enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAndar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário? Botaof12
 

 Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
PiKo
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/12/2015

Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário? Empty
MensagemAssunto: Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário?   Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário? EmptyTer Dez 29, 2015 12:09 am

Boas,

Chamo-me Pedro, tenho 27 anos e estou a pensar comprar uma motita para começar a fazer uns passeios no monte na Aldeia (zona de Mirandela). A minha duvida é a seguinte. Tenho carta de carro e sei que só posso conduzir uma moto até 125cc com 11kw. Queria uma coisa talvez um pouco mais potente porque já tive uma 150cc 4T que andava (se seguro nem carta) na altura com os meus 17/18 anos e chegou aquele ponto de achar que a mota é pouco potente para o uso que lhe dava. Naquela altura nunca fui mandando parar pela Policia mas só andava no monte com a moto.
Neste momento, queria uma moto mais potente mas com a minha carta não dá para conduzir uma moto com maior cilindrada e é aqui que tenho a duvida.
Posso andar com uma moto apenas fora da estrada não tendo eu a carta indicada? A nível de seguro, se comprar uma moto sem documentos / matricula, posso andar com a moto sem seguro no monte?
Gostava que me elucidassem sobre a "lei" se é que no monte a lei se aplica. A mota será para uso exclusivo off road, será transportada dentro da minha carrinha de Casa para a Aldeia / spot para dar umas voltinhas.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário? Empty
MensagemAssunto: Re: Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário?   Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário? EmptyTer Dez 29, 2015 1:02 pm

O que vou dizer não uma ideia minha é o que está na lei.

Conduzir uma mota com mais de 125cc ou 11kw necessita de carta A1 até 35kw e A2 acima desta potência.
Nas motas de monte a A1 costuma chegar até mesmo para muitas 450cc a tempos.
Andar no monte para muita pessoas é andar á vontade...mas não é verdade.
O único sitio onde podemos andar é vontade é num terreno ou caminho privado.
Por isso andar no monte sem carta, sem matricula, estás a arriscar ter problemas sérios, isto porque, basta haver um acidente e já está. Para não falar que por vezes, pelo menos aqui na zona de Barcelos, a GNR costuma patrulhar os montes em Jeep, muito por causa dos incendiários. E já não é a 1ª vez que por vezes param abeira do pessoal que está a conviver e a ver a paisagem e pedem os documentos.
Claro que a probabilidade é baixa, mas pode acontecer.
Por isso o meu conselho é, ter carta e matricula para andar no monte e claro um seguro.

santa rendeer

Ir para o topo Ir para baixo
 
Andar no monte! Seguro? Carta? Sim ou não é necessário?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Companhia para andar no monte
» Seguro
» Carta de Condução
» Carta de conduçao
» Seguros - Protocolo para EnduroPortugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: