enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarduvida carta de condução Botaof12
 

 duvida carta de condução

Ir para baixo 
+5
speeder1
Bernstein
berto
springfield
nuno_gsm
9 participantes
AutorMensagem
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Nov 04, 2011 12:22 pm

tou com 1 duvida na minha carta de condução, a ver se alguem me sabe dissipar esta duvida.
tenho 30 anos e tirei a carta em 99 ( 18anos ) , na altura tirei carta de carro , e a de mota que podia tirar na altura k era 125 ( andavamos numa 125 de carteiro ) , e k ao fim de 2 anos a carta de motociclos ficava livre.

alguem confirma ou desmente, é k em conversa com 1 amigo k tirou a carta no msm ano k eu nas msm condiçoes passados 3 anos foi roubado, pedeu novos docs e a carta veio com as categorias todas de motociclo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Nov 04, 2011 1:31 pm

Boas... Eu também tirei essa carta com os meus 19 anos e é mesmo como eles te disseram. Até aos 21 anos (quer tires a carta aos 18, 19 ou 20) só podes conduzir motociclos até 14kWatts de potência, salvo erro. Depois dos 21 ou depois de terem passados 2 anos desde que tiraste a tua carta (na altura limitada), automaticamente tens permissão para conduzir qualquer tipo de motociclo. Se fores ao IMTT eles actualizam-te para a nova carta de condução, no entanto, mesmo a polícia ou gnr não implicam em nada com isso. Já fui mandado parar com uma R1 e com a carta de condução como a tua, mas como já tinham passado 2 anos desde que a tinha tirado, automaticamente tens direito a conduzir todas, sem teres de ir renovar a carta. Ele até me disse logo que não tinha carta para aquela mota, mas só depois reparou que já tinham passados 2 anos...

Resumindo:

  • Motociclos com qualquer potência ou cilindrada podem ser conduzidos por maiores de 21 anos que tenha uma qualquer carta de motociclo. (com carta de motorizada claro que não pode...)

  • Se tiveres menos de 21 anos, só podes conduzir motociclos com qualquer potência depois de terem passado 2 anos de teres tirado a carta.



Se formos a ver bem, com 18 e 19 nunca podes andar com motociclos com potência superior a 14kW; com 20 anos só podes andar se tiveres tirado a carta de motociclo logo aos 18 anos; Com 21 podes sempre, quer tenhas tirado a carta com 19 ou 20 anos, pois já passaram os 2 anos ou então já és maior que 21 anos...

Pelo que me disseram não é preciso actualizar isso, no entanto, quando for tirar o cartão de cidadão para o ano já devo ter isso actualizado também...

Cumps!
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Nov 04, 2011 1:45 pm

springfield, melhor explicação era impossivel nen eu fazia melhor Smile
Mto obrigado... cerveja
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySeg Nov 07, 2011 12:22 am

alcool
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQua Nov 09, 2011 3:12 pm

Se alguem precisar do decreto de lei:

Cool

http://www.acp.pt/autos/informacoes-uteis/cartas-de-conducao
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
berto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/09/2012

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQua Out 03, 2012 4:38 pm

Disseram me que agora é possivel para quem tem a carta de carro poder ir ao IMTT e fazer só um exame de condução de mota que fica habilitado á condução das mesmas!

(Assim falando por alto)
Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQua Out 03, 2012 6:04 pm

berto escreveu:
Disseram me que agora é possivel para quem tem a carta de carro poder ir ao IMTT e fazer só um exame de condução de mota que fica habilitado á condução das mesmas!

(Assim falando por alto)

lolol.... Era bom era!! Quer-se dizer, alguns pagam 350€ pela carta, outros ficam com ela de borla, queres ver?!

O que te disseram é em relação a quem tem carta de carro poder conduzir até uma 125cc, e até um máximo de 10 ou 14 kW, não sei bem ao certo quantos kWs são...

Houve uns anos em que quem tirava a carta de carro podia conduzir ciclomotores até 50cc. Depois houve uns anos que deixaram de fazer isso, que coincidiu com quem tem neste momento cerca de 22/23 anos... De seguida, voltou-se a poder conduzir ciclomotores com carta de carro, e penso que foi nessa altura que saiu a lei de se poder conduzir até 125cc e até os tais 14 kW, salvo erro... Ou seja, houve pessoal que tirou a carta de carro durante esse tempo intermédio que não tem direito a conduzir motas!

NO ENTANTO (e penso que é aqui que encaixa a situação que te disseram), qualquer pessoa que tenha carta de carro, menos de 25 anos e não pode conduzir nada mais para além do carro, pode ir ao IMTT "auto-propôr-se" para conduzir motas até 125cc. MAS, claro está, PAGA 75€ salvo erro....

Acima mencionei o facto dos 25 anos porque quem tem carta de carro, quando fizer os 25 anos já pode conduzir motas até 125cc... Ou seja, quem tem neste momento 23 ou 24, e que na altura dos seus 18 anos não se obtinha as duas cartas, mais vale esperar pelos 25 anos para beneficiar dessa situação, ou então paga para a ter já...

Mais 10 euros, menos 10 euros, mais kilowatt menos kilowatt, mais ano menos ano, penso que é assim que isto funciona............. Agora ir ao IMTT fazer SÓ o exame, isso é que não................lolol
Ir para o topo Ir para baixo
berto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/09/2012

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQua Out 03, 2012 11:46 pm

sim foi mesmo isso que me disseram eu é que não me soube explicar correctamente!

Mas por exemplo nós fazemos o exame no IMTT e ficamos com carta até 10 a 14 kwh (ou o valor que seja) e depois se quisermos aumentar para uma mota de 250cc ou mais alta temos de ir á escola de condução e tirar a carta correcto?
Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQui Out 04, 2012 9:24 am

berto escreveu:
sim foi mesmo isso que me disseram eu é que não me soube explicar correctamente!

Mas por exemplo nós fazemos o exame no IMTT e ficamos com carta até 10 a 14 kwh (ou o valor que seja) e depois se quisermos aumentar para uma mota de 250cc ou mais alta temos de ir á escola de condução e tirar a carta correcto?

Ok... Fiquei com a impressão de outra coisa, desculpa... festa

Quanto ao que perguntaste, não é possível. Isso porque a carta já é de outra categoria... Salvo erro, a carta até 125cc é a A1, enquanto as motas de cilindrada superior são categoria A. Neste momento até é pior do que há uns tempos, em que bastava ir fazer exame de condução (para quem já tinha o código feito, claro...). Agora é preciso ir fazer um novo exame de código com 10 perguntas (pelo menos com um colega meu foi assim...) e pagar 350€!!
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptyQui Out 04, 2012 10:07 am

springfield escreveu:
Quanto ao que perguntaste, não é possível. Isso porque a carta já é de outra categoria... Salvo erro, a carta até 125cc é a A1, enquanto as motas de cilindrada superior são categoria A. Neste momento até é pior do que há uns tempos, em que bastava ir fazer exame de condução (para quem já tinha o código feito, claro...). Agora é preciso ir fazer um novo exame de código com 10 perguntas (pelo menos com um colega meu foi assim...) e pagar 350€!!

Pois. foi isso que um amigo meu foi fazer a semana passada, pra poder conduzir qlq cilindrada

Foi fazer esse exame de código, e... lixou-se que foi pra lá armado em turista, sem se ter preparado, e cumbou ! study
Ir para o topo Ir para baixo
speeder1
Promoção
Promoção



Mensagens : 71
Data de inscrição : 01/10/2011
Idade : 42
Localização : Barcelos

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 10:38 am

No meio deste posts todos exponho a minha dúvida relativamente às cartas de condução, então ai vai.

Aos 17 anos tirei a carta de condução para veiculos de categoria A1, inclui também o código ao qual ao fazer 18 anos apenas tive de fazer a condução para conduzir viaturas ligeiras. Ora esta categoria A1 só me dá para conduzir motos até 125cm3. A minha dúvida prende-se, como pretendo conduzir uma mota com 250cm3, tenho de realizar novo exame, ou ha alguma progressão nas categorias, visto actualmente ja ter 12 anos de categoria A1.

Cump.
Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 12:57 pm

speeder1 escreveu:
No meio deste posts todos exponho a minha dúvida relativamente às cartas de condução, então ai vai.

Aos 17 anos tirei a carta de condução para veiculos de categoria A1, inclui também o código ao qual ao fazer 18 anos apenas tive de fazer a condução para conduzir viaturas ligeiras. Ora esta categoria A1 só me dá para conduzir motos até 125cm3. A minha dúvida prende-se, como pretendo conduzir uma mota com 250cm3, tenho de realizar novo exame, ou ha alguma progressão nas categorias, visto actualmente ja ter 12 anos de categoria A1.

Cump.

Boas! Posso estar enganado, mas penso que não precisas de fazer nada... Quanto pagaste na altura pela carta? Se pagaste os 300 ou 350 euros penso que não precisas de fazer nada, no entanto, esta semana posso confirmar isso!

Quando eu tirei a minha A1 foi aos 18, mas até aos 21 era a única que podia ter. E penso que a A1 que se tirava antes dos 18 também é igual à minha... Isto porque, a minha, passados 2 anos de carta ou quando tivesse 21 anos passava a categoria A. Podia ir pedir ao IMTT para atualizar isso, mas não é preciso, pois já tenho mais de 21 ou 2 anos de carta.

Mas fazemos assim, esta semana tento confirmar aquilo que estou a dizer, ok?

Cumps!!
Ir para o topo Ir para baixo
speeder1
Promoção
Promoção



Mensagens : 71
Data de inscrição : 01/10/2011
Idade : 42
Localização : Barcelos

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 1:48 pm

springfield escreveu:
speeder1 escreveu:
No meio deste posts todos exponho a minha dúvida relativamente às cartas de condução, então ai vai.

Aos 17 anos tirei a carta de condução para veiculos de categoria A1, inclui também o código ao qual ao fazer 18 anos apenas tive de fazer a condução para conduzir viaturas ligeiras. Ora esta categoria A1 só me dá para conduzir motos até 125cm3. A minha dúvida prende-se, como pretendo conduzir uma mota com 250cm3, tenho de realizar novo exame, ou ha alguma progressão nas categorias, visto actualmente ja ter 12 anos de categoria A1.

Cump.

Boas! Posso estar enganado, mas penso que não precisas de fazer nada... Quanto pagaste na altura pela carta? Se pagaste os 300 ou 350 euros penso que não precisas de fazer nada, no entanto, esta semana posso confirmar isso!

Quando eu tirei a minha A1 foi aos 18, mas até aos 21 era a única que podia ter. E penso que a A1 que se tirava antes dos 18 também é igual à minha... Isto porque, a minha, passados 2 anos de carta ou quando tivesse 21 anos passava a categoria A. Podia ir pedir ao IMTT para atualizar isso, mas não é preciso, pois já tenho mais de 21 ou 2 anos de carta.

Mas fazemos assim, esta semana tento confirmar aquilo que estou a dizer, ok?

Cumps!!

Via. Sim na altura paguei 350€ se não me engano. Já tentei entrar em contacto com o IMTT via e-mail e telefone mas não consegui, ou o telefone está ocupado, ou não atendem a chamada. Já pensei passar numa escola de condução, mas não sei se é o indicado. Se conseguires saber mais informação agradeço, entretanto vou insistindo.
Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 2:21 pm

speeder1 escreveu:

Via. Sim na altura paguei 350€ se não me engano. Já tentei entrar em contacto com o IMTT via e-mail e telefone mas não consegui, ou o telefone está ocupado, ou não atendem a chamada. Já pensei passar numa escola de condução, mas não sei se é o indicado. Se conseguires saber mais informação agradeço, entretanto vou insistindo.

Ok! Então deve ser mesmo o que disse... Mas mesmo assim este semana confirmo isso!!

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Diogo Ribeiro
Promoção
Promoção
Diogo Ribeiro


Mensagens : 92
Data de inscrição : 08/02/2012
Idade : 34
Localização : Póvoa De Lanhoso/Braga

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 4:17 pm

speeder1 escreveu:
No meio deste posts todos exponho a minha dúvida relativamente às cartas de condução, então ai vai.

Aos 17 anos tirei a carta de condução para veiculos de categoria A1, inclui também o código ao qual ao fazer 18 anos apenas tive de fazer a condução para conduzir viaturas ligeiras. Ora esta categoria A1 só me dá para conduzir motos até 125cm3. A minha dúvida prende-se, como pretendo conduzir uma mota com 250cm3, tenho de realizar novo exame, ou ha alguma progressão nas categorias, visto actualmente ja ter 12 anos de categoria A1.

Cump.


Tens mesmo que voltar para a escola de condução. Com a carta de categria A1 nunca podes conduzir motos com cilindrada superior a 125cc ou 11kw, nem com 21 nem com 50 anos. Sub categoria A1 podes tirar aos 16, depois aos 18 podes tirar a categoria A (250cc/22kw) e aí sim, depois de ter a A é que passados 2 anos ou aos 21 é que adequires automaticamente a categoria AL que podes conduzir legalmente todas as motas. Tens que ter a categoria A, com a A1 só podes mesmo conduzir 125's..
Ir para o topo Ir para baixo
d_almeida
Verde
Verde
d_almeida


Mensagens : 147
Data de inscrição : 23/09/2012
Idade : 30
Localização : figueira de Castelo Rodrigo

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 4:42 pm

22kw?????
nao é 25???
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_tmr
Promoção
Promoção
fabio_tmr


Mensagens : 83
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 36
Localização : Tomar

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySex Out 05, 2012 6:30 pm

Boas!

O Diogo Ribeiro tem razão, A1 tiras entre os 16 e os 17,9 anos. Smile Se em vez de tirares a carta de mota aos 17 tivesses tirado já com 18 anos, esse mesmo exame dava-te acesso à categoria A (completa). Aí estavas limitado a 250cc até aos 21 anos e depois era o processo que já todos sabem, podias conduzir tudo.

Também tirei a carta com 16 anos e no mesmo dia que fui a exame estava comigo um rapaz com 18 anos que foi na mesma 125cc que eu, mas ficou com categoria A. Eu tive de lá voltar uns anos depois para gastar novamente dinheiro a ir fazer a condução numa 600cc, já que só voltei aos 21 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySáb Out 06, 2012 12:20 am

Diogo Ribeiro escreveu:

Tens mesmo que voltar para a escola de condução. Com a carta de categria A1 nunca podes conduzir motos com cilindrada superior a 125cc ou 11kw, nem com 21 nem com 50 anos. Sub categoria A1 podes tirar aos 16, depois aos 18 podes tirar a categoria A (250cc/22kw) e aí sim, depois de ter a A é que passados 2 anos ou aos 21 é que adequires automaticamente a categoria AL que podes conduzir legalmente todas as motas. Tens que ter a categoria A, com a A1 só podes mesmo conduzir 125's..
Pronto, então a minha que tirei aos 18 era a A, que depois passou a AL... Explicado!!
Ir para o topo Ir para baixo
oskar85
Verde
Verde
oskar85


Mensagens : 100
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 38
Localização : Oliv. Frades - Viseu

duvida carta de condução Empty
MensagemAssunto: Re: duvida carta de condução   duvida carta de condução EmptySeg Out 08, 2012 11:19 am

Resumidamente:

Aos 14 anos pode-se tirar a licença de ciclomotores (até 50cc). Esta licença não evolui para motociclos.

Aos 16 anos pode-se tirar a categoria A1 (até 125cc e 11 KW). Agora quem tiver carta de ligeiros (B) e mais de 25 anos tem automaticamente esta categoria. Esta categoria não evolui automaticamente para outra superior.

Aos 18 anos pode-se tirar a categoria AL (qualquer cilindrada até 25 KW) e passados 2 anos de carta evolui automaticamente para a AP (qualquer cilindrada e KW's). Depois é necessário ir ao IMTT trocar a carta para vir averbada com a categoria AP.

Aos 21 pode-se tirar logo a categoria AP, mas também se pode tirar qualquer uma das outras (só se for burro).

Em relação ao exame de código é assim:
- quem tirar a categoria A1 (normalmente aos 16 anos) já fica com o código feito para todas as categorias, nomeadamente AP, AL e B.
- quem tirar só a categoria B (ligeiros) e mais tarde quiser tirar a categoria A tem que fazer um exame de código com 10 perguntas relacionadas com motociclos.

Penso que é assim...




Ir para o topo Ir para baixo
 
duvida carta de condução
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida acerca da carta de condução.
» Carta de Condução
» Carta de conduçao
» Compra de mota e duvida na categoria da carta
» duvidas de carte de conduçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Compras :: Geral-
Ir para: