Olá
Lamento que a tua XR esteja assim, e olha que
pelo que descreves está em mãos pouco experientes
Começar por substituir o CDI porque não dá faísca na vela
. Essa peça só em ultimo recurso é que se muda, pois é cara e há outras antes do CDI que possam estar avariadas.
O pik up pode estar estragado, mas duvido que se tenha avariado a não ser por mau manuseamento.
O conselho que te dou é tirares a mota de lá o mais rápido possível de leva-la a quem percebe de motas a 4 tempos e que saiba trabalhar na parte eléctrica.
Se fosse eu, começava por ver o estado da vela do cachimbo e depois da bobine. O retificador também tem de ser visto. E só no fim se tudo estiver bem é que ia para o stator (gerador de luz) e o pik up e só no fim o CDI.
Para se detectar com certezas estas avarias é preciso saber trabalhar com um multímetro, sem isto só por deduções é que tenta resolver, e depois compram-se componentes a sorte
.
Desejo-te boa sorte e não desistas.