enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarktm 125sx  agarrou? Botaof12
 

 ktm 125sx agarrou?

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySáb Nov 18, 2017 6:07 pm

Boas, ao fim de cerca de 5 depósitos desde que tenho a mota acho que começaram os problemas e logo a sério! Já estava um pouco atrasado para ir ter com a malta então apenas dei ao kick e esperei um pouco (talvez não o tempo necessário) e arranquei ao fim de 3 minutos em terra mas sem nunca ainda ter acelerado ,porque não tinha deixado a mota aquecer o tempo suficiente, a mota desligou-se e fez um barulho como se tivesse a "morrer". Dei ao kick e para minha surpresa não dava. Estava 10x mais rijo do que uma mota a 4 tempos. Telefonei à malta e eles vieram ver. Por suposições o mais provável é o motor ter agarrado. Faço sempre mistura 2,5 e tinha água no radiador. Só ainda não verifiquei o filtro de óleo porque não tinha lá ferramentas. Segunda feira vou lá por a mota, ao stand onde a comprei em 2ª mão. Vamos lá ver. É uma KTM 125 SX Tyla Rattray Edition.

Se tiverem algumas dicas do que possa ser dêem uma apitadela.  
Há espera do melhor mas a contar com o pior

Abraços e boas voltas dargas
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 7:17 am

Compraste lá a mota a quanto tempo?
Que óleo usas?
Acho que estás a fazer uma mistura com bastante óleo
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 12:20 pm

parreiras escreveu:
Compraste lá a mota a quanto tempo?
Que óleo usas?
Acho que estás a fazer uma mistura com bastante óleo


Comprei em Maio! E estou usar Putoline, 2,5 para 10L
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 8:52 pm

Pedro, acho que querias dizer 2,5 lts óleo para 100 litros de gasolina, só assim é que é 2,5% de mistura de óleo com gasolina.
Provavelmente o motor deve ter sido alvo de reparação antes de ir para a tua mão, e montaram pistão
demasiado justo, dai ter agarrado mediante o uso. Digo isto porque segundo dizes fazes uma mistura bastante rica em óleo, que previne um agarranço do pistão.
Por isso acho que fazes muito bem em reclamar, e caso tenhas factura o vendedor não tem como fugir a sua responsabilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 8:57 pm

Sim óleo a mais a nota nunca agarrava, mas as prestações da mota não são iguais com óleo a mais ou a taxa d mistura correcta.

Passa a usar outro óleo tambem
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 10:32 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Pedro, acho que querias dizer 2,5 lts óleo para 100 litros de gasolina, só assim é que é 2,5% de mistura de óleo com gasolina.
Provavelmente o motor deve ter sido alvo de reparação antes de ir para a tua mão, e montaram pistão
demasiado justo, dai ter agarrado mediante o uso. Digo isto porque segundo dizes fazes uma mistura bastante rica em óleo, que previne um agarranço do pistão.
Por isso acho que fazes muito bem em reclamar, e caso tenhas factura o vendedor não tem como fugir a sua responsabilidade.

Sim, exactamente isso 0,25l de óleo para 10l de gasolina. Tenho as facturas de tudo, desde da mota ao óleo que adquiri. O dono da loja em questão disse para ir lá levar amanhã a mota para ver do que se trata. Resta saber se se vai responsabilizar ou não. Optei por comprar comprar lá no stand e dar mais um pouco para não ter problemas mecânicos graves nos primeiros tempos. O vendedor pode sempre dizer que ao fim de 7 meses eu já posso ter usado e abusado da mota acontecendo isto e tentar escapar. Eu vou mantendo o tópico actualizado com as novidades. De qualquer das maneiras obrigado pelas dicas e preocupação!
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyDom Nov 19, 2017 10:36 pm

parreiras escreveu:
Sim óleo a mais a nota nunca agarrava, mas as prestações da mota não são iguais com óleo a mais ou a taxa d mistura correcta.

Passa a usar outro óleo tambem

Que óleo recomendam?
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 11:20 am

Essa história de já teres usado bem a mota em 7 meses será a tentar livrar a responsabilidade, não estou com isto a dizer q ele tem culpa. Agora com óleo a mais a mota não agarra, a não ser q tenha tido algum outro tipo d problema dentro do motor.

A mistura certa, filtro de ar sempre limpo e bom óleo tens mota para durar.

Motul, castrol a 747 ou motorex são óleos superiores a esse
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 12:43 pm

Para mim não existem marcas de óleo boas ou más, o que existem é óleos de melhor ou menor qualidade, sendo que os de menor são usados em situações menos exigentes e os de melhor para situações mais exigentes.
No teu caso tens de usar um óleo para motores a 2 tempos, 100% sintético próprio para pré mistura.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 3:45 pm

Li à pouco a papelada que tenho em posse e as faturas estão com a data de 20 de Maio de 2017. O dia em que a mota foi para minha posse. Se fiz bem as contas são 6 exactos meses desde que tenho a mota. O stand em questão ainda não me disse nada visto que só lá estava o mecânico. Vou actualizando assim que tiver mais novidades
Ir para o topo Ir para baixo
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 4:42 pm

a meu ver a stand não se tem de responsabilizar por nada. vai depender do que combinaste com eles.

são motas de competição vendidas apenas com garantia de quadro e caixa salvo erro.

depende do uso que já tinha e do uso que teve desde que a compraste.

eu estou a vender a minha mota. se a vendesse e o dono me aparecesse em casa 1 semana depois com o motor partido que culpa tinha eu ? sei lá se não fez 1Km em primeira a derreter pneu... :p

abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 5:49 pm

hpwd escreveu:
a meu ver a stand não se tem de responsabilizar por nada. vai depender do que combinaste com eles.

são motas de competição vendidas apenas com garantia de quadro e caixa salvo erro.

depende do uso que já tinha e do uso que teve desde que a compraste.

eu estou a vender a minha mota. se a vendesse e o dono me aparecesse em casa 1 semana depois com o motor partido que culpa tinha eu ? sei lá se não fez 1Km em primeira a derreter pneu... :p

abraço Wink


Exactamente, eu tentei evitar que esse caso do motor partido acontecesse comprando num stand e, pagando mais, tendo garantias do vendedor em que como a mota tinha sido toda revista e que estava impecável. E outro assunto caricato é que eu presumia que a mota era de fins de 2007 e que tinha sido matriculada em 2008 (sempre me disse que a mota era de 2008, o vendedor) mas vim mais tarde a saber através do número do quadro na internet que a mota era de 2005 e que tinha sido importada da Holanda salvo erro.
Ir para o topo Ir para baixo
hpwd
Verde
Verde
hpwd


Mensagens : 144
Data de inscrição : 26/04/2012
Localização : Braga

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 5:53 pm

pois... essas questões do ano mais vale confirmar sempre o VIN antes de fazer o negócio :/
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 6:40 pm

Vamos lá com calma, e começar a dizer coisas com mais certezas.
Eu não sou advogado nem tenho nenhum interesse em defender A ou B e tomar partido por um ou por outro sem mais, simplesmente gosto de exprimir a minha opinião baseado na minha experiência.
Isto da relação entre vendedor e comprador, parece complicada, mas na lei é bastante simples.
Havendo um comprovativo de compra (valido, tipo factura recibo com descrição do artigo com identificação e NIF do vendedor) o comprador tem uma forma de fazer valer os seus direitos, tanto em artigo novo como usado. Se existirem facturas de revisões ou compra, neste caso de óleo de motor, melhor, mas não é fundamental.
O grande problema nestas coisas de fazer valer os nossos direitos, como burocracias e custos monetários.
No que respeita do caso de uma mota comprada num profissional de vendas de motas usadas ou novas, está na lei que a garantia é de 2 anos. Não vale de nada os vendedores avisarem o cliente de condições diferentes desta, não são legais e ponto final nem se quer de especificar se é de motor ou de caixa... blábláblá, não vale a pena, nem assinando um adenda com as tais condições, tudo isso é nulo. Tem dúvidas, perguntem a um profissional de direito. Por isso um vendedor responsável contrata um seguro de garantia, isto é, quando existem problemas o veiculo é colocado numa oficina e o perito da seguradora comprova se o problema é alvo de garantia ou não. Mas como isso tem custos, a maioria não faz esse seguro, e depois baseiam-se na ignorância das pessoas para não assumirem responsabilidades.
Vender um veículo com o ano de fabrico diferente do da matricula, isso legal, agora se omitiu essa informação ao comprador, isso chama-se desonestidade e não mais do que isso. Neste caso cabe ao comprador pedir informação acerca desses assuntos na hora da compra e não confiar, nem fazer deduções.
Quanto ao problema do "gripanso", simples, se tens dinheiro e tempo disponível, entregas o caso a um Solicitador e abres um processo no tribunal, isto claro se o vendedor começar a "patinar", normalmente quando recebem uma carta registada de um profissional de justiça o vendedor anda para trás e resolve tudo.
Também ouvi dizer por aqui, que se aparece um comprador com um problema na mota depois de passar algum tempo, que o mandava dar uma volta, e está certo, a diferença é que caso seja um particular a vender, este não tem qualquer responsabilidade de prestar garantia após venda, já um vendedor profissional, isto é, que tem um registo nas finanças uma actividade de vendedor, este sim tem responsabilidades a assumir.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 7:45 pm

LUIS QUINTA escreveu:

Isto da relação entre vendedor e comprador, parece complicada, mas na lei é bastante simples.
Havendo um comprovativo de compra (valido, tipo factura recibo com descrição do artigo com identificação e NIF do vendedor)  o comprador tem uma forma de fazer valer os seus direitos, tanto em artigo novo como usado. Se existirem facturas de revisões ou compra, neste caso de óleo de motor, melhor, mas não é fundamental.

Sim, existe comprovativo da compra com a descrição da mota e o com o nif do vendedor e até do óleo em questão!

Obrigado por toda a informação, o ano da mota não ser o do ano da matrícula não estou preocupado se quer, foi a minha primeira mota e posso ter sido um um pouco (muito) ingénuo no ato da compra. Não fazia ideia que a lei é como é, e já tive a informar-me um pouco melhor. Agora resta também saber o que o vendedor vai fazer. Tem sido difícil falar com ele..
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 7:57 pm

So pelo facto de ter enganado o caso muda d figura, as de 2007 têm suspensão frente preta e trás laranja a de 2005 meio cinza a frente e branca atrás.

Quanto ao problema em Si, é sempre complicado, só começando a desmontar se vê o que lá está e depois podes ver como agir

Em que stand compraste a mota?
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 10:00 pm

parreiras escreveu:

Em que stand compraste a mota?

Comprei cá em Tomar na Übermotos, que pertence ao grupo Jomotos. Alguns de vocês devem conhecer
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Nov 20, 2017 10:12 pm

Conheço, ubermotos e jomotos os dois juntos Nãos se aproveita nada.

No entanto desloca te lá e fala com quem te vendeu a mota para ver o que te dizem.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyTer Nov 21, 2017 4:18 pm

Não tenho conseguido falar com o vendedor. Se até Quarta não conseguir, o meu pai vai lá falar com ele e leva logo com ele a mota.

O sr Luis Quinta, para quem não sabe referia-se ao Decreto-Lei n.º 84/2008 e que podem encontrar no site da Procuradoria Geral do distrito de Lisboa, do Ministério Público (antes 67/2003 mas sofreu umas alterações).
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=988&tabela=leis

Eu tendo a cadeira de direito na Universidade, vou tentar esclarecer com o meu professor algumas dúvidas e se posso tentar ir por este meio caso virem que o problema não foi falta de manutenção da minha parte
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyTer Nov 21, 2017 5:10 pm

Possivelmente enquanto não te chateares não irás conseguir falar com ele.

Na fatura vem que a mota é de que ano?
Vem escrito que tem garantia? (PS não sei o que está na lei quanto a compra d usados mesmo com garantia)
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyTer Nov 21, 2017 6:12 pm

parreiras escreveu:
Possivelmente enquanto não te chateares não irás conseguir falar com ele.

Na fatura vem que a mota é de que ano?
Vem escrito que tem garantia? (PS não sei o que está na lei quanto a compra d usados mesmo com garantia)

Na fatura vem apenas o ano da matrícula (2008) não dão referência a mais
Nenhum ano, em termos de garantia nada em faturas não tenho nada
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyTer Nov 21, 2017 7:52 pm

Nem precisa de estar, a factura recibo é o documento único que precisas para accionar um pedido de garantia, em artigos novos ou usados.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptyQui Dez 21, 2017 10:26 pm

Ao que parece o problema ocorreu devido à falta de lubrificação, daí ter me encarregado dos custos. Pedi uma segunda opinião e disseram me o mesmo. Levou piston e juntas. E ao que parece eu esqueci-me mesmo de pôr óleo. Foi uma bela lição apr€ndida


Agradeço a todos os que comentaram e de uma certa forma que me ajudaram a solucionar o problema. Recebi a mota na Terça e já estou a acabar o segundo depósito da rodagem, até agora está tudo a funcionar normalmente sem nenhum ruído anormal que pelo menos que eu me aperceba
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodhcandido
Promoção
Promoção
pedrodhcandido


Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 25
Localização : Tomar

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Update   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Fev 26, 2018 4:44 pm

Update na mota:

Boas tenho continuado com problemas na mota. A válvula por vezes abre ou parece que abre outras nem tanto. Tenho também sentido uma espécie de poço quando acelero a fundo a mota demora algum tempo a desenvolver. A mota ao relantim vai a baixo e a subir picadas depois de dar bastantes toques de embraiagem acabo por a deixar a ir abaixo. Troquei o pinhão de ataque pus mais um dente do que tinha anteriormente antes de trocar um piston e as juntas.

Já é a 3ª vez que a levo ao mecânico e sai de lá quase sempre igual
Ir para o topo Ir para baixo
parreiras
Verde
Verde



Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/01/2012

ktm 125sx  agarrou? Empty
MensagemAssunto: Re: ktm 125sx agarrou?   ktm 125sx  agarrou? EmptySeg Fev 26, 2018 6:44 pm

Muda de mecânico, e deixa de encher o bolso a essa gente.

Deves ter a mota completamente desafinada
Ir para o topo Ir para baixo
 
ktm 125sx agarrou?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» ktm 125sx 2004 2300€ (5,5kw)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: