro: dirt

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Img-2710

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 65319711

E o mais incrível disto tudo é que a Yamaha desde 2005 até aos dias de hoje, produz esta mota sem alterações significativas, pelo menos nas principais, motor, quadro, e suspensões, e continua a ser uma mota competitiva e actual Exclamation scratch e não sou eu que o digo mais sim toda a critica que testa e faz comparativos entre motas.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptyQui Jun 27, 2019 8:13 pm

Como é óbvio uma embraiagem hidráulica tem vantagens,não só pela maior "levesa" bem como o facto de se auto ajustar mesmo quando a embraiagem está quente. Contudo uma mecânica tem a vantagem de se poder afinar ao nosso gosto o ponto de embraiagem e em termos de manutenção é bem mais simples.
Para ter a funcionar bem uma embraiagem mecânica da YZ 250, o "segredo" então ter o cabo em bom estado e lubrificado, uma manete redutora (facultativo) e montar as molas de embraigem da versão X, ou as das WR400 ou 426F.
Completamente original a embraiagem da YZ torna-se cansativa, mesmo com o cabo lubrificado, pelo que se aconselha realente as alterações que digo para ela ficar mais leve no seu accionamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptySeg Jul 08, 2019 9:16 am

E como aqui falamos da qualidade da YZ 250, aproveito este tópico para referir que o Diogo Vieira começou, no passado fim-de-semana, o campeonato de Super Enduro a vencer, em Fafe. dirt

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 021-3510
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250   Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 EmptySeg Jan 06, 2020 9:15 am

Esteve muito bem o Diogo Vieira, no passado fim-de-semana, no GP da Alemanha de SuperEnduro: terminou a noite com o seu melhor resultado da temporada, 8° lugar numa manga e ficou em 11° no GP! cheers
Como curiosidade, importa referir que é a única mota japonesa em prova.  dirt

Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250 81703410
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
 
Comparativo Yamaha WR450F vs YZ250
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comparativo entre YAMAHA WR450F de 2007 e YAMAHA WR450F 2012
» yamaha YZ250 2T
» Vendo Yamaha YZ250-F 2011
» Descompressor Yamaha Yz250 F 2001
» KTM XC300 e Yamaha YZ250 a batalha!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Testes-
Ir para: