enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarEscolha de Endureira para somar kms Botaof12
 

 Escolha de Endureira para somar kms

Ir para baixo 
+2
Jofico
Medroso#78
6 participantes
AutorMensagem
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Nov 21, 2017 12:00 pm

Boas,

pois é malta, estou a pensar comprar uma endureira, mas, não sei ainda o que comprar!!! Question

...tenho cerca de 20 anos de "mato", mas, de moto4. Depois de tantos anos de moto4, penso numa "endureira", devido a sua versatilidade (até para rolar um pouco na estrada, é mais pratica). Já tive 350 a 2T (banshee), 450 4T, e 800 4T. Em 20 anos disto, NUNCA  abri um motor..... espero que, na endureira, tenha a mesma sorte.
Será uma mota para rolar.... nas calmas, apreciar a paisagem, e, NADA de trialeiras.... para serrar (não tenho genica para tal). Prefiro "estradões" e ligações, típicas, por exemplo, das serras de Fafe, Marão, Alvão, Aboboreira, Cabreira.... e outras. Com paragem para degostar da gastronomia local. Very Happy

Pelo que tenho constatado, as 2T regressaram em força.... vantagens: mais leves, manutenção futura mais barata (terá que se fazer contas bem feitas, pois, o óleo da mistura não é barato, terá custos a longo prazo, somando ainda o consumo superior). Não sabemos ainda como se comportarão as novas de injeção (dizem que o consumo baixa, e muito)...

No que diz respeito às 4T (por experiência, em moto4, as 4T "ensinam a andar"), temos as 350 (KTM e Husqvarna), com "control" de tração... pelo que se fala, leves e fáceis de conduzir, comparáveis às 2T(?)!!! Neste caso, a KTM fica literalmente excluída, pois nunca achei piada ao seu típico sistema sem bielas na escora traseia... dá-me sempre a sensação de menor conforto, principalmente em "LOOOONGAS" distâncias (será mesmo assim?!).

Depois, temos as "afamadas" 450 (e superiores, mas, de momento, estão fora de questão)!!! Temos versões das marcas acima referidas (KTM, Husqvarna), e ainda, as WR´s da YAMAHA, que, admito, são as que mais gosto (sempre gostei do ar "agressivo" típico das YAMAHA) e, dos seus quadros de alumínio, podem ter "100 anos", que estarão SEMPRE "iguais".

Nas Wr´s, há questões que surgem: deposito de 7,5L?! Caixa somente de 5 velocidades.... no caso da versão 2018, sem kiks?!  
...e ainda, um amigo, que anda nisto (2 rodas) há anos, diz que, a YAMAHA, neste momento, é a mota que mais desvaloriza... Neutral  
....no caso da WR, por mais, sensivelmente 600€, prefiro a versão GP.

Quero mota nova, se valer a pena, edição de 2018. Procuro, principalmente, fiabilidade, estabilidade, se possível, com consumos "sem exageros", e, no futuro, com assistência o mais "barato" possível.

Antecipadamente grato.. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Nov 21, 2017 12:48 pm

Pela tua descrição das tuas preferências e tipo de utilização que queres fazer de uma mota de todo o terreno, a tua opção será uma Yamaha WR450F, não duvides disso.
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Nov 21, 2017 2:18 pm

Dada a tua localização e tipo de uso que lhe vais dar esquece as 450, uma 350 exc é uma mota bastante polivalente, consegues tirar bem o partido da mota, é leve e manejável.

Se preferires 2t uma 250 serve perfeitamente
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Nov 22, 2017 9:20 am

Medroso#78 escreveu:
Boas,

pois é malta, estou a pensar comprar uma endureira, mas, não sei ainda o que comprar!!! Question

A escolha não é fácil: há muita oferta e de diversas marcas. scratch Mas, acho que as motas actuais, são todas boas e com pequenas diferenças entre elas. dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Nov 22, 2017 8:12 pm

Boas,
muito obrigado a todos, pelas vossas sugestões. Entretanto darei início aos "testes"!!!
Abraços, "Lamalentos". Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Dez 13, 2017 2:01 pm

Boas,
há dias atrás, tive o gosto de testar uma KTM excF 350 6 days de 2017 (mota nova... 1/2 dúzia de km). Fiquei encantado.. Fiz teste em vários tipos de terreno (estradão rápido, com terreno bem degradado, e ainda, single tracks, com misto de subida e descida). Entretanto seria suposto ter já testado uma 300 (2T), falta ainda testar a 450. :p

Abraços "lamalentos". Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Nelson94
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/01/2018

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQui Jan 04, 2018 12:30 pm

Boas malta, adquiri recentemente pare inciarna terra uma Yz125a 2T. Qual é a manutenção preventiva que vocês fazem nas vossas? A que devo postar especial atenção depois de cada voltinha? Obrigado desde já e bom 2018 ????????
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQui Jan 04, 2018 8:11 pm

Usa um bom óleo para a mistura, castrol ou motul, filtro de ar sempre limpo
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQui Jan 04, 2018 10:46 pm

O Parreiras disse quase tudo o necessário, mas além da qualidade do óleo que se deve usar na mistura com a gasolina, mais que marcas, este deve ser 100% sintético. http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Categories/%22Acess%C3%B3rios%20Moto%22/Oleos/2_Tempos
A quantidade em percentagem também é um cuidado muito serio que deves ter, onde deves ter em conta que nunca menos de 1,5% e nunca mais de 3%, 1,5 se andares só em  e 3 se andares com o motor sempre em altas rotações. O normal é optar por fazer entre 2 e 2,5.
Quanto ao filtro de ar, este, como foi dito e bem, sempre limpo, mas também sempre com óleo próprio para filtros de ar.http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_01
Após andares no monte deves ter em atenção em purgar as suspensões (fazer isto no cavalete central) lavar a mota com produto próprio tipo este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/lim_raw_01 e no fim secar a mota com pano e ar, e lubrificar a corrente e aplicar silicone nos plásticos.
Também no final de andar, deves verificar o aperto dos parafusos, principalmente dos plásticos, mas também das rodas, travões, guia de corrente, e raios das rodas.
Verifica também a vela do motor, muito importante nas 2 tempos e que influência em muito o optimo funcionamento do motor, aliás por aqui se consegue ver se a motor está bem afinado, a cor da vela deve estar tipo castanho escuro. Substituir com regularidade este componente, normalmente entre 50 e 100 horas de uso.
Bem, estas são alguns cuidados que dever, mas como é óbvio existem outros, mas de momento são os mais importantes que me lembro e costumo fazer na minha mota.
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptySex Jan 26, 2018 11:08 am

Boas,
tudo bem?! Espero que sim. Smile

....pois é, malta!!! Tenho a garagem "vazia", preciso de decidir o que comprar... motas acima descritas, incluindo a WR 250 (2018.... diz que tem diversas melhorias). Amigos com muito km, dizem que é uma mota TOP..... chega e sobra para andar nos nossos trilhos... esta, para já, isenta de inspeção periódica (nem será pelos 12€ anuais do custo da inspeção, mas, sem por não haver chatice anual, na troca de escape, colocação de piscas, etc.. etc...)

#WR 250, 2017 ou 2018, (a de 2017,ainda tem o kiks, é a versão "Enduro GP, inclui Akrapovik, e rodas/aros "Excel"), neste caso, se calhar, sem hesitar, prefiro a de 2018, sabendo das alterações existentes nesta ultima versão (quadro da YZ, e melhorias no motor, bla bla bla)

#Wr 450 de 2017 (ainda com o kiks, sem grandes alterações para a de 2018, (digo eu...), mais barata uns 500€ que a deste ano. Esta 2017, é versão "Enduro GP", já traz Akrapovik, kit de decoração, rodas/aros "Excel" (as de 2018, são azuis, e parecem "marca branca").

#KTM Exc-f 350 6 days (tenho que andar da perna, pois já são escassas....) por acaso sei onde está uma)

#Husky 350 FE (pelo que consta, há ainda varias em stock).

De todas elas acima, no que diz respeito a suspensões/amortecedor, quais as mais fiáveis (que me darão menos problemas futuros)?
Quais as mais confortáveis?

...desculpem lá o desabafo, mas, não imaginam como me sinto baralhado. Very Happy


....de todas elas, andei apenas na KTM exc-f 350 (6 dys 2017), gostei das sensações.. na Yamaha, sentei-me numa, e, senti bem mais dificuldade em chegar com os pés ao chão.... estava a ver que me saiam os "musculos" dos pés.. Very Happy ...ambas a motas usadas. Estou inscrito para o Yamaha pro tour em Leiria.... mas, só daqui a um mês. Se não gostar de andar nas Yamahas, posso já não encontrar a 6 days 2018 (que gosto muito... adoro as cores/graficos desta de 2018). Estão a ver a minha cabeça? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptySex Jan 26, 2018 12:17 pm

Se gostas da KTM eu nem duvidava. dargas
Eu cá sou um fâ da YAMAHA e também não duvidava, só te digo isto porque quero te demonstrar que neste mundo das motas de lazer por vezes o coração tem mais prioridade na hora da escolha que mais propriamente a razão. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptySex Jan 26, 2018 1:43 pm

......posso não o ter demonstrado, mas, tenho preferência por Yamaha (adoro os seus quadros, e todos os pormenores da sua construção, incluindo plásticos)! Ainda as vi à dias.... a 250 está brutal (pela descrição, parece ser bem porreira de se conduzir). affraid

Uns dizem que em 4T  250 é limitado.... o motor sofre em voltas longas! O que é certo é que, na nossa zona, mesmo em voltas maiores, as rectas são poucas. E o terreno tem muita pedra... não dá para grandes acelerações continuas. Enfim..... tenho que testar.... mas, falta muito para o Yamaha Tour. :p
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptySex Jan 26, 2018 6:11 pm

Pois, percebi que gostavas da KTM.
Sendo assim a tua opção é a Yamaha WR250F, não exites, ficas muito bem servido, é uma YAMAHA.
Eu já tive uma YZ250F e uma WR250F, claro de uma geração mais antiga, e o que te posso dizer é que são motas duras de motor.
Agora tenho uma WR450F de 2007 (quadro de alumínio) mas pela idade que tenho e tipo de condução uma das Wr250F novas, ficava mais bem servido. Pode ser que um dia mais tarde...
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Jan 30, 2018 7:58 pm

Medroso#78 em que dia vais testar as yamaha, sabado ou domingo?

Sendo eu fã da ktm e tendo uma 350 exc digo te que é uma mota com bastante potencial, tem power suficiente para as voltas longas e em zonas técnicas de enduro cumpre bem a função dela, em certas zonas necessitas um pouco mais de baixas que as da 250.

O unico senão da ktm para a yamaha é os euros de diferença, terás de ver se te compensa a diferença de preço face a diferença de cc
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Fev 27, 2018 10:14 am

Boas! Tudo bem bem? Espero que sim.

Caro @Parreiras, antes de mais, queira desculpar pela tardia resposta da minha parte!!! Estive em Patais no sábado de manhã (saí de lá por volta das 14:30). Esteve por lá? O percurso era um bocado assim pro #coiso. Very Happy

Pois é, tive que dar o braço a torcer aos meus amigos que, desde início, me aconselhavam a KTM 350!!! Sou fã da Yamaha desde sempre!! Tive 2, são motores de guerra!!! Depois, aqueles quadros, ui... são "a menina dos meus olhos"!!! Relativamente às sensações com as WR's, não foi o que esperava (aguardei mais do que um mês pelo pro tour... tinha que as testar). A 450, não gostei... notou-se o peso... extra em relação à 250. ...a brutalidade do motor, sente-se! Na WR 250, não desgostei, mas, "ciclisticamente" falando, ambas, foram uma desilusão total!!!! Autênticas "cabras saltitonas"!!! E não, não fui o único a reparar. Se é apenas uma questão de afinação?! Talvez, mas, para um evento destes, teriam que ter isso bem visto. Comprei (que pena tenho de não a ter comprado há um mês atrás Lol) uma KTM Exc-f 350 6 days deste ano (a aguardar a matricula). Tive sorte, pois já são poucas em stock. A minha opção inicial por yamaha, nunca foi baseada em "num€ros" (graças a Deus), mas sim, por gosto pessoal. Comprei a KTM, mas, aqueles quadros yamaha.... ainda me tiram o sono. Nunca mais é sábado. Very Happy

ULTRA Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
DanielSantosOliveira
Promoção
Promoção



Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/11/2016
Idade : 27

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyTer Fev 27, 2018 10:51 am

Boas, também estive lá a testar a Yamaha, achei também que eram muito cabras saltitonas, tal como disse, tinham motor sim, mas de resta não gostei muito....
Gostava de saber se é normal terem o giuador tão fininho, pois foi mais isso que me incomodou.
Quais são as diferenças da KTM para Yamaha.
Tenho uma Pr5, sempre tive na duvida de uma de competição, mas sempre ficaram de lado porcausa da manutenção que pedem.( A minha AJP já tem cerca de 8200km's e por volta das 220 a 250 horas, nunca nada mexido)
Quais são as vossas experiencias ?
_____________________________________________________
Medroso#78 escreveu:
Boas! Tudo bem bem? Espero que sim.


Caro @Parreiras, antes de mais, queira desculpar pela tardia resposta da minha parte!!! Estive em Patais no sábado de manhã (saí de lá por volta das 14:30). Esteve por lá? O percurso era um bocado assim pro #coiso. Very Happy

Pois é, tive que dar o braço a torcer aos meus amigos que, desde início, me aconselhavam a KTM 350!!! Sou fã da Yamaha desde sempre!! Tive 2, são motores de guerra!!! Depois, aqueles quadros, ui... são "a menina dos meus olhos"!!! Relativamente às sensações com as WR's, não foi o que esperava (aguardei mais do que um mês pelo pro tour... tinha que as testar). A 450, não gostei... notou-se o peso... extra em relação à 250. ...a brutalidade do motor, sente-se! Na WR 250, não desgostei, mas, "ciclisticamente" falando, ambas, foram uma desilusão total!!!! Autênticas "cabras saltitonas"!!! E não, não fui o único a reparar. Se é apenas uma questão de afinação?! Talvez, mas, para um evento destes, teriam que ter isso bem visto. Comprei (que pena tenho de não a ter comprado há um mês atrás Lol)  uma KTM Exc-f 350 6 days deste ano (a aguardar a matricula). Tive sorte, pois já são poucas em stock. A minha opção inicial por yamaha, nunca foi baseada em "num€ros" (graças a Deus), mas sim, por gosto pessoal. Comprei  a KTM, mas, aqueles quadros yamaha.... ainda me  tiram o sono. Nunca mais é sábado. Very Happy

ULTRA Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Fev 28, 2018 1:51 pm

Boas,
camarada "DanielSantosOliveira", as WR's, continuam com aquele inconfundível toque "crosseiro"!!! Sente-se desde início, muita brutalidade.... naqueles motores, aliado à rigidez das suspensões (não gostei) comparada com a KTM exc-f 350. Mas lá está, não significa que não sejam boas motas, em várias tipos de terreno, bla bla bla, mas, exige um #BOM kit de unhas (é o que concluí). A KTM 350 (ainda não a tenho em casa, mas, testei uma igual, versão 2017). É curiosa a forma dócil como mete a potência no chão!!! O motor tem uma "elasticidade" impressionante!!! A passagem sobre terreno irregular, pedra, etc, etc... é brutal. A mota não descola do chão. Não salta!!! Tinha uma ideia totalmente diferente do sistema #PDS único nas KTM. Vamos lá ver nos próximos dias. Smile
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Medroso#78
Promoção
Promoção



Mensagens : 21
Data de inscrição : 21/11/2017
Idade : 45
Localização : Porto

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Fev 28, 2018 2:03 pm

Edit: isto sem falar na vantagem do control de tracção, e os dois mapas de injeção, sempre ali disponíveis!!! Um mapa que lhe dá mais baixas em terreno mais técnico, e um outro, onde a mota "se transforma", e se sente o "monstro" que há dentro daquele "motorzito"!!!! :p

Assim que possível, meto cá uma foto dela no terreno!! Pode ser que vá ver a neve, aqui ao lado, à Serra do Marão, ou serra da Cabreira. :p
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

Escolha de Endureira para somar kms Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de Endureira para somar kms   Escolha de Endureira para somar kms EmptyQua Fev 28, 2018 6:50 pm

Com pena minha não estive presente, mas amigos meus foram lá testar as motas e também se queixaram da má afinação das mesmas.

Com o tempo vais descobrir o potencial da 350, cada dia q passa a minha me deixa mais satisfeito com a compra.
Dificilmente volto as 450
Ir para o topo Ir para baixo
 
Escolha de Endureira para somar kms
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Escolha de autocolantes para uma mota
» Escolha da primeira mota para Enduro
» ajuda malta na escolha de uma mota para me iniciar no enduro
» Duvida na escolha
» pneus escolha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: