enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarInspecção de motas... Botaof12
 

 Inspecção de motas...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Bfvt
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 38
Localização : Aveiro

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySáb Jan 13, 2018 1:58 pm

Depois de ler esta notícia fiquei com dúvidas, se minha mota passa na inspecção como é mota de enduro CRF 450x devido não ter piscas, nem espelhos ou mesmo luz de stop apenas tem iluminação normal a frente e atrás
https://www.dn.pt/portugal/interior/motos-vao-ter-inspecao-obrigatoria-ate-ao-verao-9044941.html
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyDom Jan 14, 2018 12:38 am

Pois...prepara uns piscas, buzina, luz stop e luz na matricula, máximos e médios, pneus homologados e escape original.
Agora um comentário acerca da postura deste governo de geringonça ...que está apostado em fazer uma guerrilha a quem anda de mota.
Vai ser mesmo isto, inspecções periódicas a motas com mais de 250cc, que vai diminuir os acidentes rodoviários em Portugal...talvez obrigar as motas a usar rodinhas e andarem no máximo a 30km, seria melhor. ENFIM
Então e as 125 não causam acidentes? ou então é por causa de serem conduzidas por condutores de automóveis...lobis isso sim é o que este governo sabe alimentar. MISERÁVEL. cabecada Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Bfvt
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 38
Localização : Aveiro

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyDom Jan 14, 2018 9:57 am

Minha dúvida é que foi matriculada e este modelo de fábrica não trás nada disso como podem matrícular? Fiz download do manual e realmente até diz que:"ESTA MOTOCICLETA FOI PROJETADA E CONSTRUÍDA PARA USO SOMENTE EM COMPETIÇÕES E É
COMERCIALIZADA “NO ESTADO”, SEM GARANTIA. ELA NÃO ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS
DO CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO E SUA UTILIZAÇÃO EM RUAS, RODOVIAS OU AUTO-ESTRADAS
PÚBLICAS
É ILEGAL.
AS LEIS ESTADUAIS PROÍBEM A UTILIZAÇÃO DESTA MOTOCICLETA EXCETO EM CORRIDAS
ORGANIZADAS OU EVENTOS COMPETITIVOS EM CIRCUITO FECHADO CONDUZIDOS SOB OS
AUSPÍCIOS DE UM
ÓRGÃO REGULADOR RECONHECIDO OU SOB PERMISS
ÃO DAS AUTORIDADES
GOVERNAMENTAIS COM JURISDIÇÃO LOCAL.
VERIFIQUE PRIMEIRO SE A UTILIZAÇÃO DA MOTOCICLETA
É LEGAL."
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyDom Jan 14, 2018 12:06 pm

Como estás em Portugal...é possível tudo...desde que seja "porreiro pá". Enfim...

Ok para perceberes, as marcas em tempos conseguiam legalizar qualquer mota, até as de motocross, se reparares existem muitas matriculadas por ai a circular, eu próprio chegeui a pedir matricula para uma YZ250f de 2004 em 2012 Exclamation
Como se conseguia isso não sei ao certo, mas imagino, agora sei que apartir de 2017 isso já não acontece.
Também sei que todas as Enduro vem com um kit de matriculaçãoquando são novas, os tais piscas espelhos, etc. Agora o proprietário ficar com esse material ou não, depende de alguns factores. Algumas marcas fornecem isso e os proprietários recusam, por vezes as marcas nem fornecem esse material, enfim, uma confusão que ninguém entende.
Agora claro, com as inspecções vai tudo andar a procura de material.
Por acaso existem kits de matriculação para motas de monte, que trazem já a instalação eléctrica, piscas, espelhos, manípulos, buzina, luz stop e matricula, etc.
Quanto as marcas terem vendido as motas na condição que está a tua, na qual também me incluo, pois tenho uma Yamaha WR450F de 2007 que me foi entregue sem nada dessas paneleirisses...unicamente tem o escape homologado em ruído, era agora altura de perguntar a esses importadores como resolver esta situação.
Mas como em Portugal tudo funciona bem asb o que me parece é que mais vale gastar uns € nesse kit + uns pneus homologados (os de Enduro FIM servem) afinar a mota a nível de gases de escape, colocar o escape original e ir a inspecção. Depois é só ter o trabalho de desmanchar tudo e montar no proximo ano.
Acho que vou pensar em abrir uma oficina á conta disto... Idea
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyDom Jan 09, 2022 10:03 am

Estava previsto inspecções agora para 2022. Mas, com a dissolução do Parlamento e as eleições antecipadas, tudo vai depender daquele que será o próximo Governo... scratch

LUIS QUINTA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySex maio 19, 2023 6:43 pm

O Governo continuou o mesmo e, agora, está previsto inspecções para 2024 Sad

Inspecção de motas... Capa-m10
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySex maio 19, 2023 8:49 pm

Agora estou pior...tenho 4 motas 2 de monte e 2 de estrada Shocked
A WR250F que tenho é relativamente fácil pior vai ser a YZ 250 2 tempos, apesar de ter luz, ainda estou para entender como vai ser com os gases de escape No
As de estrada é só pagar a inspeção...menos mal.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyQua maio 24, 2023 9:20 am

Estão previstas manifestações, para o dia 17 de Junho, em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Funchal. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyQua maio 24, 2023 12:23 pm

Manifestações são sempre saudáveis, mas nem sempre eficazes, eu no meu entender a unidade motociclística seria todos ou pelo menos uma esmagadora maioria não levar as suas motas a inspeção.
Mas como não acredito no pai natal vou ficar sentado a espera que aconteça.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySex maio 26, 2023 8:23 am

LUIS QUINTA escreveu:
seria todos ou pelo menos uma esmagadora maioria não levar as suas motas a inspeção.

Mas, se não forem à inspecção, podem sofrer coimas. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySex maio 26, 2023 10:15 pm

Era engraçado as autoridades terem que passar milhares de multas...teriam que contratar mais funcionários publicos Laughing

Jofico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptyQui Jun 15, 2023 7:21 pm

Inspecção de motas... 34741410
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4140
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Inspecção de motas... Empty
MensagemAssunto: Re: Inspecção de motas...   Inspecção de motas... EmptySáb Dez 09, 2023 9:30 am

Adiadas as inspeções periódicas para motos até 2025.
Previstas para arrancar a 1 de janeiro de 2024, as IPO aos motociclos foram adiadas. cheers

Está previsto que as inspeções às motos deverão ocorrer 5 anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos. Mad
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
 
Inspecção de motas...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Inspecção Periodica
» Inspecção periódica de veículos- motos
» As vertentes das motas
» Transporte de motas
» Furto de 2 Motas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: