enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAcidente grave -mortágua Botaof12
 

 Acidente grave -mortágua

Ir para baixo 
+4
Ricardo8
melicia
ricardodacosta1
skimrider
8 participantes
AutorMensagem
skimrider
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2012

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySeg Jan 14, 2013 8:45 pm

Já todos ouvimos sobre o triste incidente em Mortágua no passado fim-de-semana.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ITNDN-AW7os#!

O maior respeito vai para a família dos falecidos e do ferido grave, esperando que recupere da melhor forma possível.

No entanto penso que se abriu aqui um precedente (penso eu de que):

Apesar das devidas autorizações da Autarquia, seguros e demais autorizações, faltava a homologação da Federação, e aqui entra um problema: até que ponto podem os responsáveis do evento ser responsabilizados criminalmente?!

A Federação aproveitou-se desta terrível campanha (difamatória a meu ver) denunciando as provas piratas mas, quanto cobram eles por uma homologação?! o que deverá uma organização fazer para ser legal e porque muitos escolhem por o não fazer?! É para poupar ou porque se tornaria inviável?!

Gostaria de discutir isto com os demais pois penso que, se houver de facto uma comprovada ilegalidade os responsáveis podem ser acusados criminalmente pelo sucedido! Ou estarei errado?!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySeg Jan 14, 2013 11:43 pm

Boas,

Skimrider, infelizmente descraças acabam por acontecer, eram todos ainda muito novos para partirem tão cedo, e desde já deixo as minhas condolências a familiares e amigos.

Mas acho muito bem que se discuta e se arranjem soluções no sentido de melhorar e tornar o desporto que nós tanto gostámos o mais seguro possível.

Acho que esta notícia não irá trazer coisas boas ao desporto motorizado, mas isso até é o menos, perderam-se 2 vidas, e isso sim é o mais importante.

No vídeo do youtube, dizem que a organização da prova os deixou entrar em corrida, já nas noticias que passaram na TVI, disseram que os pilotos não tiveram autorização para fazer a prova...

Vamos ver no que isto dá, e o outro piloto que recupere o mais rápido possível.
Ir para o topo Ir para baixo
skimrider
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2012

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyTer Jan 15, 2013 8:29 pm

Boas,

Sim, de facto também denotei as diferenças entre o que se afirma em ambas as fontes (TV e video). A diferência foi minima!

No entanto, parecemos umas avestruzes. Escrevo pouco aqui mas leio muito. Leio muitos dos foristas a criticar a federação e a valorizarem, por exemplo, o campeonato regional. Seguramente porque sabem muito... Mas pergunto aqui directamente, o que pode acontecer à organização? São ou não responsáveis perante o que a LEI diz?

Aqui, já organizámos diversas provas de BTT e atletismo, sempre com sucesso e com participação das federações (ou então ainda alguém se magoava...). Fomos responsáveis... e quem organiza provas pirata, está a ser irresponsável?! Competição desleal? apenas para trazer mais participantes?!

Como afirmas, o futuro será diferente mas até que ponto???

(sim claro que nos campeonatos oficiais morreram mais pilotos nos últimos 4 anos do que nestas resistências... o viegas sabe mesmo aproveitar-se...)
Ir para o topo Ir para baixo
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 7:08 am

skimrider escreveu:
Boas,

Sim, de facto também denotei as diferenças entre o que se afirma em ambas as fontes (TV e video). A diferência foi minima!

No entanto, parecemos umas avestruzes. Escrevo pouco aqui mas leio muito. Leio muitos dos foristas a criticar a federação e a valorizarem, por exemplo, o campeonato regional. Seguramente porque sabem muito... Mas pergunto aqui directamente, o que pode acontecer à organização? São ou não responsáveis perante o que a LEI diz?

Aqui, já organizámos diversas provas de BTT e atletismo, sempre com sucesso e com participação das federações (ou então ainda alguém se magoava...). Fomos responsáveis... e quem organiza provas pirata, está a ser irresponsável?! Competição desleal? apenas para trazer mais participantes?!

Como afirmas, o futuro será diferente mas até que ponto???

(sim claro que nos campeonatos oficiais morreram mais pilotos nos últimos 4 anos do que nestas resistências... o viegas sabe mesmo aproveitar-se...)

Se as perguntas são para mim...

Vou dar um exemplo do regional de Enduro...

Será que as câmaras de :
Valongo
Chaves
Paredes
Caminha
Gondomar

Andam fora da lei ?

Pois todas estas provas tiveram o apoio das câmaras e licenças das mesma.

Para se organizar uma prova legal é preciso ter:

Parecer favorável da GNR ou PSP conforme a zona
Parecer do ICN
Parecer da Associação Fluresstal (se for no vale do sousa )
Seguro de acidentes pessoais dos participantes
Seguro de responsabilidade Civil do Evento

Posto isto faltava o parecer da federação que ia custar a quem quiser organizar uma prova:

Seguro de responsabilidade civil 1.250,00€ mas como a prova não pertence a um campeonato é considerada extra custa 2.500,00€

Taxa de prova 275,00€

Posto isto a lei camufla alguma coisa para estas câmaras se atravessarem...

Agora diga me se uma prova do regional era mais segura só por pagar a esses senhores esse valor ?????

Convém ver que os valores que falamos não são bem o que a Associação de ciclismo ou federação cobram pois sei muito o que cobram que por cá também se organiza provas de BTT
Ir para o topo Ir para baixo
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 10:47 am

skimrider escreveu:
Boas,

Sim, de facto também denotei as diferenças entre o que se afirma em ambas as fontes (TV e video). A diferência foi minima!

No entanto, parecemos umas avestruzes. Escrevo pouco aqui mas leio muito. Leio muitos dos foristas a criticar a federação e a valorizarem, por exemplo, o campeonato regional. Seguramente porque sabem muito... Mas pergunto aqui directamente, o que pode acontecer à organização? São ou não responsáveis perante o que a LEI diz?

Aqui, já organizámos diversas provas de BTT e atletismo, sempre com sucesso e com participação das federações (ou então ainda alguém se magoava...). Fomos responsáveis... e quem organiza provas pirata, está a ser irresponsável?! Competição desleal? apenas para trazer mais participantes?!

Como afirmas, o futuro será diferente mas até que ponto???

(sim claro que nos campeonatos oficiais morreram mais pilotos nos últimos 4 anos do que nestas resistências... o viegas sabe mesmo aproveitar-se...)

Já agora pode especificar o que quer diz com:
Seguramente porque eles sabem muito...
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo8
Verde
Verde
Ricardo8


Mensagens : 133
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 29
Localização : Évora

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 11:32 am

skimrider escreveu:
Boas,

Sim, de facto também denotei as diferenças entre o que se afirma em ambas as fontes (TV e video). A diferência foi minima!

Sim agora ah duas informações diferentes se nao os deixaram entrar e eles foram na mesma foi irresponsabilidade dos proprios porque entraram em prova sem "ordem" para entrar.
Se entraram porque os deixaram e como dizem que mudaram depois ao final da segunda volta o que foi trocaram umas fitas o que era que o sentido da prova ia mudar a culpa será da organização porque foi falta de organização chamemos.lhe assim porque os membros da organização nao falaram entre si secalhar.

melicia nao leves a mal e o meu ponto de vista so isso e cada um tem o seu
Ir para o topo Ir para baixo
skimrider
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2012

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 3:54 pm

melicia escreveu:


Já agora pode especificar o que quer diz com:
Seguramente porque eles sabem muito...


Sim claro! Na minha parca experiência, o pessoal tem a mania de falar mal de tudo e todos sem saberem do que falam, é uma espécie de cancro do pais, seguramente não sou o único a pensar nisto (normalmente quem nada faz é que mais critica...)!

Bastará contar os comentários de quem fala mal da Fed. sem especificar a critica. (não estou nem a favor nem contra, simplemente nao estou informado e não entro nesse barco)

E assim nascem as minhas perguntas sobre este assunto. É que, não sabendo, e fazendo parte de um grupo recreativo que organiza alguns eventos desportivos, estou bastante curioso para saber de que lado está a bola!

No BTT há de tudo, tenho uma associação regional que nos oferece até cronometragem, ao passo que outra cobra couro e cabelo (critérios? pois também não sei). Outras entidades nem sabem por onde trabalhar as autorizações, cada um pede o que lhe apetece e temos de jogar com o que os "deuses" decidem.

Já sobre este assunto, alguém mente! Uns dizem que é legal, outros que não! LOL (curto e grosso penso que é isto).

Se as provas fossem de facto ilegais, já teriam sido proibidas há bastante tempo. Os seguros são validados, as autorizações das entidades competente são dadas, etc. Ou seja, nesta perspectiva, o Viegas vir para a tv falar da ilegalidade está-se a arriscar a fazer figura de cao que ladra mas não morde.... (e já fez?)

Daqui vem o problema da Fed. Os valores que indicas para as obrigações "cobradas" pela Fed. são completamente autistas. Se fossem aplicados as inscrições para estes eventos rondariam os 100 por participante.... E não serão redundantes? (seguro já existe! bombeiros e socorro já existe!, etc.).

Já agora deixo uma pergunta: já alguém os fez entender que ganhariam mais em ser racionais e cobrar um valor justo por homologação do que essas fortunas?!

Um abraço

SR
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 5:59 pm



Agora é que puseste o dedo na ferida...2500 euros para homologar uma corrida?Claro que se baixarem muito ao valor não há tacho para todos ou pensam que andamos a dormir.E desde já acho a atitude do Viegas repugnante ao vir aproveitar-se de uma tragédia para atacar quem muito faz pelo nosso desporto.
Ir para o topo Ir para baixo
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 6:46 pm

xeno escreveu:


Agora é que puseste o dedo na ferida...2500 euros para homologar uma corrida?Claro que se baixarem muito ao valor não há tacho para todos ou pensam que andamos a dormir.E desde já acho a atitude do Viegas repugnante ao vir aproveitar-se de uma tragédia para atacar quem muito faz pelo nosso desporto.

O valor normal para um Enduro é 1250€ + 275 taxa de prova.

Mas se quiseres organizar um Enduro extra ou seja que não faça parte do CNE tens de pagar a dobrar...
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQua Jan 16, 2013 7:26 pm

melicia escreveu:
xeno escreveu:


Agora é que puseste o dedo na ferida...2500 euros para homologar uma corrida?Claro que se baixarem muito ao valor não há tacho para todos ou pensam que andamos a dormir.E desde já acho a atitude do Viegas repugnante ao vir aproveitar-se de uma tragédia para atacar quem muito faz pelo nosso desporto.

O valor normal para um Enduro é 1250€ + 275 taxa de prova.

Mas se quiseres organizar um Enduro extra ou seja que não faça parte do CNE tens de pagar a dobrar...
Viva o luxo Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Kazal83
Elite
Elite
Kazal83


Mensagens : 601
Data de inscrição : 30/10/2009
Localização : Longe

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyQui Jan 17, 2013 12:42 am

Viva pessoal.

Eu sou de bem perto do Chão Miúdo, e conheço bem a prova em questão assim como os seus intervenientes, e fiquei completamente abalado com esta tragedia, também muito porque conhecia uma das vitimas.

Ja participei por 3 vx nesta resistência, mas este ano devido a estar ausente do nosso pais não me foi possível estar presente.

Esta corrida tinha um arranque algo fora do normal para uma prova, e todos os anos se repetia tanto em M2 como em M4, os pilotos partiam faziam parte do percurso e depois entravam no sentido contrario ao arranque.

O que me foi dito por pessoal que estava presente no dia, e que se deu inicio a corrida, e que chegaram dois atrasados que se fizeram a pista, ouve um que obedeceu a ordem de paragem por parte da organização e o outro não, não sei se foi logo na entrada ou se foi no sitio do corte do percurso onde era alterado para tomar o sentido correto.

Foi isto que deu origem ao sucedido.

Sou bastante amigo do principal organizador da corrida, assim como era amigo de uma das vitimas e isto fez me andar uns dias bastante pensativo, muito pela tragedia e pelas vitimas assim como na situação pela qual ira passar a organização do evento, pois também organizei durante uns anos uma resistência e entendo o como esta a ser difícil esta situação para todas as pessoas que de alguma maneira se veem envolvidas nesta tragedia.

E acredito também que isto vai desencadear um grande ponto de viragem no seguimento de novas provas piratas que poderão vir a realizar futuramente, sera muito mais complicado e obviamente mais caro tanto para quem organiza como para quem participa, mas pelo menos que fique bem ciente que se mudar que mude para melhor e que nao seja so para encher os bolsos a alguém.

So me resta e deixar um pesar aos que partiram a fazerem o que gostavam e uma palavra de força para os que ficam.
Ir para o topo Ir para baixo
felipe frojmowicz
Promoção
Promoção
felipe frojmowicz


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/09/2012
Idade : 46

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySex Jan 18, 2013 2:59 pm

Caros Amigos,

Eu ando nisso a muito pouco tempo mas foi com muita tristeza que vi a noticia na televisão.
Este assunto está a ser muito discutido e infelizmente o que vai acontecer é que vão acabar por reduzir as provas piratas ou mesmo elimina las. Depois o custo para todos, desde organizadores, pilotos vão aumentar, fazendo com que muita gente deixe de andar de moto..... O comentário que deixo é que acidentes acontecem, o que interessa agora é evitá-los, na minha opinião não é por pagar mais ou menos que os acidentes vão desaparecer..... não é por ser uma prova fora da Federação que vai existir mais ou menos acidentes. Até porque nas provas da federação não existem acidentes?

Amigos, façam tudo para que as provas (PIRATAS) não acabem, não quero trocar a CRF 250X por uma acelera!!!!


Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
skimrider
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2012

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySex Jan 18, 2013 7:10 pm

melicia escreveu:

Posto isto faltava o parecer da federação que ia custar a quem quiser organizar uma prova:

Seguro de responsabilidade civil 1.250,00€ mas como a prova não pertence a um campeonato é considerada extra custa 2.500,00€

Taxa de prova 275,00€

Posto isto a lei camufla alguma coisa para estas câmaras se atravessarem...


Daqui até acabarem penso que vai um bocado. Tenho conhecimento de mais acidentes mortais em provas oficiais do que outra coisa qualquer....

Mas Melicia, já agora, o que é que a "lei" diz para as câmaras de atravessarem? A Fed. Tem ou não a faca e o queijo na mão?! Porque se não tem, então continua tudo como está! Se não tem então porque vieram para a TV dar pressão?

Já alguém lhe fez ver que os valores propostos são incomportáveis?? parecem autistas!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Kazal83
Elite
Elite
Kazal83


Mensagens : 601
Data de inscrição : 30/10/2009
Localização : Longe

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySex Jan 18, 2013 7:48 pm

skimrider escreveu:
melicia escreveu:

Posto isto faltava o parecer da federação que ia custar a quem quiser organizar uma prova:

Seguro de responsabilidade civil 1.250,00€ mas como a prova não pertence a um campeonato é considerada extra custa 2.500,00€

Taxa de prova 275,00€

Posto isto a lei camufla alguma coisa para estas câmaras se atravessarem...


Daqui até acabarem penso que vai um bocado. Tenho conhecimento de mais acidentes mortais em provas oficiais do que outra coisa qualquer....

Mas Melicia, já agora, o que é que a "lei" diz para as câmaras de atravessarem? A Fed. Tem ou não a faca e o queijo na mão?! Porque se não tem, então continua tudo como está! Se não tem então porque vieram para a TV dar pressão?

Já alguém lhe fez ver que os valores propostos são incomportáveis?? parecem autistas!

Abraços

O que o S.Presidente da federação fez foi angariar,(ou não, pois o pessoal também não e burro) mais pessoas para se federarem pois o os nacionais estão pela hora da morte. mas a ver pelo que se ouve só se enterrou.

E acredito que deveríamos ter mais que uma federação mais amadora e mais acessível aos pilotos amadores, pois a maioria dos países da Europa teem, esta opinião vem no seguimento de a FMP fazer o que bem lhe entende.

Claro que não acaba com os acidentes pois só por si nascer já e perigoso, mas se não forem as piratas o nosso desporto bem amado acaba, já que os meios de comunicação só aparecem quando veem o mal e não quando deveriam dar mais relevo, ou seja as claques de futebol fazem batalhas campais e não e por isso que dizem que se deve acabar com as claques ou com o futebol, não a nada a fazer quando o nosso desporto do coração e banalizado.
Ir para o topo Ir para baixo
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptySex Jan 18, 2013 8:19 pm

skimrider escreveu:
melicia escreveu:

Posto isto faltava o parecer da federação que ia custar a quem quiser organizar uma prova:

Seguro de responsabilidade civil 1.250,00€ mas como a prova não pertence a um campeonato é considerada extra custa 2.500,00€

Taxa de prova 275,00€

Posto isto a lei camufla alguma coisa para estas câmaras se atravessarem...


Daqui até acabarem penso que vai um bocado. Tenho conhecimento de mais acidentes mortais em provas oficiais do que outra coisa qualquer....

Mas Melicia, já agora, o que é que a "lei" diz para as câmaras de atravessarem? A Fed. Tem ou não a faca e o queijo na mão?! Porque se não tem, então continua tudo como está! Se não tem então porque vieram para a TV dar pressão?

Já alguém lhe fez ver que os valores propostos são incomportáveis?? parecem autistas!

Abraços


Como deves entender o que sei sobre a lei não vou dizer aqui...
Mas consultem um advogado e ele saberá informar-vos...

O que o Sr Jorge Viegas fez foi um acto desesperado atirar para tudo e todos as provas não oficiais que de piratas a grande maioria só tem o nome...
Fiquei hoje a saber que o seguro usado em 2012 no regional de Enduro ainda tem valores maiores que o da licença da federação ou o que usam na classe Hobby.

Vale a pena pensar nisto...

O Regional de Enduro teve no total das 6 provas 1070 participantes e uma unica participação de sinistro um ferimento ligeiro (O piloto andou até ao final da prova ferido)

Agora pergunto quantos participantes teve o CNE 2012 ?

Quantas participações teve de pilotos que se magoaram em prova ?

Nós organizações temos de saber olhar pela segurança dos nossos pilotos.

Há situações que pilotos já me abordaram porque as especiais são mais técnicas e tem uma média de velocidade baixa.
Tem aí a resposta.
Quem souber fazer contas que faça 1070 participantes e um acidentado isso dá uma media de X


Teria muito que dizer mas não me vou alargar mais...

abraço e viva o enduro
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Ice
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/01/2013

Acidente grave -mortágua Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente grave -mortágua   Acidente grave -mortágua EmptyDom Jan 20, 2013 7:54 pm

Boas a todos eu já ando á uns anos e já fiz bastantes provas piratas e a meu ver o problema seria facil de resolver, a federação criava uma situação especial para amadores, provas legais mas para quem faz disto uma brincadeira de fim de semana e não uma profissão e evitava-se situações como esta e também a ida de pilotos federados ás provas, pois a federação também sabe que estas provas servem para muitos pilotos dos nacionais angariarem uns trocos extras, a prova de Mortágua é mitica por aquelas bandas como outras que já houve ali perto e acabaram por deixarem de se realizar, e agora com este acidente as coisas devem piorar ainda mais.
Se calhar em vez de se recreminar e julgar talvez a federação ajudar fosse a melhor solução.

Boas gazadas a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Acidente grave -mortágua
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 11º Passeio TT Vale de Ana Justa (Mortágua/Penacova)
» XI Resistencia TT Chao Miudo Mortagua 8 Janeiro.
» Emigrantes tambem fazem MX nos paises de acolhimento
» Henrique Venda em estado grave
» Motard Atrasado Para O Emprego

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Competição :: Provas Pirata-
Ir para: