enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarPercursos em GPS Botaof12
 

 Percursos em GPS

Ir para baixo 
+24
hpwd
aalto
HL
paulo G
jpsc
bessaj
_RM_
carlos maia
Dottore
netricas
Bernstein
pepe
Luis Lima
queiros
yoshi
pirex
ruireis
Joao
kfx
Vale dos Duros
ricardodacosta1
paxx
miranda
valmeiral
28 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Ago 27, 2009 11:00 am

Uma coisa que raramente vejo pela minha zona é GPS nas motas e acho que devia ser uma coisa que deviamos promover.

O que eu gostava é quem tiver GPS que grave os percursos que faz normalmente em treino ou em passeio e que os partilhe aqui neste local.

A ideia é conseguirmos criar uma base de dados de percursos de Enduro de todo o país em que todos pudessem percorrer usando um GPS como guia. O conceito é algo parecido com o Geocaching (http://www.geocaching.com/) mas feito de mota. Podem inclusivé colocar lá uma cache para que fique registado que já percorreu aquele percurso.

Muitas vezes gostava de ir treinar para um terreno diferente, mas como não conheço os percursos e não tenho nenhum guia então não vou. Isto deve-se passar com muitos mais de voçês.

Outro dos motivos é eu querer treinar usando o GPS como guia para aprender mais acerca de navegação. Se conseguirmos isso acho que dentro de 2 anos já podemos ir todos ao Romaniacs para ganhar aquilo. :-)

Coloquem os percursos e registem os seguintes pontos:
1. Descrição dos percurso;
2. Local de partida e chegada (convém que seja o mesmo);
3. Postos de abastecimento de combustível;
4. Contacto de alguém da zona que sirva como Guia ou como SOS;
5. Nível de dificuldade (1-Muito fácil;...; 5-Extreme de lagares);
6. Ficheiro do percurso indicando o formato em que está gravado (Garmin, etc...);
7. No percurso indicar alternativas às zonas mais difíceis;
8. Percurso gravado no GoogleEarth;
9. Se possível no GoogleEarth colocar algumas fotos de certos pontos no percurso;
10. Duração do percurso indicando a duração miníma e máxima (ex. Entre 2 a 4 horas);

Adicionem os pontos extra que acharem bem.

Quem puder que contribua de forma a que a gente consiga ter percursos de todo o país.

Não sei se já existe algo do género mas se não existir este fórum é um bom local para se começar.
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Ago 27, 2009 11:21 am

Um dos assuntos que pode interessar a alguns é quais os melhores aparelhos de GPS para o Enduro.

Coloquem aqui também os vossos aparelhos indicando os pontos fortes e fracos, o preço e onde se podem comprar mais barato.

Eu tenho o um Amaryllo Trip Tracker (http://www.amaryllo.com/almooj/sports-products/index.php).

Pontos fortes:
1. É muito pequeno;
2. Tem bluetooth (dá para ligar ao pda e navegar no carro);
3. Permite gravar tudo num cartão sd o que possibilita a gravação de muitas rotas.
5. Preço de 150€.

Pontos fracos:
1. Não é SIRF III (chip mais recente para a recepção de sinal GPS);
2. O mostrador é muito pequeno;
3. É melhor para registar rotas e não para percorrer uma rota;
4. Os apoios de trás não são muito fortes e por isso ele salta fora na primeira trialeira.

Eu ando a pensar comprar um melhor e mais preciso. A melhor opção por agora é o Garmin GPS MAP 60 CSx (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=310).

Os pontos a favor são:
1. A precisão em locais abrigados por árvores e vegetação;
2. A existência de inumeros suportes resistentes para colocar na mota;
4. Mostra os mapas topográficos no ecrã. Os de Portugal são oferecidos na compra.
5. Tem cartão SD;
6. Tem bussula e barómetro
7. É de uma marca bastante fiável que é a Garmin.

O problema é o preço
1. http://www.espsonoros.com/produtos_show.htm?id=1&idprod=2&idsubfam=);
2. http://www.lojagps.com/catalogo/product_info.php?cPath=26_30&products_id=29

Se encontrarem mais barato digam-me. Eu aínda não fui aos leilões procurar usados ou recondicionados mas aínda por agora é bastante caro. São 4 jogos de pneus...

Comentem e ajudem-me a encontrar outra alternativa que seja melhor ou mais barata.
Ir para o topo Ir para baixo
miranda
Verde
Verde
miranda


Mensagens : 285
Data de inscrição : 16/08/2009
Idade : 54
Localização : Torres Vedras

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: GPS   Percursos em GPS EmptyQui Ago 27, 2009 9:39 pm

Valmeiral boa ideia, como sempre , este tipo de treks já existe para BTT .
Ir para o topo Ir para baixo
http://extremtime.blogspot.com/
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySex Ago 28, 2009 12:58 pm

Pois já, eu comprei o meu GPS para o BTT às uns anos atrás. Sabes que também são muitos mais praticantes de btt do que enduristas.

Temos que começar por algum lado. Como já existem muitos gps por aí e cada vez o seu preço é mais baixo acho que é uma boa altura para começarmos a partilhar isso.

Para começar basta um tlm com GPS ou um igual ao meu ou um mais barato da garmin é mais do que suficiente e estes já são muito baratos. Na net encontras muitos usados a bom preço. E para suporte prende-se à esponja do volante com umas braçadeiras de plástico e já está.

O que importa é começarmos a gravar os percursos. Eu tenho o meu GPS emprestado mas quando mo devolverem vou registar todas as minhas saídas. Depois partilho isso com voçês.
Ir para o topo Ir para baixo
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySex Ago 28, 2009 8:37 pm

Bom tópico... Wink

Não tenho GPS mas é um assunto que me interessa bastante (navegação) ,pois nao percebo puto disso.. Embarassed Alguns dos "projectos" de futuro metem os GPS's ao barulho ,pelo que quanto mais cedo começar a perceber da coisa melhor... Very Happy
Acho que ainda nao vou comprar um GPS como deve ser, mas brevemente vou trocar de télélé e vou optar por um que tenha GPS... Wink
Quando o tiver de certeza que venho cá...expor as minhas duvidas é claro... Embarassed Very Happy Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySáb Ago 29, 2009 12:21 am

Eu já me rendi aos de "estrada", já não passo sem um sempre que vou pra longe.

No TT, é que ainda não me aventurei, mas sinto a sua falta, pois não dos melhores a decorar percursos, a únioca coisa que me impede são os euros, pelo que tenho visto ainda são carotes.
Ir para o topo Ir para baixo
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros


Mensagens : 526
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Vale de Cambra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySáb Ago 29, 2009 7:53 pm

Boas, isso é uma boa iniciativa.

Para quem quiser iniciar sem gastar muitos euros e possivelmente aproveitar recursos que ja tenham, vejam o post que deixei nos Testes.

https://enduroportugal.forumeiros.com/testes-f22/teste-gps-com-nokia-sports-tracker-t60.htm
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.valedosduros.com
kfx
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana
kfx


Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Gaia

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyTer Set 01, 2009 3:17 pm

Tenho GPS mas como não dá para gravar rotas quando quero passar pelo mesmo sitio a segunda vez é praticamente impossivel e como no Norte do pais felizmente ainda há varias rotas para o mesmo sitio torna-se muito dificil. o que geralmente faço é ir ao Google earth e imprimir algumas rotas caso me perca.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: GPS   Percursos em GPS EmptyDom Set 13, 2009 12:58 pm

Boas pessoal sou novo aki no forum.

E ja ando para comprar um GPS a muito, e como se estao a aproximar os meus anos fui me informar a um representante da Garmin (no Porto) qual o melhor GPS para o enduro.

Em primeiro lugar desde já não aconcelho nenhum telemovel (PDA`s e etc), só pela simples razão de não ser a prova de água e choques, e quanto a sensibilidade para apanhar sinal, não sei se será tao bom quanto um GPS proprio.

Na minha opinião o melhor é o Garmin eTrex Legend HCx, pois este ja vem com um mapa de base com as estradas principais, e dá para meter mapas de estradas atraves da entrada para o cartao de memoria SD. Quanto a navegação atenção que quase nenhum da Garmin da para fazer a opção GO TO, so mesmo akeles mais caros tipo 500€, mas para mim isso é impensável.

Uma outra hipotese era o eTrex Venture HC, que é mais barato mas não tem leitor de cartoes de memoria, e apenas 24MB de memoria :s.

Preços:
Garmin eTrex Legend HCx 170€
Garmin eTrex Venture HC 165€
Ir para o topo Ir para baixo
ruireis
Promoção
Promoção
ruireis


Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 52
Localização : Lousada

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySeg Set 14, 2009 12:37 am

Também estou interessado em comprar um GPS específico para a condução fora de estrada.
Sempre tive no carro e na mota de estrada, mas qualquer um deles não permite a gravação da rota percorrida.
Pedindo, desde já, desculpa pela absoluta ignorância, mas tirem-me esta dúvida: ao gravar a rota e querendo percorrer a mesma novamente, o GPS cria um traçado no mapa ou apenas indica direcções, funcionando como que uma bússola?
Pergunto isto porque nunca percebi como é que o pessoal diz que abriu novos trilhos e repete-os através de GPS.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySeg Set 14, 2009 2:30 am

Quando tu estas a seguir uma rota orientas.te por uma setinha que indica a tua direcção, quando esta estiver em cima da linha (da rota que queres seguir), então é porque estas num bom caminho Wink
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQua Set 16, 2009 9:54 am

Depende do GPS, com o Garmin GPS MAP 60 tu navegas vendo o mapa topográfico no local com a seta indicando a direcção e o percurso que tens que percorrer e onde estás no mapa. É muito parecido com os de estrada.

Os mais fracos como o etrex não têm essas funcionalidades. Mas estes GPSs são mais caros.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyDom Out 25, 2009 1:16 am

Boas.

Não sei se ja conhecem mas um bom site para tirar rotas é www.gpsies.com

Este site tem todo o tipo de percusos... pedestres, BTT, enduro, etc


Já agora quem é que daki do forum conheçe o caminho de sandim a castelo de paiva? (foi uma das provas do mundial de enduro em 2008 acho :s)
Ir para o topo Ir para baixo
pirex
Promoção
Promoção
pirex


Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/10/2009
Idade : 46
Localização : Aveiro

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQua Nov 04, 2009 11:54 pm

boas.
tenho 1 etrex legeng ja com uns anos e tem-me acompanhado bastante nas minhas voltas.
a favor devo dizer que é o software e a possibilidade de trocar facilmente informaçoes com outros gps da familia garmin.
como ponto negativo é a parte grafica que quando acopolada a uma mota 2 tempos tem tendencia a vibrar demasiado e o mostrador ficar sem imagem. este ja é o segundo pq o outro ainda estava na garantia. este infelizmente ja nao tem garantia.
sei que uma das preocupaçoes da garmin tem sido mesmo desenvolver melhor os seus aparelhos para que este tipo de situaçoes nao aconteçam
este problema pode ser facilmente resolvido com um suporte touratech mas mais uma vez os €€€ falam mais alto.
rui reis uma coisa é rota e outra é trajecto. rota é o caminho que tens de seguir para atingir um ponto, caminho esse que o GPS pode nunca ter feito. quando tem auto route normalmente a maioria dos GPS seguem por estrada. no meu caso como nao tem auto route traça uma linha a direito ate ao objectivo.
nos trajectos alguem ja fez esse percurso e gravou-o sendo depois possivel repetir o caminho gravado. ai podes seguir no mapa o trajecto gravado e ter a ajuda tambem da bussula que te vai dizendo qual a direcçao a tomar para que fiques no percurso gravado.
é sempre mais facil repetir um percurso gravado num GPS do que fazer uma rota para qualquer sitio. isto porque numa rota podes chegar a um cruzamento e ficares na duvida qual dos caminhos é e se tem saida enquanto num percurso tu ja sabes que quem gravou o percurso seguiu um a determinada direção.
tenho alguns percurso gravados mas nada com os detalhes que queres valmeiral
mas alguns ate sao do wec de vale de cambra e do nacional de enduro. vou tentar o megaupload a ver se os ponho on-line.
espero te ajudado.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
pirex
Promoção
Promoção
pirex


Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/10/2009
Idade : 46
Localização : Aveiro

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Nov 05, 2009 12:11 am

afinal os do WEC nao tenho mas vou tentar arranjar e coloco aqui. entretanto quem quiser pode espreitar os que estao neste link:


http://www.megaupload.com/?d=U77LJMQU

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Nov 05, 2009 2:07 am

Boas.

Pirex obrigado pela partilha. Realmente tens la percursos excelentes. Metes gasolina a meio deles certo? É que eu na minha bem que ficava pelo caminho lol... Já sabia de alguns daqueles sitios na serra da freita (Drave), mas ainda não tinha arranjado nenhum percurso a passar lá Wink... Mal eu tenha o meu GPS, e percusos feitos por mim vou postar aqui tambem Wink.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
pirex
Promoção
Promoção
pirex


Mensagens : 96
Data de inscrição : 06/10/2009
Idade : 46
Localização : Aveiro

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Nov 05, 2009 10:35 pm

sim na maior parte pomos gasolina a meio.
para drave aconcelho-te a seres tu a levares a gasolina pois nao ha nas redondezas nenhunm ponto com gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2009

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Nov 05, 2009 11:11 pm

Obrigado pela dica. Porque se não disses nada bem que ia á campeao por la fora, acabando por ficar a meio... lol já agora se não for indescrição quantos litros levas e onde? que mota tens?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros


Mensagens : 526
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Vale de Cambra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySex Nov 27, 2009 2:19 pm

Vou deixar aqui uns links, para um álbum de fotos de uma das voltinhas a "Drave" e um mapa com pontos úteis para quem quiser vir até Vale de Cambra fazer um passeio com a sua motinha.

No mapa inclui pontos onde podem fazer o abastecimento de combustível, tipo cafés na Serra que vendem gasolina, assim já não ficamos a pé. dirt


Fotos de Drave


http://picasaweb.google.pt/joelsantos.4/PasseioADrave?feat=directlink


Mapa de Pontos úteis


Ver Pontos Úteis - Enduro em Vale de Cambra num mapa maior
http://maps.google.pt/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&msid=104880335213002803187.0004795934c866b4176be&z=12
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.valedosduros.com
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros


Mensagens : 526
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Vale de Cambra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptySex Nov 27, 2009 2:22 pm

Já agora deixo-vos aqui também o percurso em GPX e KML do 17º Terras de Cambra.

http://www.sportclubecambra.pt/scc/eventos/raid-terras-de-cambra/ficheiros-gps.shtml?11742

e o tradicional Road Book

http://www.sportclubecambra.pt/scc/eventos/raid-terras-de-cambra/roadbook-do-17-terras-de-cambra.shtml?11744
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.valedosduros.com
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros


Mensagens : 526
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Vale de Cambra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Abr 15, 2010 11:21 am

Boas pessoal,

para facilitar as coisa, vou deixar aqui os link do Megaupload para quem quiser descarregar os ficheiros para depois colocar no GPS Wink

Percurso Raid Arouca em GPX
http://www.megaupload.com/?d=NV3NDHMP

Percurso Raid Arouca em KMZ (Google Earth)
http://www.megaupload.com/?d=N1XJ2M08

Percurso para 4x4 na zona da Serra da Freita e Arada (Aldeia de Drave, S. Macário e Portal do Inferno)
http://www.megaupload.com/?d=LKB9OFNX
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.valedosduros.com
Vale dos Duros
Elite
Elite
Vale dos Duros


Mensagens : 526
Data de inscrição : 07/08/2009
Idade : 41
Localização : Vale de Cambra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Abr 15, 2010 3:09 pm

No sentido de ajudar o pessoal a carregar percursos para partilhar aqui no fórum, vou deixar aqui uma aplicação de carregamento para o MegaUpload

Vai para a minha conta do MegaUpload, depois à medida que o pessoal for carregando informação vou actualizando o post com os links para Download

Agradeço que coloquem apenas informação relacionada com o assunto do post Wink (GPX, KML, KMZ etc..)

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.valedosduros.com
yoshi
Verde
Verde
yoshi


Mensagens : 198
Data de inscrição : 04/02/2010
Idade : 45
Localização : sintra

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Abr 15, 2010 9:51 pm

excelente

Mt obrigado vou guardar isto tudo vai dar jeito

Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
queiros
Promoção
Promoção
queiros


Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/09/2010
Idade : 38
Localização : Guimarães

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Set 16, 2010 11:39 am

Alguem tem um track de Guimaraes ate Caminha?
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Lima
Elite
Elite
Luis Lima


Mensagens : 500
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 50
Localização : Aves/Santo Tirso

Percursos em GPS Empty
MensagemAssunto: Re: Percursos em GPS   Percursos em GPS EmptyQui Set 16, 2010 12:40 pm

queiros escreveu:
Alguem tem um track de Guimaraes ate Caminha?

Boas queiros, passa pela apresentações e faz a devida.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
 
Percursos em GPS
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda - Percursos para a construcao de um passeio longo.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Road-Book-
Ir para: