enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarQue medidas de pneus usar? Botaof12
 

 Que medidas de pneus usar?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
PedroF
Promoção
Promoção



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/03/2014

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptyQui Nov 06, 2014 7:54 pm

Boas Pessoal.

Sou maçarico nestas andanças do enduro de maneiras que ando um pouco às aranhas com as medidas dos pneus e também com os próprios pneus a colocar.

A minha questão é, a minha mota é uma 250 a 4T e supostamente leva 80/100 21 e 110/100 18.

Eu como sou baixo gostaria de baixar um pouco a altura dos pneus, para 90. Teria mal colocar 90/90 21 e 110/90 18 (se é que há!? :S). O 120/90 18 não será demasiado para a mota?

Dêm me as vossas opiniões porque tenho que colocar uns pneus e não sei que tamanhos colocar nem que pneus.

Já, agora conhecem algum sítio na margem sul para montá-los a preço acessível?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptyQui Nov 06, 2014 8:59 pm

Boas

As medidas dos pneus funcionam da seguinte maneira: a 1ª media refere-se a largura a 2ª media é o perfil e a 3ª a media do aro.

A 1ª media é a largura do pneu em milímetros e a 2ª medida é o valor em percentagem (%) da 1ª, confusos? uma explicação mais pratica:

120/90-18 este pneu tem então 120mm de largura e de perfil 90% que dá 108mm de altura de perfil.

Portanto esta media será mais indicada para uma 2504t já que tem um perfil que favorece as acelerações.

Um 110/100 tem menos largura mas tem um pouco mais de perfil pois tem 100% de 110 o que favorece um conforto maior e uma maior tracção em zonas de pedra.

Um 140/80, mais indicado para as 4504t, acaba por ter os dois parâmetros, uma largura de 140 e um perfil de 112mm.

Agora muita atenção, os fabricantes por vezes usam medidas que nem sempre correspondem a verdade, e são por vezes diferentes de modelo para modelo mesmo sendo da mesma marca. O melhor mesmo é ver o pneu ao vivo.

No teu caso Pedro metia um 120/90-18 pois como já demonstrei tem menos perfil que um 110/100-18
Quanto aos da frente o calculo é o mesmo, no caso dos 90/90-21 tem 81mm de perfil um 80/100-21 tem 80mm de perfil, no teu caso como pões a questão da altura o 80/100-21 será a opção, no entanto para enduro usa-se mais o 90/90-21 por ser um pneu um pouco mais volumoso para absorver melhor os impactos,e no motocross o 80/100-21.  

Eu compro sempre os meus pneus aqui na http://www.enduroportugalshop.com/, dá uma vista de olhos e caso tenhas dúvidas podes perguntar pois vais ter um acompanhamento profissional.

Fui dirt
Ir para o topo Ir para baixo
PedroF
Promoção
Promoção



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/03/2014

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptySex Nov 07, 2014 11:21 am

Luis Quinta antes de mais quero agradecer-te a resposta pois foi esclarecedora e completa.

Eu fiquei um pouco na dúvida no 120 porque ouvi tmb dizer que para a mota que é, torna-a muito pesada e menos manobrável e que o 110 era o indicado, daí tmb a minha dúvida. Mas agora fiquei mais esclarecido.

Relativamente ao pneu da frente, aconselhaste-me o 80/100 21 embora o 90/90 21 seja mais indicado para enduro, como é o que pretendo fazer (apenas uns passeios pelo mato), não era melhor o 90? É que também não quero tornar a mota difícil de manobrar e com menos força, pois tmb não tem muita.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptySex Nov 07, 2014 11:40 pm

Sim realmente o 110/100 na traseira, daria mais maneabilidade, mas como queres a mota mais baixa o 120/90 é melhor opção.
quanto ao da frente repara que o 80/100 tem 80mm de largura e 80mm de altura e o 90/90 tem 90mm de largura e 81mm de altura, por isso mais uma vez com o 80/100 obtens menos perfil e acabas por ter mais maneabilidade pois só tem 80mm de largura. O 90/90 realmente é melhor para enduro por ser um pneu um pouco mais volumoso que o 80/100.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroF
Promoção
Promoção



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/03/2014

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptySáb Nov 08, 2014 5:05 am

Então pronto, fica decidido. 120 atrás e o 80 à frente. Agora fica a questão de que pneus colocar, estava a pensar num Dunlop D952 na traseira e à frente. Será boa opção? Quero algo que dure minimamente e é para usar aqui na zona da margem sul embora tenha intenções de ir explorar outros sitios.

Eu sei que esta questão dos pneus é sempre complicada e já há bastantes tópicos sobre isso mas ainda assim continuo na dúvida.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptySáb Nov 08, 2014 9:49 am

Eu ja usei esses pneus e gostei bastante. Neste momento estou a experimentar outros mas se calhar vou voltar a esse modelo da Dunlop.
Mas como já disse, fala com a Enduro Portugal Shop, eles podem ajudar-te na tua decisão.
Ir para o topo Ir para baixo
PedroF
Promoção
Promoção



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/03/2014

Que medidas de pneus usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Que medidas de pneus usar?   Que medidas de pneus usar? EmptySeg Nov 10, 2014 11:05 am

Ok, obrigado mais uma vez Smile

Pessoal, e mais opiniões?
Ir para o topo Ir para baixo
 
Que medidas de pneus usar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Averbar medidas PNEUS
» Medidas oficiais para uma pista de motocross
» Revisão óleo usar
» Duvida no oleo a usar
» Usar as pastilhas de outra moto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Alterações/Melhorias-
Ir para: