Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

showa sff 2013

Ir em baixo 
AutorMensagem
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: showa sff 2013   Qui Ago 23, 2018 8:57 pm

boas malta, a uns tempos troquei a minha kx250f de 2008 por uma de 2013, e neste momento tenho que trocar os vedantes de suspensão pois de um lado está a perder óleo. a suspensão é da showa sff com preparação Reiger, e neste momento, após ver tantos videos no youtube e decifrar o manual de serviço, sinto-me tentando a fazer o serviço cá em casa, ferramenta adequada eu tenho.
Mas antes de começar a fazer o serviço à só uma coisa que me esta a fazer confusão, que é as quantidades que vem mencionado no manual da moto.
ora vamos lá:

lado esquerdo

tubo/cilindro interior
standard oil capacity: 330ml
Standard oil level : 115-123mm

tubo/cilindro exterior
standard oil capacity: 320+-2,5ml (EUR, BR) 300+-2.5ml
adjustable range: 300~340ml

lado direito

tubo/cilindro exterior
standard oil capacity:235+-2.5ml
adjustable range: 230~378ml

ok, do lado esquerdo eu percebo que tenho que acrescentar os tais 330 ml, e depois de purgar o ar devo com uma seringa e mangueirinha retirar o excesso mantendo a medida entre os 115 e os 123mm apartir do topo do tubo/cilindro até ao nível do óleo, mas o porque 115 ou 123mm? não deveria ser uma medida exacta? posso optar por um valor entre esses dois ou qual devo escolher? quais são as influências?
na quantidade de óleo do tubo exterior que estão a vermelho, são mencionados dois valores , novamente pergunto o porquê?

e o que é o adjustable range? porque varia entre os 300~340 ml do lado esquerdo e os 230~378 do lado direito? que alteração faz se eu optar por mais ou menos quantidade entre esses valores?

porque nas quantidades tem por exemplo "230+-2.5"? a que se refere o mais ou menos 2.5?

mecanicamente não me assusta desmontar e montar a suspensão, só tenho pequenas duvidas com essas quantidades e o que optar.

agradecia dicas pessoal.

muito obrigado abraçoes
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sex Ago 24, 2018 3:56 pm

Isso é muito simples, as quantidades de óleo nessas forquetas como tu proprio conferiste variam consoante o tubo exterior (lubrifica e faz alguma resistência na compressão) e o óleo no tubo interior (cartuxo fechado não pode conter ar, e deve ter uma quantidade suficiente para preencher o tubo depois de fechado). Neste ultimo que referi não te preocupes com o um nível exacto, mas sim com um nível mínimo que permita fechar o cartuxo sem que fique com ar, aliás com certeza que viste fazer purga desse cartuxo depois de ser fechado.
Nos tubos exteriores, ai sim se colocares muito óleo a suspensão fica mais dura e com menos fica mais mole.
"Adjustable Range" (ajuste de trabalho) significa o tal ajuste que pode fazer com o nível de óleo.
O facto de teres quantidades diferentes na perna esquerda e direita, com certeza que tem haver com a parte interna ser diferente.
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sex Ago 24, 2018 9:32 pm

Ou seja Luís, entendo o que me diz, no copo interior devo optar pelos 115mm para garantir que tem mais óleo no seu interior quando fechado mas posso por até por exemplo 110mm (o que faz com que tenha mais óleo) para garantir q n fica mesmo ar. Sim no manual refere a purgar o ar depois de fechado tem um furinho de lado certo?

Mas e o copo exterior esquerdo porque que tem duas medidas? As q estão a vermelho? o que significa os mais menos 2.5?

Posso então , fazendo eu mais monte do que pista , optar por pôr a medida mínima a fim de deixar a suspensão mais mole!? Por exemplo 300ml de um lado e 235ml do outro?

Obrigado Luís pelas ajudas e um abraço
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sex Ago 24, 2018 10:24 pm

Os 2,5ml é uma pequena margem, que muito sinceramente não serve de muito...mas o que dizes demonstra bem que percebes-te o que eu disse.
Se fazes monte e queres uma suspensão menos rija, coloca menos óleo, tendo como limite a media mínima dada pelo fabricante com uma variação dos tais 2,5ml.
Quanto ao cartuxo interior, o tal furo serve para escoar o óleo em excesso, para isso basta comprimir a haste ao máximo e esperar que saia o óleo excedente.
Para verificares que está tudo bem, ao comprimir a haste, esta deve retomar a sua posição de forma suave e sem ruídos.
Quanto a altura do óleo, pela minha experiência opta por garantir a de 115mm ou 114mm (no teu caso) pois desta forma consegues o teu objectivo e com a vantagem de ao ter menos óleo, consegues fechar o cartuxo de forma mais fácil (menos força). Certifica-te é que o sistema fica sem ar nenhum e que sai o excedente de óleo.
Bom trabalho
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 12:34 am

Sim mas se eu meter 114mm vai ficar mais óleo dentro do cartucho do que se meter a 123mm a baixo do topo do cartucho? Certo? Percebo pela lógica que será melhor meter os 114 ou 115mm...

Já agora Luís o porque de duas medidas no tubo exterior esquerdo? 300 e 320 ? Sendo que a margem de trabalho é entre 300 e 340ml? no direito só tem uma ...

Agradeço a paciência mas gosto de esclarecer os porquês das coisas Smile

Obrigado e abraço
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 12:57 am

Pois, peço desculpa, disse 114mm mas disse mal.
se o intervalo é entre 123mm e 115mm como é óbvio e seguindo o meu raciocino deves tentar fechar com o mínimo 123mm ou 122mm, pois a medida é obtida do topo do cartuxo.
Quanto aos tubos exteriores o da direita por ter uma só medida, deves respeita-la, pois o construtor quer garantir que a lubrificação interna seja garantida, na esquerda o que disse mantenho, menos óleo e tens menos dureza e mais nível mais dureza.
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 11:26 am

Pois, eu entendi o raciocínio mas achei estranho que a escrita indicava o contrário. Mas boa entendi perfeitamente Luís, estou esclarecidissimo e muito grato!!

Agora fui dar um espreitadela ao manual de utilizador ( os valores que vi foi no manual de mecânico) e por exemplo já só refere uma medida na perna esquerda que são os 320ml embora no adjustable range são os mesmos 300-340ml...curioso que neste manual tem uma tabela que não tem no manual de mecânico que se refere a perna direita, e específica quantidades diferentes em caso de se substituir a mola. Essa tabela está dividida em 2. soft K= 9.0n/mm e hard K=9.8n/mm e para cada uma delas tem medidas diferentes, isso refere se ao caso de a mola ser trocada certo? Pois neste mesmo manual antes da tabela que referi tem a tabela com os mesmos valores que tem no outro manual de mecânico mas diz que esses valores são os referentes a uma mola 9.4n/mm (0.96kgf/mm). Então está eh a mola que vem de origem? E tendo a mota preparação reiger não terá sido alterado a mola?

Quando fizer o serviço vejo se ainda consigo partilhar aqui umas fotos ou até mesmo um vídeo...

Cumps.
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 12:48 pm

Pois...se a taragem das molas forem alteradas é óbvio que o fabricante também indique diferentes níveis de óleo.
Uma das hipoteses era entrar em contacto com o preparador (normalmente dão uma ref. a cada suspensão alterada) e tentar saber o que foi feito ao certo. Outra hipotese é ao abrir a forqueta esquerda tentar vazar o óleo usado para um recipiente tipo tabuleiro (deixa escorrer uns 15min) e depois viras para um medidor. Nesse processo vais ter uma ideia da quantidade de óleo que lá estava. Ao ter o valor somas no fim mais 30ml +/- e tens o valor.
Mas sem stress, eu pela minha experiência esses valores tem margem, e lá está, o próprio fabricante dá a tal margem +/- 2,5ml.
Seria muito bom publicares umas fotos ou um video, eu é que estou sempre a fazer estas coisas para mim e meus amigos e nunca me lembro de publicar, simplesmente porque nunca me lembro de tirar fotos nem de filmar. Como faço sempre o trabalho sozinho na garagem e sempre a correr esse pormenor da multimédia passa-me ao lado Laughing
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 1:49 pm

Mas diz para ver a quantidade que lá tem do lado esquerdo? A mola é do lado direito...mas eu acho que percebi a ideia...se bem que do.lado direito é que perde óleo. Não tenho noção de quanto mas já saiu algum...vou optar por tentar contactar a reiger pois assim ao menos também fico a saber que preparação tem...já me disseram que a minha suspensão está muito boa, e noto que em saltos a frente responde muito bem assim como a traseira, mas na de 2008 que tive tinha preparação para enduro da racetech e a coisa era um bocado diferente...queria ver se com esta da reiger conseguiria chegar lá...como eu sei a ref. Ou assim da preparação que eles fizeram?

Vou tentar por uma GoPro

Abc
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 2:18 pm

Pois...queria dizer direita como é óbvio Embarassed
Normalmente os preparadores colam uma etiqueta na suspensão com a tal ref.
Se não tens na tua tens mesmo de fazer como disse.
O facto de já ter perdido óleo isso vai acabar por adulterar um pouco a tua medição, a não ser que tenha andado pouco dessa maneira.
Falas que já tiveste uma preparada com peças da RaceTech, eu também já preparei uma Kayaba de uma Wr450f de 2007 com esse material e realmente ficou top, contudo agora preparei uma de 2012 uma Kayaba SSS e ficou ainda melhor e tudo com o material original. Se calhar com a gold valve da Race Tech ficava ainda melhor, mas com o que fiz eu já estou muito contente.
A preparação que fiz foi nas válvulas de compressão, retirei anilhas e fiz uma construção com dois passos, uma para pequenos impactos e outra para os impactos mais fortes.
Este tipo de alteração apreendi a fazer na net e com os manuais da Race Tech.
As suspensões são um factor bastante importante no desempenho fora de estrada e cada vez mais reparo que o utilizadores de motas de enduro gastam mais dinheiro neste pormenor de afinação.
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 5:12 pm

Não sei se a preparacao da racetech eh melhor que as outras nem tão pouco sabia o que estava lá dentro, mas que eram muito responsivas eram...as minhas como estão com a preparação reiger para motocross estão excelentes, mas para o que pretendo queria mais macio...ja me falaram nisso das Anilhas mas acho que. Já eh um nível mais elevado para mim ????
Contudo também já em conversa com um amigo mecânico ele falou que uma preparação dessas de "anilhas" em que se saiba o que essta a fazer mesmo numa suspensão de origem ficava muito boa. Por isso acredito que o consiga fazer!

onde posso ver isso no youtube?
Já agora Luís, estava a pensar meter óleo motorex 2.5?! Aconselha outra coisa melhor?
Devo também mudar os raspas? A mota deve ter no máximo 100horas, umas 30 na minha mão...
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 8:03 pm

Este video como podes ver não é o da tua mota, mas dá para ver o principio e como funciona o procedimento. Mas encontras muitos mais, basta pesquisares com termos em inglês (usa o google tradutor)
Existe um forum Thumpertalk que tem "toneladas" de informação (mas tudo em inglês)
Para trabalhar com as anilhas é preciso paciência e muita concentração, pois é um trabalho delicado, as anilhas são bastante finas, facilmente ficam coladas umas nas outras e é muito fácil haver enganos. Para não dizer que na hora de montar é preciso muito cuidado para não as trilhar (já me aconteceu) e depois só com umas novas.
Depois convém ter uma chave dinanométrica para dar o aperto certo (muito pouco) nas porcas sem as moer e cola de parafusos para não desapertarem durante o uso.
Quanto aos óleos aqui posso dizer que pela minha experiência a nível de marcas existem 3 catagorias, os baratos os médios e os muito caros, eu cá uso os médios cerca de 12€ a 15€ o litro, os caros podem ir aos 30€ (Ohlins) realmente fazem diferença (já usei) mas os médios acabam por compensar (metade do preço). Por isso de marcas não te quero influenciar pois não sou vendedor, mas nas viscosidades, como já deves saber, há diferença, um 2,5w é mais fino (torna a suspensão mais suave) e o 5w mais viscoso torna a suspensão mais dura. No entanto em termos gerais as marcas usam mais o 5w nas forquetas o 2,5W é mais nos amortecedores. Eu por exemplo na minha Kayaba sss faço mistura de 2,5 com o de 5 e obtenho um 3,5w, faço isso porque a Kayaba aconselho um óleo original que é Kayaba 01, não falam em W, contudo nas minhas pesquisas na net soube que o óleo deles é 3,5W e como 1 litro desse óleo só custa 25€ eu cá desenrasquei-me misturando e resulta.
Quanto a troca dos raspadores, o segredo está na manutenção em passeios com lama e água a cada volta limpar (basta baixar e aplicar um spray de silicone) usa papel para os secar, no fim aplica uma massa lubrificante muito fina ou um pouco de óleo de forque de 20w. Vais ver que dessa forma os rapadores duram e duram. No verão ou tempo seco com pó, a cada duas ou três voltas e nesse tempo não apliques a massa ou óleo. Eu nas minhas forquetas estou a usar material da SKF, reduz a fricção em 20% e eu noto muita diferença para os originais até mesmo em durabilidade https://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/sus_skf_01 cada kit trás vedante e raspador.
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Ago 25, 2018 9:01 pm

Os meus raspas também são skf . O óleo que vem no manual eh o shows ss-19 pelo que vi na NET equivale a 5w.... 55libras :p não me guio pela marca. Ia optar por motorex pq arranjo aqui numa loja perto de peças e torna se prático mas vou pesquisar na net

Vou ficar de olho nesses videos :p
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Seg Ago 27, 2018 1:18 am

Já agora, opto por usar o 5w que eh o recomendado ou o 2.5?

O óleo Bel Rey é bom?
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Seg Ago 27, 2018 8:55 am

Se queres uma suspensão da frente mais macia usa o 2,5W, o 5W é o recomendado pela marca (segundo dizes)
O óleo Bel Ray por acaso nunca usei, mas pelo que observo é uma marca com qualidade nos seu productos.
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Seg Ago 27, 2018 10:27 pm

Pois eh que a bel Rey acho que.nao tem 2,5 mas sempre me falaram como sendo um bom óleo...por mim a marcas eh indiferente quero eh garantias de que seja bom. Embora os trocos pesem também mas mais 5 menos 5 não será o factor decisivo..
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Ter Ago 28, 2018 11:18 pm

encontrei estes vídeos, vê lá se tem interesse para ti

Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Sab Set 01, 2018 9:08 pm

Obrigado Luís já vi esse e outros 500x's eheheh por isso acho q o consigo fazer só estou a espera da chave
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Dom Set 02, 2018 2:00 am

Pois...eu faço o mesmo, quando tenho de fazer qualquer serviço que não sei bem como é.
O que seria sem o YOUTUBE confused
Ver perfil do usuário
Ninja kx250f
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   Dom Nov 04, 2018 4:17 pm

Boas só para fechar o topico, vim deixar o feedback do trabalho. Para ser sincero não noto muita diferença no funcionamento da suspensão depois da mudança do óleo mas visto também que o problema não era preparação mas sim por perder óleo e ter que mudar o vendante .. depois de algumas voltas dadas já, acho que está aprovado o meu serviço...acabei por usar o óleo da motorex e os vedantes da athena, o processo foi mais ao menos simples mas para primeira vez até nem achei complicado. .reparei foi que aquelas peçonhas em bronze já estavam com sinais de desgaste e por enquanto montei assim mas na próxima já leva com esse material todo! Abraços e obg pela ajuda!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: showa sff 2013   

showa sff 2013
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: