Mais uma vez resolvi partilhar mais um comparativo que fiz com a minhas motas actuais, uma Yamaha WR450F 2012 e a minha nova aquisição a Yamaha YZ250 de 2006! sim leram bem 2006.
Só para quem ainda não tenha percebido, a Yamaha desde 2005 produz a versão YZ250 que mecânicamente e a nível de comportamento e performances é igual a uma YZ250 de 2019! A única coisa que mudou foi a estética de resto tudo igual, incrível!
A YZ250 é uma versão de motocross mas com umas alterações fica uma mota de Enduro.
Esta que comprei eu já fiz umas alterações a nível de motor e protecções de resto está original, aliás esta comprei por estar 100% original, um verdadeiro achado. Devido ao seu estado, deu-me a uma excelente base de trabalho e ter a liberdade de fazer as alterações que acho mais importantes na mota.
Mas vamos ao que interessa, o comparativo.
Supensões:
As duas partilham exactamente do mesmo material Kayaba, a este nível pouco há a dizer e simplesmente o único comentário que faço é que a Yamaha tem há muitos anos um excelente material nas suas motas.
A suspensão da frente da WR está preparada por mim e para mim e está TOP, a da YZ ainda não mas pelo que experimentei gostei mesmo com os parâmetros originais! Sei que são mais duras por ser de motocross, mas talvez devido ao meu peso 90kg as suspensões da YZ para um uso Enduro estão bastante boas, foi só preciso afinar a mola do amortecedor de trás.
Quadro
Ambas tem quadro de alumínio e aqui há muitas diferenças, o da WR um 100% perimetral, é maneável e estável,
O da YZ é um de uma coluna única central e duplo berço na zona inferior, bem mais maneável e por incrível que possa parecer é quase tão estável que o da WR! Apesar da diferença de 20kg entre as duas motas é incrível o comportamento do quadro da YZ.
Na distancia ao solo o a da YZ250 tem uma margem bem superior que o da WR450F, e apesar disso nota-se que a YZ250 é muito mais compacta que a WR450F (grande diferença)
Em situações de trialeiras então é que se nota a diferença, na YZ basta pensar que a mota faz, na WR podemos pensar, mas tem de haver muita vontade para a mota fazer!
Em estradões a WR é rainha, alta velocidade por cima de pedras acho que não há quem a acompanhe, segura incisiva tremendamente eficaz, até assusta por vezes a velocidade a que passa pelos obstáculos, mas sem nunca apanhar sustos!
A YZ neste campo gostei, mas nota-se que os 20kg a menos e o efeito de travão do motor fazem falta, mas uma coisa é certa a direcção não mexe! (efeito quadro + suspensões) TOP
Motor
Bem neste campo acho que há então as grandes diferenças.
O 4 tempos é poderoso e desde as baixas rotações até as altas temos força e resposta imediata, e em altas é impressionante o facto de até ao corte de ignição, ter muita potência.
O da YZ 250 de origem é "bruto" faz lembrar os primeiros motores turbo dos carros, que quando entrava fazia encostar ao banco, bem na YZ levanta a roda da frente e a traseira escorrega, é só adrenalina, mas em termos de eficácia é bem mais fraco que o da WR, e nota-se bastante que quando passa a sua rotação ideal perde potencia! (típico dos 2 tempos)
Contudo o desta YZ 250 já foi preparado para andar pelo monte e agora é bem mais dócil e tem força em baixas, ainda se nota a entrada da válvula de escape mas está bem mais amansada. Mesmo assim o motor da WR450F é bem mais poderoso e faz a mota andar para a frente de forma mais eficaz. Onde o motor da YZ bate o da WR é mesmo em muito baixas rotações, tem mais disponibilidade, não vai abaixo e tem força, excelente para trialar.
Em termo de consumos, ainda não consigo dizer o que consome o da minha nova YZ (mas deve gastar bem mais e ainda tem o óleo!), o da WR faz 6lts aos 100km.
A nível de aquecimento, o motor da YZ anda sempre mais frio que o da WR,nas mesmas situações e temperaturas ambiente, mas isso é típico dos motores a 2 tempos, menos os TPI!
Travões
Aqui os da WR são melhores principalmente o da frente, mas a grande diferença é o efeito de travão que o motor da WR450F faz e isso ajuda em algumas situações (zonas rápidas).
Sensações gerais
Bem, eu desde que me lembro de andar no monte de mota, e já lá vão 25 anos, nunca tinha tido uma 2 tempos, já tinha experimentado, mas ter uma minha, esta YZ250 é a 1ª!
A maior razão por ter comprado esta mota foi devido ao facto de querer experimentar algo bem diferente e aqui acho que acertei em cheio, a YZ250 é uma autentica "bicicleta" com motor a WR450F é uma mota para pilotos experimentes e com boa forma física.
Com esta YZ250 abri um leque de utilização diferente de mota de monte, agora posso pensar em fazer zonas mais complicadas sem receio de ficar "atolado" e com muita maior margem de passagem por dificuldades com maior facilidade, e claro cansar-me menos!
Em conclusão, cada uma tem as suas virtudes, mas a YZ250 deixou bastantes boas impressões.
Para já vou ficar com as duas motas, até porque da WR450F tenho o kit original de homologação que permite colocar a mota numa autentica mota do dia a dia, e dessa forma ainda fico com a possibilidade de quando quiser fazer estiradas mais longas no monte, a poder utilizar.