enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarDtr no montr duvidas Botaof12
 

 Dtr no montr duvidas

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyDom Ago 09, 2015 1:58 pm

Boas pessoal.
eu tenho uma DTR e dou umas voltas com ela no monte e eu fiz as seguintes alterações: pneu de taco e pinhão menor mas tenho uma pequena duvida e normal a DTR aquecer muito no monte?
e mais uma duvida a Dtr sera que aguentaria uma ride?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyDom Ago 09, 2015 10:01 pm

A Yamaha DTR 125 é uma grande mota de iniciação, no entanto tem as suas limitações naturais inerentes a gama do modelo.
Quanto a tua dúvida, claro que é normal ela aquecer e até ferver no monte, principalmente se andares insistentemente em percursos bastantes lentos, tipo trialeiras. Se andas em caminhos lentos mas sem paragens, pode aquecer um pouco mas nunca ferver.
Mas se tens dúvidas, aproveita para veres o nível do liquido do radiador com o motor frio claro, e verifica se esse liquido tem cor, tipo verde vermelho ou azul. Caso tenha um aspecto castanho ou simplesmente sem cor tipo água, o melhor mesmo é trocar por um com cor.
Quanto a tua segunda questão, peço desculpa mas não percebi Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
wrz
Verde
Verde
wrz


Mensagens : 208
Data de inscrição : 13/01/2010
Localização : nuorte

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySeg Ago 10, 2015 12:00 am

ou o líquido do radiador não é o mais adequado ou a bomba de água não estará nas melhores condições ou então é mesmo da utilização (zonas de muito baixa velocidade)

a dtr aguenta bem um raid (ou uma ride). Podes também melhorar um pouco a suspensão, com poucos euros, para poderes andar mais rápido.
em todo o caso uma dtr125 de origem num raid (passeio tt), com uns pneus apropriados, quando bem conduzida pode andar mais rápido do que muita gente acha.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4143
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySeg Ago 10, 2015 9:59 am

wrz escreveu:
... quando bem conduzida pode andar mais rápido do que muita gente acha.
Claro que sim. E os mais velhos farao , como eu, com certeza que se lembram de as ver, na década de 90, no nacional de enduro e TT (classe 125 série).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySeg Ago 10, 2015 10:12 am

Obrigado por toda a ajuda pessoal.
eu na minha terra a alguns rides (passeios tt) e eu ja experimentei passar por alguns trilhos e ela ate se portou bem subiu tudo as vezes tinha mais dificuldade mas com jeito ela passa muitos obstáculos e ja me surpreendeu muito no monte pois nunca pensei que ela se aguenta se tão bem.
Mais uma coisa eu na minha suspensão da frente mandei fazer num torneiro uns casquilhos para a suspensão baixar pouco será que esforça a suspensão com isso?
Ir para o topo Ir para baixo
wrz
Verde
Verde
wrz


Mensagens : 208
Data de inscrição : 13/01/2010
Localização : nuorte

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyTer Ago 11, 2015 3:06 am

de suspensões pesco pouco(só de afinação e mal). Não entendo com clareza o que referes com esses casquilhos do torneiro mas se reduz o curso da suspensão não será o melhor caminho. Julgo que a melhor relação custo/beneficio seria enviar a suspensão para quem entende do assunto, com recurso a combinação de anilhas, molas e óleo. (ou então procurar uma suspensão usada de moto de motocross/enduro com um diâmetro igual e comprimento aproximado, só que para isso o conjunto da roda e travão cria alguns desafios)
Não sei quanto pretendes gastar na mota mas se fosse no meu caso telefonaria para a mxt/lcmotos ou uma casa que perceba do assunto como eles.
o mais barato mesmo é subir um nível à viscosidade do óleo usado mas claro que não é a solução ideal
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyTer Ago 11, 2015 7:39 pm

eu quero gastar o mínimo possível se mandar preparar as suspensões ou meter suspensões de outra mota ja me fica caro.
se calhar opto por subir um nível à viscosidade do óleo que as suspensões de origem são muito moles eu coloquei na mota os tais casquilhos para endurecer a suspensão mas se como o amigo diz que faz mal as suspensões vou tirar e meter oleo mais grosso
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyTer Ago 11, 2015 9:56 pm

mais uma duvida eu se tirar o autolube da DTR e meter tipo outro radiado sera que ela aquece menos?
Ir para o topo Ir para baixo
wrz
Verde
Verde
wrz


Mensagens : 208
Data de inscrição : 13/01/2010
Localização : nuorte

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyQua Ago 12, 2015 6:57 am

como tinha dito, não percebi essa dos casquilhos do torneiro. podes explicar um pouco?
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyQua Ago 12, 2015 10:42 pm

eu também nao sem bem explicar porque foi o meu mecânico que fez mas vou tentar explicar o melhor que sei os casquilhos que coloquei na DTR serve para a suspensão ficar mais dura eles são colocados na mesa das suspensões ali perto e a suspensão assim baixa pouco.
Fiz me entender ou sera que ficou muito confuso? e que nao sei bem explicar
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyQui Ago 13, 2015 12:25 am

Talvez esses casquilhos sejam para montar dentro da suspensão para dar mais pré carga (força) nas molas, com isso não tira curso a suspensão, a não ser que sejam muito altos. O que acontece é que a suspensão fica com um comportamento mais duro e firme, que se não for acompanhado com uma afinação de recuperação mais dura, acaba por não ser muito bom.
Se te queixas da suspensão muito mole, faz a seguinte experiência, com a mota apoiada num banco de maneira a ficar suspensa, medes o curso da suspensão. Depois montas na mota e voltas a medir, e fazes a diferença do valor obtido para o inicial com a mota suspensa, neste caso deves obter um valor por volta dos 6 a 7cm. Claro que esta ultima medição tem que ser com 2 pessoas, e deves estar com os 2 pés nos patins e sentado de forma natural.
Caso obtenhas valores inferiores tens que retirar carga na mola (molas novas +/- 100€), caso tenhas mais podes aplicar mais carga nas molas. Os tais casquilhos então fazem sentido. Neste caso aconselho nessa suspensão o uso de um óleo de suspensão mais viscoso, tipo um 7.5W ou então um 5W com mais nível em relação ao usado de origem. Neste caso basta medir antes de desmontar e depois de mudar acrescentar mais uns 10mm.
Caso queiras fazer a medição na suspensão traseira os valores que tens de obter entre medição com mota suspensa e mondado deve andar por volta dos 9,5 a 10cm de diferença. Essa medição tens de fazer entre o eixo da roda traseira e um ponto fixo na mota, tipo um parafuso ou tampa traseira ou mesmo no banco. Tens é de usar o mesmo ponto para fazeres a diferença. Caso obtenhas mais diferença do que 10cm aumentas a pré carga, caso obtenhas menos de 9,5 cm, aumentas a pré carga.


Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyQui Ago 13, 2015 7:03 pm

LUIS QUINTA e exatamete isso que o meu mecanico me fez com os casquilhos nao sei e se ficou bem afinada as suspensoes.
Obrigado pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySex Ago 14, 2015 6:30 pm

Com esses casquilhos nao e preciso entao mudar o oleo da suspensao para uns mais grossos? E como eu sei que aquilo esta bem afinado?
mais uma duvida eu se tirar o autolube da DTR e meter tipo outro radiador tipo radiador de ktm ou assim sera que ela aquece menos?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySex Ago 14, 2015 7:48 pm

Bem quanto a suspensão experimenta primeiro e depois diz o que sentes.
Quanto ao auto lube, eu não o tirava.
Já sei que muitos utilizadores da DTR tiram este sistema, mas sinceramente a meu ver pelo que sei, este sistema da Yamaha é espectacular. Esperta foi a Beta em usar nas suas motas de Enduro para 2016.
Só o facto de não obrigar a levar a garrafinha do óleo para o monte caso seja necessário meter gasolina é uma grande mais valia. Além do mais doseia de forma correta o óleo e permite afinar esse doseamento.
Usares um radiador da KTM ou de outra marca qualquer não tem problema, desde que, consigas apertar no quadro da tua mota e que tenha um circuito de liquido identico.
Se queres fazer arrefecer mais a tua mota faz o seguinte usas liquido de radiador 50/50, podes montar uma ventoinha http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ele_uni_04 e montar estes acessórios de aluminio que ajudam a arrefecer http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/aal_gne_05 e para melhorares ainda mais usas esta tampa de radiador http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/pec_drc_03

Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySex Ago 14, 2015 8:43 pm

obrigado pela ajuda são boas dicas mas o Electroventilador é um bocado de dinheiro a mais para eu investir mas se eu colocar a tampa de radiador e o dissipador de calor ja ajuda um bom bocado a mota certo?
mais uma coisa o dissipador de calor onde se coloca=
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySex Ago 14, 2015 9:56 pm

Os dissipadores de calor colocam-se no tubos do radiador.
Cortam-se e aplicam-se entre as partes cortadas.
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 3:09 pm

Obrigado pela ajuda luis quinta vou comprar um e colocar para ver se faz efeito entao.
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 7:08 pm

Em relaçao agora aos pneus quais as medidas mais corretas? Para o de tras um 100/110 estara bom? E para a frente qual a melhor medida?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 9:09 pm

Para a DTR optava pelo 100/100-18 para a frente eu optava pelo 80/100-21 embora o 90/90-21 favoreça mais na absorção do impactos.
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 9:37 pm

obrigado pela ajuda ja sei o que escolher e para a frente como o amigo diz que favorece na absorção de impactos vou optar pelo 90/90-21.
E acho que com estas ajudas todas penso que ja fico com a mota toda bem equipada para o monte acho que ja nao é preciso fazer mais alterações.

Mais uma questão em relação ao óleo do motor convém por um óleo melhor para andar no monte?
E as revisões feitas em quanto tempo mais ou menos?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 9:59 pm

Quanto a óleos sem dúvida, na mistura usas este, auto lube http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_02 na caixa de velocidades usas este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_09

Quanto as revisões, isso depende do uso, mas por exemplo óleo da caixa fazes 1000 km ou 35h e mudas, filtro de ar por cada vez que vais ao monte no verão, limpas o filtro e lubrificas no inver podes andar duas vezes, http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/ole_mot_01 , a vela deve ser vista e se necessário mudada aos 1000km mas se estiver em bom estado podes usar por mais tempo, óleo de travões tem que ser mudado de 2 em 2 anos, liquido radiador também, pistão e segmentos entre os 5000km e os 10000km, e depois são verificações com substituições quando necessário, tipo corrente cremalheira e pinhão, pastilhas, cabos de embraiagem e acelerador e outros. Outro aspecto bastante importante é verificar o aperto dos raios das rodas sempre que vamos dar uma volta mais agressiva e reapertar parafusos mais sujeitos a desapertos como os das manetes carenagens e outros a ver. Basicamente disse o mais importante mas fica sempre a faltar alguma coisa que agora não me estou a lembrar...
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 10:30 pm

obrigado pela ajuda assim vou estar atento a mota e vou colocar esses óleos que recomendou e seguir os suas sugestões de verificar tudo cada vez que dou uma volta no monte.
Penso que ja não precisa de mais nada a mota agora e só dar gas.
em relação as velas a alguma mais recomendada?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptySáb Ago 15, 2015 11:23 pm

A vela que recomendo é a original NGK BR9ES
Ir para o topo Ir para baixo
DTR
Promoção
Promoção
DTR


Mensagens : 97
Data de inscrição : 27/05/2015

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyDom Ago 16, 2015 10:44 pm

obrigado pela ajuda vou fazer o que amigo sugeriu.
E desculpe por estar a ser chato mas os pneus a algum modelo que acha melhor?
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Dtr no montr duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Dtr no montr duvidas   Dtr no montr duvidas EmptyDom Ago 16, 2015 11:21 pm

Na frente gosto deste http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/pne_pir_01 atras uso este http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/pne_dun_02

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dtr no montr duvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Extreme XL Lagares 2012
» Duvidas
» QUAL? KTM EXC 350 - f ou Beta 350 rr
» ISDE FINLANDIA 2011
» 3º ENDURO DA PÓVOA DE LANHOSO - INSCRIÇÕES A FECHADAS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: