enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarRMZ nao embraia ? Botaof12
 

 RMZ nao embraia ?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptyTer Mar 04, 2014 3:04 pm

Boas a todos !

Esses carnavais ?! muita cervusca ?!  alcool  alcool hehehe

O meu ao que pareçe já me vai sair caro. é o seguinte, se me conseguirem ajudar era TOP.

Aconteçe que a uns dias fui tentar ir dar uma volta na minha RMZ450 de 09. Andei na boa uns kilomikes mas apos esses km parei um bocado e um colega meu pediu-me para exprimentar a mota. Mal ele se montou em cima dela e pos a primeira, a corrente deu um enorme estalo e foi abaixo. eu ao fim de alguma tentativas fui exprimentar e vi que o que esta a aconteçer e por exemplo :

Se meter a primeira e continuar a carregar na embraegem ela começa a andar... nao com muita veloidade mas nota-se que está a fazer tração e acaba por ir abaixo porque está ao relantim.
em andamento se tentar meter a mudança Neutro ( ponto morto ) não entra, se estiver desligada já entra... os cabos estão afinados ao maximo quer na manete, quer no cabo mesmo... junto ao motor nao tem afinação.

Será que tem que levar uma embraegem nova ?
( discos gastos )

Sera que o cabo pode estar dilatado e já nao está a fazer o que lhe e devido ?

Aguardo as vossas opinioes. Obrigado !
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptyTer Mar 04, 2014 5:06 pm

Boas,

Paulo, tenta afinar ao contrário do que está na mota, dizes que está no máximo, mas pode é estar no mínimo, se está apertado, desaperta.

Se não resolver mete uma embraiagem nova.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptyTer Mar 04, 2014 9:46 pm

Boas

A manete da embraiagem tem de ter uma pequena folga.

Com muita folga a embraiagem pega "muito rápido" e ao engrenar a 1ª para arrancar e mesmo com a manete toda apertada, tende a "arrastar" e a mota parece querer andar e custa a encontrar o ponto morto além de dar "estalos".

Com a manete sem folga as mudanças entram muito bem mas ao acelerar a embraiagem patina.

Isto é o que pode acontecer se tudo está normal na mecânica da embraiagem, agora avarias desta.

Se tiveres a embraiagem com desgaste, ela patina mesmo com afinação da manete com bastante folga.

Se tiveres a cesta onde ficam os discos, com sulcos provocados pelo funcionamento árduo, provoca aquilo que dizes sentir.

Na minha opinião esta ultima hipótese é a avaria da tua mota.

Para a reparares tens de retirar os discos de embraiagem, desmontar a cesta e limar os sulcos. Montar tudo, aproveita e muda o óleo do motor e filtro e depois de a experimentar muda só o filtro do óleo (retirar as possíveis limalhas que ficam após a reparação), e vais ver que vai ficar operacional outra vez.

 cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptyQua Mar 05, 2014 12:24 am

ela afinada quer para a frente, quer para tras ja foi e faz o mesmo problema....

Patinar a arrancar não patina e sim tinha a folga na manete.... Vou falar com o mecanico e dizer-lhe isso. se tiver que evitar levar discos novos para mim melhor....

Depois dou o feedback ! Abraço e obgd a todos cheers  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptyQui Mar 06, 2014 10:02 am

Antes fossem os discos...

mas pelo que relatas, deve ser o que o amigo LUIS QUINTA já disse: o cesto da embraiagem já deve tar todo marcado

É uma reparação complexa, tem que ser feito exactamente como ele disse


Limar os sulcos, estive a fazer isso há pouco tempo, com o amigo, que ficou com minha anterior CR250

Porra, aquela treta é dura como corno, antes que um gajo consiga limar alguma coisa...

às tantas, pra não passar o fim de semana todo a limar, fui buscar a minha Dremel, e com um esmeril fininho, a coisa foi mais rápido

Na altura tambem podes aproveitar pra trocar os discos, já que tens a embraiagem desmontada

(nós aproveitamos pra trocar os discos, que ele já andava a pensar nisso)


Ou então, pra não tar com esse trabalho todo a limar, metes um cesto novo, (que não é uma peça barata...)
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptySex Mar 07, 2014 1:37 pm

Engenharia Portuga já a trabalhar de lima e Dremel confused Leva isso a fresador com o prato divisorio ele limpa o calo da carcaça de embraegem com a mesma folga em todos eles e paralelos entre si  study 
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptySex Mar 07, 2014 4:37 pm

E se os entalhes já forem muito grandes o melhor é um cesto novo.

Um amigo mandou o da CRF 450 dele ao fresador, e como já tinha muito desgaste agora a mota é dificil de dosear a baixa velocidade, p.ex. em trialeiras

E um cesto de embraiagem prá CRF... 200 €...  affraid 
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptySáb Mar 22, 2014 8:28 am

Ora depois da revisão feita , venho aqui partilhar o porque do sucedido na minha burrita !

Afinal nao foi preciso levar discos, nem cestas nem limar arestas ou sulcos. Aconteçe que o oleo que tinha ja estava a ficar tipo pasta  Sad Rolling Eyes  e os discos já colavam todos entre si. não se separavam quando apertava a embraegem. pelo que mudei o oleo e filtros e etc e ficou impec novamente. Que alivio ! Obrigado a todos pelas dicas  bounce cyclops 
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptySeg Mar 24, 2014 11:57 am

Paulo_kitesurf escreveu:

o oleo que tinha ja estava a ficar tipo pasta  Sad Rolling Eyes  e os discos já colavam todos entre si. não se separavam quando apertava a embraegem.

  affraid 

A não ser que tenha a certeza absoluta, de qd foi mudado o óleo, é a 1ª coisa que faço qd compro um veiculo usado...


Mas olha lá, esse óleo, que banha os discos, é o mesmo óleo do motor ?

(Na Suzuki não sei como é, na WR é o mesmo, mas as CRFs têm óleo motor separado do óleo da caixa)

É que se é o mesmo óleo... tb andava a lubrificar as cames, a correia de distribuição, as hastes das válvulas, os rolamentos de cambota, biela, etc, etc...    Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo_kitesurf
Promoção
Promoção
Paulo_kitesurf


Mensagens : 88
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 35
Localização : Caldas da Rainha

RMZ nao embraia ? Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ nao embraia ?   RMZ nao embraia ? EmptySeg Mar 24, 2014 6:09 pm

Grande bernstein sim o óleo e o mesmo para tudo. Eu não mudei o óleo porque o vendedor me disse que tinha feito a revisão e eu confiei. Erros de principiante. . . Abriu se a tampa das válvulas e estava tudo nas medidas. .. e o que importa. Venha lá o fds para roncar fortemente Smile
Ir para o topo Ir para baixo
 
RMZ nao embraia ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: