enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarSuspensão KX250FI 2011 Botaof12
 

 Suspensão KX250FI 2011

Ir para baixo 
+2
J.Marques
Bruno R. KXF
6 participantes
AutorMensagem
Bruno R. KXF
Promoção
Promoção
Bruno R. KXF


Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 40
Localização : Oeste

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 9:08 am

Bom dia,

Venho colocar uma questão, no qual abservei na minha moto este fim de semana depois de dar uma volta:
- É possível que uma mota nova (fez 7 depósitos até agora) que a baínha esquerda tenha uma pequena fuga de óleo da suspensão, esteve parada cerca de 2 meses, é justificação para acontecer isso?
- Qual os valores +/- dessa reparação (esta já é a SFF), o que realmente tem que ser reparado/substituido?

Eu irei por a mota esta semana na Xpectacular (onde comprei) para o seu arranjo, mas gostava de ouvir opiniões, principalmente de quem saiba de suspensões, visto ser daquelas coisas que não tenho grande conhecimento!

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
J.Marques
Verde
Verde
J.Marques


Mensagens : 225
Data de inscrição : 31/03/2010
Idade : 42
Localização : Torres Vedras - Turcifal

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 11:48 am

Bruno como ja te disse as minhas Marzocchi rebentaram quando a minha moto tinha 2 meses e 4 ou 5 utilizações! Em duas motos que estriei aconteceu isso.

Esse problema é um calhar e pode acontecer com qualquer 1,... em motos velhas ou novas. A limpeza das bainhas de lama seca é fundamental antes de andares. É fundamental teres cuidado com as lavagens de alta pressão nas bainhas e é fundamental limpares e lubrificares os guarda pós. (As borrachinhas que estão junto as bainhas)

O que se estraga é o retentor que é uma pequena borracha que permite que o oleo das suspensões não se escape. Sei que o retentor pode ficar mais ou menos justo. Menos justo, menos fricção e melhor comportamento da suspensão, mas maior probabilidade de estoirar, mais justo o contrario.

A reparação na MXT rondava os 100,00 euros, contudo em outras oficinas gastas mais ou menos 70 a 75 euros, incluindo a mudança de oleo das suspensões.



Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 12:17 pm

Bruno R. KXF escreveu:
.... esteve parada cerca de 2 meses, é justificação para acontecer isso?


Essa é principalmente a causa principal ... 2 meses óleo abrasivo em cima de borracha sempre na mesma posição.

Outra coisa fundamental, é retirar o ar das suspensões após o dia de diversão ...

Mas é normal isso acontecer depois de uma longa paragem da mota, nas primeiras utilizações os retentores da suspensão vão para o lixo.

Não te preocupes que isso não é assim tão caro ....
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
Bruno R. KXF
Promoção
Promoção
Bruno R. KXF


Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 40
Localização : Oeste

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 2:20 pm

Obrigado pelos esclarecimentos! De qualquer forma vou limpar bem as baínhas, vou dar uma volta e ver se realmente continua a verter oleo, conforme indicação dos mecanicos da Xpectacular e da Mafrimotos! De qualquer forma fico com a ideia, se continuar, irei gastar entre os 70 e 100 euros (retentores + oleo para suspensão)!
Mais uma vez obrigado, a partir de agora vou começar a por suspensa (moto) para que isso não aconteça com tanta frequência!
Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 3:44 pm

Bruno R. KXF escreveu:
Obrigado pelos esclarecimentos! De qualquer forma vou limpar bem as baínhas, vou dar uma volta e ver se realmente continua a verter oleo, conforme indicação dos mecanicos da Xpectacular e da Mafrimotos! De qualquer forma fico com a ideia, se continuar, irei gastar entre os 70 e 100 euros (retentores + oleo para suspensão)!
Mais uma vez obrigado, a partir de agora vou começar a por suspensa (moto) para que isso não aconteça com tanta frequência!

Suspensa Twisted Evil ? mas de rodas para o AR Twisted Evil ? ... é que suspensa ou não o óleo continua em cima dos retentores
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
Bruno R. KXF
Promoção
Promoção
Bruno R. KXF


Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 40
Localização : Oeste

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 5:29 pm

hondaredrider escreveu:
Bruno R. KXF escreveu:
Obrigado pelos esclarecimentos! De qualquer forma vou limpar bem as baínhas, vou dar uma volta e ver se realmente continua a verter oleo, conforme indicação dos mecanicos da Xpectacular e da Mafrimotos! De qualquer forma fico com a ideia, se continuar, irei gastar entre os 70 e 100 euros (retentores + oleo para suspensão)!
Mais uma vez obrigado, a partir de agora vou começar a por suspensa (moto) para que isso não aconteça com tanta frequência!

Suspensa Twisted Evil ? mas de rodas para o AR Twisted Evil ? ... é que suspensa ou não o óleo continua em cima dos retentores

Disse suspensa, com cavalete! Talvez ela não rebente com tanta facilidade, visto ter ficado inclinada com a direção para o lado esquerdo e foi essa baínha que apresentou essa pequena fuga Very Happy

Mas o que acho mesmo, é que precisa de andamento!!!!!!!!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 52
Localização : Loulé

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 6:17 pm

[quote=Mas o que acho mesmo, é que precisa de andamento!!!!!!!!!! Wink[/quote]

Também acho!!!! hihihihihihi
Ir para o topo Ir para baixo
casitas
Promoção
Promoção
casitas


Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 49
Localização : COIMBRA

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Dez 26, 2011 6:56 pm

Durante anos fartei-me de gastar dinheiro em vedantes de suspensão até que em 2004 comecei a usar neoprenes e nunca mais estraguei uns vedantes, não pessas opinião aos mecânicos, eles dizem que não prestam, dá-lhes prejuizo Rolling Eyes Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno R. KXF
Promoção
Promoção
Bruno R. KXF


Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 40
Localização : Oeste

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Jan 02, 2012 12:21 pm

Bom dia,

Peço só a vossa atenção para quando comprarem uma mota nova, seja que marca for, inspecionar tudo na mota, mesmo tudo! No meu caso vi tudo menos da suspensão, visto não ter chaves para o efeito, entre outras...! Levei a minha à oficina (Fiuza, no qual conheço bem e não tendo a garantia da mota...), no qual estive juntamente com ele, e observei algumas situações no qual não podem a acontecer:
- a SFF já nem mexia (muito rija); - a mota está mesmo nova!
- os apertos das baínhas/afinação das mesmas estava terrível, quando digo terrível é mesmo terrível;
- levou oleo motorex, numa das suspensões foi mais fino, visto só ter uma mola (é mesmo grande para recompensar a outra não ter) e troca de retentores, afinar como eu pretendia, com o trabalho final mesmo muito bom (parece outra mota), da noite para o dia!
- Parafusos levaram cola, por incrível que pareça, nenhum tinha!

Um profissionalismo assinalavel, sem duvida! Além de agora tirar sempre o ar das suspensões e estar com cavalete por baixo...,estamos sempre a aprender Wink !

Á parte disso: Oh José Marques quando andem contigo estava todo dormente dos braços (como te disse), cerca de 150 Km assim, tenho boa preparação, mas poucas horas em cima dela..., era impossível andar com a suspensão como estava, nem me sentia confortável/falta de confiança em cima da mota (pouca experiencia em termos de suspenções tem destas coisas)!

Andei neste fim de semana para começar o ano em grande, com confiança e com ritmo completamente diferente, faz mesmo muita falta ter uma boas suspensões/bem preparadas na mota!

A todos também desejo um Excelente ano! Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Suspensão KX250FI 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão KX250FI 2011   Suspensão KX250FI 2011 EmptySeg Jan 02, 2012 12:59 pm

Bruno R. KXF escreveu:
É possível que uma mota nova (fez 7 depósitos até agora) que a baínha esquerda tenha uma pequena fuga de óleo da suspensão, esteve parada cerca de 2 meses, é justificação para acontecer isso?

como já várias pessoas responderam antes, é apenas um vedante a babar óleo, tens que o mudar


É sempre na bainnha esquerda, nc me aconteceu na direita, nem nas de alguns amigos, é sempre à esqª

A teoria dum mecanico amigo, é que deve ser por causa de ser o lado do disco do travão

Não vejo grande lógica nisso, mas ele é que é mecanico há + de 30 anos...

Não sei se alguem tem outra teoria, mas já agora tou curioso


Bruno R. KXF escreveu:
Qual os valores +/- dessa reparação (esta já é a SFF), o que realmente tem que ser reparado/substituido?

Um par de retentores da Ariete deve custar 20 e tal €

No caso da CR (que foram os ultimos que mudei), o preço dos de Origem é + - igual, mas a Honda só vende o conjunto retentor+guarda pó, e os guarda pó tavam bons, pelo que comprei da Ariete

Uma coisa que quem me vendeu os vedantes se fartou de insistir, foi que, ao monta-los, usasse a massa que vem com eles !

Que não usasse só o óleo de suspensão prós montar, mas pra por mm a masa da Ariete que vem junto, que era fundamental pra ficarem a vedar bem

Fiz como ele disse, se o pacotinho da massa vem junto, pra alguma coisa é...


Não sei qt levarão numa oficina pra montar, mas que dá uma beca trabalho isso dá !

Eu e um amigo temos mudado em casa, e inclusive tive de fabricar ferramentas especificas pra facilitar o trabalho:

uma chave de 50mm octogonal, pra abrir os topos sem os lixar todos, um bloqueador para a mola, um batente cilindrico pesadp, desmontável, pra encaixar os retentores

Mas agora já parecemos profissionais a mudar retentores ! smota
Ir para o topo Ir para baixo
 
Suspensão KX250FI 2011
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida suspensão yz 125
» Suspensão CRF 450X
» Sag suspensão
» Minha moto de momento é esta.....
» biela de suspensão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: