enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarduvida, mota enduro... - Página 2 Botaof12
 

 duvida, mota enduro...

Ir para baixo 
+12
Fcs
AjpChinesa
mig-L
Carlosmarques74
XOXAIX
Fredy199613
Bernstein
alexvieira
Paulo Fernandes
ArTuRiX
Jofico
Amatsu
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Amatsu
Verde
Verde
Amatsu


Mensagens : 107
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 29
Localização : Viana do Castelo

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyQua Jun 13, 2012 10:56 pm

Fredy199613 escreveu:
Eu acho que não sou um vagabundo!! lol! lol! tenho os meus cuidados, por exemplo deixar a mota aquecer com calma, ao contrario de muitos dos meus companheiros!! cerveja
Nao sei porque e que a minha mota é assim... ou seu eu que não a trato bem (o que eu tenho a certeza que nao e) ou entao simplesmente tenho um azar incrivel e a mota está amaldiçoada pelos espiritos do enduro!! lol! lol! lol!

espero que alguem consiga responder a minha duvida: sera que se tivesse uma KTM 250 ou uma Yamaha tambem passavam a vida na oficina?

AHAHA nao me estava a referir a ti atenção xD

sabes que das muito uso à mota logo precisa da manutenção dela... Mas que toda a gente diz que a AJP é muito fiavel isso é.... e bastante economica e a manutenção é bem barata
Ir para o topo Ir para baixo
Fredy199613
Promoção
Promoção
Fredy199613


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/02/2012
Localização : Porto

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyQui Jun 14, 2012 11:00 pm

Eu sei que com esta quantidade de uso a mota tem que ir de vez em quando a oficina!! Exclamation
Mas o meu maior problema e que o quadro esta a rachar!!! e o motor tem uma mancha de oleo incrivelmente grande. Cheguei a garagem e parecia que tinham andado a pintar o chao de preto!!! Nao me cheira que seja do carter! E o motor faz um barulho que parece que puseram berlindes la dentro!!! ja nao e a primeira fez, mas acaba sempre por acontecer! Evil or Very Mad O meu pai tem uma KTM 400 de 2000 e ja vez uma data de transportugais e portalegres e ele diz que nao levou metade da manutençao que a minha levou!!!! affraid
Ja prai a um mes que ando com a mota dele, porque nao quero andar na minha assim e tenho que pupar para pola impecavel... e depois vende la... tenho pena No mas começo a precisar de uma mota com mais força e mais FIAVEL!!! Amanha vou falar com o sr.antonio para ver se estas coisas estao na garantia!
Quanto a manutençao da mota da ultima ( em março) paguei mais ao menos 300€ cabecada
Espero que seja a mota a estar amaldiçoada e nao o piloto!! lol!

dirt dirt dirt
Ir para o topo Ir para baixo
Amatsu
Verde
Verde
Amatsu


Mensagens : 107
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 29
Localização : Viana do Castelo

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyQui Jun 14, 2012 11:06 pm

Fogo!!! Fica cara o raio da mota ahhaha

que tipo de alterações ela tem? (se quiseres responde por PM)



Ela o meu peso quase que nem o sente ahhaha
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptySex Jun 15, 2012 11:15 am

Fredy199613 escreveu:
Eu sei que com esta quantidade de uso a mota tem que ir de vez em quando a oficina!! Exclamation
Mas o meu maior problema e que o quadro esta a rachar!!! e o motor tem uma mancha de oleo incrivelmente grande. Cheguei a garagem e parecia que tinham andado a pintar o chao de preto!!! Nao me cheira que seja do carter! E o motor faz um barulho que parece que puseram berlindes la dentro!!! ja nao e a primeira fez, mas acaba sempre por acontecer!

Bem... 6.000Km num ano, em TT, na minha opinião, é andar mesmo muito !!

Para um uso amador, claro, acredito que quem faz competição ande muito mais

6.000 num ano seria p.ex. andar todos os 52 fins de semana do ano, sem excepção, uma média de 115Km de cada vez, o que já é uma volta jeitosa !


Eu ando todos os domingos de manhã, sempre que posso, e as minhas 2 motas juntas não fizeram metade desses Kms !

Claro que isso não justifica teres o quadro partido, os barulhos no motor, nem a fuga de óleo

E uma fuga dessas deve tar qlq coisa partida no carter, se não o óleo não saia assim

Deves ter tido azar com a mota... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Fredy199613
Promoção
Promoção
Fredy199613


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/02/2012
Localização : Porto

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptySex Jun 15, 2012 4:18 pm

Bernstein escreveu:
Fredy199613 escreveu:
Eu sei que com esta quantidade de uso a mota tem que ir de vez em quando a oficina!! Exclamation
Mas o meu maior problema e que o quadro esta a rachar!!! e o motor tem uma mancha de oleo incrivelmente grande. Cheguei a garagem e parecia que tinham andado a pintar o chao de preto!!! Nao me cheira que seja do carter! E o motor faz um barulho que parece que puseram berlindes la dentro!!! ja nao e a primeira fez, mas acaba sempre por acontecer!

Bem... 6.000Km num ano, em TT, na minha opinião, é andar mesmo muito !!

Para um uso amador, claro, acredito que quem faz competição ande muito mais

6.000 num ano seria p.ex. andar todos os 52 fins de semana do ano, sem excepção, uma média de 115Km de cada vez, o que já é uma volta jeitosa !


Eu ando todos os domingos de manhã, sempre que posso, e as minhas 2 motas juntas não fizeram metade desses Kms !

Claro que isso não justifica teres o quadro partido, os barulhos no motor, nem a fuga de óleo

E uma fuga dessas deve tar qlq coisa partida no carter, se não o óleo não saia assim

Deves ter tido azar com a mota... Sad


Foi! Ela ja esta nas maos do sr. Antonio! cheers Eu geralmente ando 2 ou 3 fins de semana por mes, mas cada vez que ando e sempre sexta sabado e domingo sempre a bombar! Twisted Evil
dirt dirt dirt
Ir para o topo Ir para baixo
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptySeg Jun 18, 2012 1:05 pm

cat


Última edição por XOXAIX em Seg Jun 10, 2013 10:03 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4142
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptySex Jun 29, 2012 4:27 pm

Paulo Fernandes escreveu:
já á muito tempo que se fala da AJP (inclusive anda um piloto na Elite com uma mota dessas) João Ribeiro, e é uma mota Portuguesa, inventada e desenvolvida numa fábrica em Lousada no norte de Portugal, é uma mota jeitosa para quem quer iniciar no enduro e ainda não tem muita experiência de monte, além do preço ser mais acessivel em relação ás motas Japonesas, Austriacas e Italianas

Abraço

Sim, e é tão "jeitosa" que, para além desta participação no Nacional de Enduro, até terminou no 9º lugar a prova, realizada este ano em Inglaterra, de Extreme Enduro: TOUGH ONE 2012 cheers

Mérito, não só para o piloto (João Ribeiro), como também para a mota: AJP PR5 dirt .

E, por curiosidade, refiro que os 10 primeiros lugares desta prova, são ocupados por motas europeias.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
AjpChinesa
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/01/2013

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Ajp   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 5:07 am

Olá a todos,

A nova Ajp Pr5 com refrigeração liquida, volta a usar um motor chinês da Zongshen!

O modelo é o Zongshen ZS177MM e podem podem pesquisar as características do fabricante, na net.

"O desenvolvimento do sistema Innercam (tecnologia AJP, com processo em curso de pedido de patente) no novo motor 250cc"


Eu gostava de saber onde está a tecnologia AJP, no sistema Innercam ou Unicam ou o que lhe queiram chamar, o motor já vêm só com uma única árvore de cames para actuar as 4 válvulas de origem do fabricante.


Aqui nest tópico, podem ver o motor todo desmanchado, íncluido a suposta tecnologia da AJP Innercam e molas de válvulas e pesos suspensos, Blá, blá, blá...


"motorfans.com.cn/bbs/t_16868098_1.htm" --> metam este link no google que vão para ao fórum para ver o motor. Não tenho permissão para colocar Links no fórum!


Eu não sei porque é que não dizem logo de chapa que o motor é chinês!

5.000 euros? Peguem e comprem uma Japonesa ou europeia em condições usada!

Ab
Ir para o topo Ir para baixo
Fcs
Promoção
Promoção



Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 41
Localização : Viana do Castelo

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 12:59 pm

AjpChinesa escreveu:
Olá a todos,

A nova Ajp Pr5 com refrigeração liquida, volta a usar um motor chinês da Zongshen!

O modelo é o Zongshen ZS177MM e podem podem pesquisar as características do fabricante, na net.

"O desenvolvimento do sistema Innercam (tecnologia AJP, com processo em curso de pedido de patente) no novo motor 250cc"


Eu gostava de saber onde está a tecnologia AJP, no sistema Innercam ou Unicam ou o que lhe queiram chamar, o motor já vêm só com uma única árvore de cames para actuar as 4 válvulas de origem do fabricante.


Aqui nest tópico, podem ver o motor todo desmanchado, íncluido a suposta tecnologia da AJP Innercam e molas de válvulas e pesos suspensos, Blá, blá, blá...


"motorfans.com.cn/bbs/t_16868098_1.htm" --> metam este link no google que vão para ao fórum para ver o motor. Não tenho permissão para colocar Links no fórum!


Eu não sei porque é que não dizem logo de chapa que o motor é chinês!

5.000 euros? Peguem e comprem uma Japonesa ou europeia em condições usada!

Ab

Que interesse em denegrir a AJP, que ganhas com isso? só compra quem quer.
Ir para o topo Ir para baixo
R.Seixal
Verde
Verde
R.Seixal


Mensagens : 126
Data de inscrição : 24/01/2011
Localização : Freamunde

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 1:38 pm

Realmente...
Este gajo anda por todo lado a dizer mal da AJP....
Se calhar andas de scooter e vens para aqui opinar sobre a AJP...
Deves andar com azia para te dares ao trabalho de te registares nos fóruns para dizer mal da marca!!!
Favas melhor caladinho!
Ir para o topo Ir para baixo
Fredy199613
Promoção
Promoção
Fredy199613


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/02/2012
Localização : Porto

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 5:15 pm

A AJP é um fabricante português, acho que ninguém ligado ao enduro (nem que seja ao andar aos fins de semana) ganha em dizer mal! Realmente concordo contigo R.Seixal, ou este gajo nao bate bem, ou entao nem mota tem e vem para aqui fazer de conta que percebe.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 5:27 pm

A AJP neste momento poderia era virar-se novamente para os 2 tempos, são motores muito mais simples, com menos componentes, e ultimamente têm registado uma maior procura.

Não seria agora o timming para eles voltarem aos 2 Tempos, e aí sim, teriam uma mota mais competitiva...

Tambem sou da opinião em ter uma moto usada a dar 5000€ por uma AJP.
Ir para o topo Ir para baixo
pchala
Promoção
Promoção
pchala


Mensagens : 34
Data de inscrição : 05/05/2012
Idade : 47
Localização : Freamunde

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 5:40 pm

XOXAIX escreveu:
Jofico escreveu:
Boas Fredy,
Mas uma AJP PR5 250 custa 4850,00€ nova dirt . E esta mota, ao contrário das 250 4T de competição (matriculadas, ou não), requer uma manutenção quase nula.

Boas Jofico,

Já acompanho este forum à algum tempo e tenho reparado que nas questões de escolha de motas, aconselhas invariavelmente a AJP, normalmente a PR5, a minha questão é, vendes dessas motos ou tens comissões?
Digo isto porque no fundo acoselhas sempre uma mota Chinesa, eu pessoalmente não sou muito adepto de mercado Chines por vários motivos..


Desculpa a intromissao...
Moto chinesa?????????? affraid
Tens noção?? Fabrica em Lousada??
Se e pelo motor, ate a BMW os fabrica la...
São pontos de vista...
Boas curvas...e melhores saltos... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 8:58 pm

pchala escreveu:
XOXAIX escreveu:
Jofico escreveu:
Boas Fredy,
Mas uma AJP PR5 250 custa 4850,00€ nova dirt . E esta mota, ao contrário das 250 4T de competição (matriculadas, ou não), requer uma manutenção quase nula.

Boas Jofico,

Já acompanho este forum à algum tempo e tenho reparado que nas questões de escolha de motas, aconselhas invariavelmente a AJP, normalmente a PR5, a minha questão é, vendes dessas motos ou tens comissões?
Digo isto porque no fundo acoselhas sempre uma mota Chinesa, eu pessoalmente não sou muito adepto de mercado Chines por vários motivos..


Desculpa a intromissao...
Moto chinesa?????????? affraid
Tens noção?? Fabrica em Lousada??
Se e pelo motor, ate a BMW os fabrica la...
São pontos de vista...
Boas curvas...e melhores saltos... Very Happy

pchala, se não sabes, cala-te..
Também não acho bem prejudicar uma marca portuguesa, mas o que o antiajp disse não deixa de ser verdade.. A marca dos motores é mesmo chinesa.. Eu preferia que fosse yamaha como faz a gasgas mas pronto, como disseram cada um compra o que quer..
Ir para o topo Ir para baixo
Fcs
Promoção
Promoção



Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 41
Localização : Viana do Castelo

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jan 15, 2013 10:25 pm

XOXAIX escreveu:
pchala escreveu:
XOXAIX escreveu:
Jofico escreveu:
Boas Fredy,
Mas uma AJP PR5 250 custa 4850,00€ nova dirt . E esta mota, ao contrário das 250 4T de competição (matriculadas, ou não), requer uma manutenção quase nula.

Boas Jofico,

Já acompanho este forum à algum tempo e tenho reparado que nas questões de escolha de motas, aconselhas invariavelmente a AJP, normalmente a PR5, a minha questão é, vendes dessas motos ou tens comissões?
Digo isto porque no fundo acoselhas sempre uma mota Chinesa, eu pessoalmente não sou muito adepto de mercado Chines por vários motivos..


Desculpa a intromissao...
Moto chinesa?????????? affraid
Tens noção?? Fabrica em Lousada??
Se e pelo motor, ate a BMW os fabrica la...
São pontos de vista...
Boas curvas...e melhores saltos... Very Happy

pchala, se não sabes, cala-te..
Também não acho bem prejudicar uma marca portuguesa, mas o que o antiajp disse não deixa de ser verdade.. A marca dos motores é mesmo chinesa.. Eu preferia que fosse yamaha como faz a gasgas mas pronto, como disseram cada um compra o que quer..

Sem duvida que o motor europeu era melhor, mas atenção que os chineses conseguem fazer coisas boas desde que sejam estabelecidos padrões de qualidade...
Ir para o topo Ir para baixo
AJP_made_in_portugal
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/06/2013

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: AJP made in Portugal   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptySeg Jun 10, 2013 6:51 pm

AjpChinesa escreveu:
Olá a todos,

A nova Ajp Pr5 com refrigeração liquida, volta a usar um motor chinês da Zongshen!

O modelo é o Zongshen ZS177MM e podem podem pesquisar as características do fabricante, na net.

"O desenvolvimento do sistema Innercam (tecnologia AJP, com processo em curso de pedido de patente) no novo motor 250cc"


Eu gostava de saber onde está a tecnologia AJP, no sistema Innercam ou Unicam ou o que lhe queiram chamar, o motor já vêm só com uma única árvore de cames para actuar as 4 válvulas de origem do fabricante.


Aqui nest tópico, podem ver o motor todo desmanchado, íncluido a suposta tecnologia da AJP Innercam e molas de válvulas e pesos suspensos, Blá, blá, blá...


"motorfans.com.cn/bbs/t_16868098_1.htm" --> metam este link no google que vão para ao fórum para ver o motor. Não tenho permissão para colocar Links no fórum!


Eu não sei porque é que não dizem logo de chapa que o motor é chinês!

5.000 euros? Peguem e comprem uma Japonesa ou europeia em condições usada!

Ab

A AJP PR5 2013 usa de facto o motor Zongshen ZS177MM.
Trata-se de um grande fabricante de motores, um dos maiores do mundo, que tem uma parceria recente com a Piagio.
Este motor tem uma qualidade de construção muito boa, usa rolamentos da SKF made in italy, por exemplo!

A qualidade deste motor comprova-se, por exemplo, pelo facto da Gas Gas também o usar (mundomoto.esp.br/wp-content/uploads/2012/09/xxGasGas_Enduro_2013-Cami-14.jpg).
No entanto a AJP usa injecção electrónica (Delphi), enquanto que a Gas Gas usa carburador.


Quanto ao sistema InnerCam (o Unicam já é utilizado pela Honda), foi inventado pela AJP e encontra-se em fase de desenvolvimento, ainda não é comercializado. Nesta tarefa, a AJP , conta com parcerias com as melhores faculdades de Engenharia do país!!



Quanto ao preço da AJP PR5 LC,
trata-se de uma mota com um motor suficiente, fiável e direccionado para a fácil utilização, não pretende competir com uma KTM ou Yamaha.
A AJP PR5 LC tem características que pelo preço não há igual. Vem com suspensões marzocchi e sachs, braço fundido em alumínio, traves em alumínio, disco de travão flutuante (Wave), pneus michelin, INJECÇÃO ELECTRÓNICA, ....






Ir para o topo Ir para baixo
AJP_made_in_portugal
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/06/2013

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jun 11, 2013 12:52 pm

Carlosmarques74 escreveu:
Não percebendo ainda muito de motas e de marcas, sendo a AJP portuguesa é meramente um assemblador de peças de muitas origens.
Eu se quiser ter uma marca de bikes (desculpem o paralelismo com o BTT), basta comprar o quadro a uma das muitas empresas de taiwan ou "made in china", depois fazer um contrato com as varias marcas de componentes e voila: uma marca minha e portuguesa. Mas isto não é verdadeiramente uma bike portuguesa é uma MARCA portuguesa.

Na AJP (e mais uma vez corrijam-me se estiver errado), os quadros são comprados a fabricas chinesas, com este ou aquele pormenor técnico disponibilizado em catalogo da fabrica que os fabrica, depois o motor outro contrato com a fabrica que pode ser chinesa ou não... e depois dado a compra em quantidade dos componentes sai mais barato (manetes;guiadores;plasticos;rodas; etc) monto as motas á maneira deles. Não lhes tiro a qualidade, mas não estamos a falar de Honda; Yamaha ou KTM que têm centros de desenvolvimento proprios onde não há genericos.

Mas isto é só uma opinião/ideia minha Wink

A AJP não compra quadros na china!
A AJP fabrica os quadros (aço) em Lousada; a parte de alumínio é fundida em Portugal com moldes desenhados e fabricados pela AJP!

Os plásticos são injectados em Portugal, em moldes desenhados e fabricados pela AJP!

O Braço oscilante em alumínio é invenção da AJP, fabricado em Portugal a partir de moldes desenhados e fabricados na AJP. Hoje várias marcas usam os mesmo conceito!



Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

duvida, mota enduro... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: duvida, mota enduro...   duvida, mota enduro... - Página 2 EmptyTer Jun 11, 2013 1:06 pm

É verdade a AJP faz isso tudo e ainda inova nos seus produtos, mas tenho uma critica a fazer... Marketing!!
Não vejo nenhuma a venda em todas as lojas não conhecia os modelos se não tive-se visto aqui neste tipo de forums!!!
Eu que quero uma moto fiável de fim de semana era o ideal mas como não encontro a venda, la ando com uma japonesa ou austríaca!!! Não entendo porque tão pouca divulgação(vendas e stands)) em Portugal!!! E cá em casa somos 2 que as podíamos usar!!! no entanto vejo AJP ser promovida até no Tibete e Japão e noutros locais!! Mas cá dentro nepia nada, 0!!!! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
 
duvida, mota enduro...
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida Mota
» Primeira mota dúvida yzf 250 ou 350 sxf
» Compra de mota e duvida na categoria da carta
» Dúvida motas para enduro
» 1º Mota Enduro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: