Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Oleo de caixa transmissão Husky TE 250

Ir em baixo 
AutorMensagem
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Ter Set 26, 2017 3:39 pm

Boas pessoal,

Sei que este assunto já foi debatido e há várias opiniões, sobre o óleo da caixa de transmissão para uma Husqvarna TE250 de 2015.

Existe óleo normal de motores 4 tempos e uns óleos próprios para caixa. Acham que vale a pena o óleo próprio para caixa?

No manual diz para usar o Bel-Ray EXL Mineral 4T - JASO T903 MA / SAE 10W/40. Isto é um óleo de motor 4T.

Acham que posso usar o Motul 5100 10W/40, por exemplo? Gostei bastante deste óleo e 1L fica-me a pouco mais de 8€, enquanto um especifico para caixa (MOTOREX RACING GEAR OIL 10W/40) fica-me a 18€.
Também há o MOTUL TRANSOIL EXPERT 2T 10W-40 1L que fica a pouco mais de 8€.

Acham que posso usar esse Motul e vai de acordo com as especificações da Marca?

Obrigado
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Qua Set 27, 2017 10:25 pm

Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um.
Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral.
Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos.
Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.
Ver perfil do usuário
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Qui Set 28, 2017 12:17 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um.
Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral.
Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos.
Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.

Excelente resposta Luis Quinta.
Tudo ao detalhe.
Sendo assim vou optar pelo Motul 5100 10W40. Gostei bastante de o usar numa LTZ que tive portanto vou continuar.
As normas deste óleo são:

API SM / SL / SJ / SH / SG
JASO MA-2

Vai de acordo com o que a marca manda.
Obrigado dirt dirt
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Qui Set 28, 2017 12:26 pm

cerveja cheers
Ver perfil do usuário
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Ter Out 24, 2017 2:41 pm

Boas pessoal,

Acabei por comprar o Motul Transoil 10W40.
Acontece que mudei no fim de semana o óleo da caixa e acabei por notar um comportamento diferente na embraiagem. Já sentia um bocado este sintoma, mas agora sente-se mais um pouco, ou seja mesmo com a embraiagem apertada a roda faz um bocado de força, como se quisesse andar. Nada de muito exagerado mas faz.

Agora vou comentar os passos que fiz para trocar o óleo:

- Coloquei a mota no cavalete
- Deixei a mota a trabalhar 2 ou 3 minutos ao relantim, sem ter andado com ela
- Tirei o parafuso que está perto do pedal do travão e o tampão de cima
- Deixei escorrer bem o óleo
- Retirei o parafuso que mede o nível do óleo
- Voltei a colocar o parafuso que está perto do pedal do travão
- Enchi com o óleo

E aqui é que me parece que algo não ficou bem, pois retirei a mota do cavalete e apenas levou 700ml de óleo até sair óleo pelo orificio de verificar o nível de óleo.  No manual indica 800ml.  
         Fui dar uma pequena volta assim com os 700ml e notei que ao embraiar, a roda parecia sempre querer andar.

De facto acabei por não retificar o nível de óleo depois de dar a voltinha. Mas acham que pode ser esse o problema?
Ou qual o motivo para não ter levado os 800ml indicados no manual e não embraiar bem?

Desde já obrigado
Ver perfil do usuário
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Ter Out 24, 2017 8:34 pm

Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai.
Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor.
Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.
Ver perfil do usuário
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Qua Out 25, 2017 2:58 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai.
Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor.
Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.

Mais uma vez excelente explicação Luis Quinta.
Sim, é verdade vazei o óleo velho em cima do cavalete, apesar de depois ter feito como tu dizes e ter posto a mota no chão e inclinado, no entanto fiz isto por muito pouco tempo e posso não ter dado tempo para escorrer tudo. Portanto pode ter ficado algum oleo velho lá dentro. Para a próxima já não falho.

Como dizes noto que a embraiagem não descola totalmente ou pelo menos há mais dificuldade, e a quente ainda não deu para testar bem. Este óleo também deve ser mais viscoso, o que pelo que percebi é melhor. O facto de não ser um óleo mineral, não pode ter alguma relação com o problema de funcionamento da embraiagem ?

Quanto á resolução de desmontar o cesto e limar as pistas, não sei se os mecânicos aqui da zona, estão para ter esse trabalho e não me mandam dar uma volta, ou me dizem logo que para resolver tenho de meter um cesto novo. Mad  Solução mais cara para mim, mas menos trabalho e lucro igual para eles.   Sad  Sad

Vou fazer mais um teste para perceber melhor esta situação.

Já agora é grave andar com a mota assim e fazer algum passeio??

Obrigado pela excelente ajuda
Ver perfil do usuário
Jofico
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Qui Out 26, 2017 9:10 am

É um prazer ler as ideias tão bem expostas study . Obrigado pessoal. cerveja
Ver perfil do usuário http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   

Oleo de caixa transmissão Husky TE 250
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: