enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarUma proposta séria! Botaof12
 

 Uma proposta séria!

Ir para baixo 
+9
miguelktm
hugo de jesus
piminho74
carlitos
Castro
nacnac
tiago santos
melicia
José Luis Fougo
13 participantes
AutorMensagem
José Luis Fougo
Promoção
Promoção
José Luis Fougo


Mensagens : 43
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 59
Localização : Alvre, Aguiar de Sousa, Paredes

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 11:12 am

Parto do principio de que, em 2011, o Campeonato de Enduro da FMP seja constituído por 5-6 provas de dois dias.
Já aqui defendi que, do ponto de vista de organização e da economia de recursos, é melhor organizar provas de dois dias do que apenas de um dia.

Agora, na perspectiva de um endurista completamente amador, que treina apenas uma vez por semana (4-5 horas), e nem sempre, que trabalha na sexta-feira bem até ao fim do dia e já tem idade para ter juízo (ou seja, menores capacidades físicas Crying or Very sad ) e dificilmente aguentará dois dias seguidos de enduro, gostava de deixar aqui uma proposta séria à FMP para o Campeonato Nacional de Enduro de 2011, classe veteranos:

Permitir que os veteranos se inscrevam apenas em um dos dois dias de prova, à escolha do piloto; o custo de inscrição seria, por exemplo, 50% do total de inscrição se fizesse a prova no sábado e 65-70% se fizesse a prova no domingo (para compensar o custo de fazer uma mini-verificação técnica no sábado à noite só para alguns); óbviamente, quem fizesse apenas um dia pontuaria apenas em um dia e quem lute por uma classificação, arrisca, prepara-se e participa nos dois dias para ter duas pontuações.

Neste momento, quem quiser participar tem que pagar os dois dias, tem que estar na prova obrigatóriamente ao sábado de manhã e fazer o dia de sábado, o que não é justo e é desencorajador de alguns velhotes como eu que têm limitações profissionais e sabem que não aguentam os dois dias de prova.

Fica à vossa consideração dirt dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clinicamamaboavista.com
melicia
WEC
WEC
melicia


Mensagens : 1614
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Lagares

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 6:04 pm

Assino por baixo.

Forca nisso...
Ir para o topo Ir para baixo
tiago santos
Verde
Verde
tiago santos


Mensagens : 215
Data de inscrição : 27/09/2010

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 6:07 pm

e vai mais um................da gazão
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 7:18 pm

Acho uma boa ideia e que poderá ir para a frente se houver vontade de quem decide.
Para tal seria necessário criar um campeonato/troféu de Veteranos B, ou C, ou qualquer coisa assim do género.

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Castro
Verde
Verde
Castro


Mensagens : 116
Data de inscrição : 29/09/2010
Localização : Gondomar

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 7:35 pm

Totalmente em acordo!

Para a frente com isso...

Boas curvas!!
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 7:41 pm

Aliás não tenho dúvidas que haja bastante pessoal (não só veteranos) que não se mete no CNE por causa dos dois dias de prova. Muito jovem que para aí anda chega ao sábado à noite já com as pernas bem pesadas.
Se souberem que existe um campeonato feito à medida deles, esta poderá ser uma forma de os chamar para o Enduro.

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Castro
Verde
Verde
Castro


Mensagens : 116
Data de inscrição : 29/09/2010
Localização : Gondomar

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 8:03 pm

nacnac escreveu:
Aliás não tenho dúvidas que haja bastante pessoal (não só veteranos) que não se mete no CNE por causa dos dois dias de prova. Muito jovem que para aí anda chega ao sábado à noite já com as pernas bem pesadas.
Se souberem que existe um campeonato feito à medida deles, esta poderá ser uma forma de os chamar para o Enduro.

nacnac concordo plenamente.... e já agora se me permites acrescentar

Eu ainda estou a uns aninhos de passar para os veteranos...e a verdade é que ainda sou muito "novinho" nestas andanças do enduro, mas tenho o sonho/objectivo de um dia ter a possibilidade de participar no CNE, não para ganhar “nada”, mas simplesmente por satisfação própria e desfrutar de algo que adoro fazer...obviamente sem nunca querer tirar seriedade e sem nunca querer prejudicar aqueles que levam aquilo num sentido mais a sério….ou seja obtenção de resultados. . .Claro que se os resultados também me aparecessem a mim óptimo Very Happy lol

Mas a questão nisto tudo, pelo menos na minha perspectiva não passa só pelo possível cansaço (o que como atrás já referi também concordo) mas sim pelos custos que acarreta a um piloto correr nos 2 dias.
Julgo que a possibilidade de se correr apenas num único dia, reduziria os custos substancialmente o que possibilitaria a muita gente se calhar também fazer o CNE bem como aqueles que já o fazem (não regularmente) se calhar participar em todas as provas do mesmo.
Mais gente a participar significa mais competitividade, e mais competitividade significa melhor enduro para todos!!

No que poder contribuir...terão o meu total apoio!!

Boas curvas!!
Ir para o topo Ir para baixo
carlitos
Nacional
Nacional
carlitos


Mensagens : 403
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 45
Localização : gondomar

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 8:22 pm

concordo com vs todos ....
para isso é k mais uma vez temos k levar o "campeonato regional norte" para a frente, só assim
é k poderemos mostrar a FPM k algo esta mal.
ja aconteceu o mesmo noutras modalidades como por ex o bilhar hoje em dia existe a liga Norte pool
para aqueles k nao podem dispor de bastantes euros para poder competir um pouco mais a serio....

vamos lá com isso para a frente


Última edição por carlitos em Ter Out 05, 2010 8:35 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
piminho74
WEC
WEC
piminho74


Mensagens : 1168
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 41
Localização : esposende

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 8:25 pm

apoiado!! e tambem,um preço especial ,p quem queira só fazer uma ou duas provas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
hugo de jesus
Nacional
Nacional
hugo de jesus


Mensagens : 417
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 44
Localização : sintra

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyTer Out 05, 2010 9:16 pm

cheers assino por baixo
Ir para o topo Ir para baixo
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 9:55 am

Apoio o campeonato regional!!

Siga para o abaixo assinado!!

cheers cheers cheers


Ps: chama-se já os Homens da Luta

hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 10:02 am

Pessoal, não se desviem do assunto. Temos vários tópicos para falar do regional.
Aqui, vamos restringir-nos à proposta do Fougo. Wink

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 10:10 am

nacnac escreveu:
Pessoal, não se desviem do assunto. Temos vários tópicos para falar do regional.
Aqui, vamos restringir-nos à proposta do Fougo. Wink

Okapa!

Mas acho que continua dentro do mesmo assunto, visto que se houvesse um campeonato regional, de certo que já não havia estes "abutres" da federação, a "chular"!!

Aposto que o campeonato regional iria ser muito mais disputado que o nacional, pois como tenho visto, normalmente só quem tem algum dinheiro ou muitos apoios, é que consegue mostrar algo no enduro nacional!


Isto tb me revolta bastante, já vi muita coisa no enduro nacional...
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 5:35 pm

Como sabem eu sou um grande defensor de haver um Campeão Nacional Veteranos A (30-40 anos) e outro Campeão Nacional de Veteranos B (+40 anos).

A maioria dos grandes bons pilotos amadores que eu conheço têm mais de 30 anos e a maioria deles não faz o CNE. Criem condições para atrair pilotos para o enduro, se não for através dos jovens que seja através dos "velhotes".

A proposta do Fougo é óptima pois permite que se alimente o "bichinho" à medida da disponibilidade, de tempo e financeira, de cada um. Assim todos ficam a ganhar.
Ir para o topo Ir para baixo
veiga
Promoção
Promoção
veiga


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 44
Localização : povoa de varzim

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 7:38 pm

acho uma boa ideia uma vez que eu estou
incluidos naquueles que ja deviam ter juizo
e o fisico ja nao ajuda tanto
Ir para o topo Ir para baixo
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas


Mensagens : 821
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 49
Localização : Braga

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 10:35 pm

Eu já cheguei a um ponto que nem sei o que é melhor ou pior...

No entanto parece-me ser uma ideia muito interessante, embora só me parece viável fixar o primeiro dia, pois não será fácil ter logistica nas provas para uns fazerem ao sabado e outros ao domingo...
Ir para o topo Ir para baixo
José Luis Fougo
Promoção
Promoção
José Luis Fougo


Mensagens : 43
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 59
Localização : Alvre, Aguiar de Sousa, Paredes

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQua Out 06, 2010 11:35 pm

Caro Nuno, com os números fixos, como aconteceu durante 2010, penso q não haveria grande problema de fazer apenas o domingo. O número está definido, do ponto de vista informático a lista de inscritos está definida, se determinado piloto/número está presente activa-se esse número e faz-se a lista da partida e tempos... Só dá mais que fazer a verificação documental e técnica de sábado à tarde/noite. Mas não é nada que não se organize. E eu deixei a ideia de o dia de domingo ser algo mais caro q o de sábado, para compensar o trabalho extra da organização.

Andam aqui pelo fórum elementos de organizações do Nacional. Gostava de ler as opiniões deles.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clinicamamaboavista.com
alexvieira
Verde
Verde



Mensagens : 141
Data de inscrição : 26/01/2010

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQui Out 07, 2010 11:41 am

Olá a todos

Já há muito que defendo que a maioria das provas do CNE deveriam ser de 1 dia, pois as vantagens parecem-me tão óbvias, que gostava que alguém da FMP me explicasse pq ainda continuam no formato de 2 dias.

Quanto à possibilidade de alguns pilotos só correrem no domingo parece-me pouco viável em termos logísticos, pois obrigaria a verificações também no Domingo e a que horas? às 5 da manha????!!!!

Por outro quem vai para desfrutar da prova com certeza que gostará de encontrar as especiais todas "direitinhas" e não levar com o percurso todo "migado".

Criar mais classes também me parece pouco proveitoso. O universo de pilotos lá é tão pequeno....

Se bem que nas classes da Elite continuamos com a pouca vergonha de ter 3 pilotos em cada classe- pq todos têm que ganhar, não concordo com a criação de Veteranos A B C ...ou outra qualquer.

Do ponto de vista de uma organização é muito mais rentável organizar provas de um só dia.

Falo com conhecimento de causa, pois já estive dos dois lados da "barricada":

- nas provas de 2 dias o valor de inscrição é apenas 20€ mais caro e todos os meios necessários são a dobrar: cronometragem ( que é o mais caro ), polícia, gastos com o pessoal que ajuda, etc, etc.

Do ponto de vista dos pilotos, amadores, que são talvez + de 90% do pelotão, as corridas de 1 dia também me parecem mais"amigáveis":

- em tempo de crise cada vez é mais difícil ter a 6ª feira livre para ir para as provas, mesmo tirando férias.

- a possibilidade que existe actualmente nas provas de 2 dias, de sair de casa de madrugada no Sábado,fazer umas centenas de quilómetros, ter de verificar, ver especiais e depois ainda ir correr é completamente de loucos, pelo que para mim está completamente fora de questão.

- quanto ao preço da inscrição, é certo que 65€ não é metade de 85€, mas também os gastos com gasolina e desgaste de material da moto são menores.

- por outro lado haver maior diversidade de provas em locais diferentes seria uma motivação extra

- pegando agora em parte da ideia do José Luís, também concordo que para a maior parte do pessoal 1 dia de corrida é suficiente para matar o vício e que muitas vezes o 2º dia é mais sofrimento que prazer

- no entanto a última corrida do campeonato teria de ser de 2 dias, para haver mais pontos em disputa para a decisão dos campeonatos e "obrigar" os pilotos a comparecerem

Do ponto de vista da ecologia então não aqui não há margem para dúvidas, e, esta é cada vez mais uma questão a ter em conta, se queremos continuar a praticar Enduro:

- o que degrada o terreno são as passagens consecutivas e não o facto de usarmos ou não pneus "ecológicos", ( que não são mais que uma forma de vender menos borracha por um preço mais elevado ), logo centenas de motos a passarem no mesmo trilho, dois dias consecutivos...

- por exemplo, este ano em Góis, com o temporal que se abateu, algumas parte do percurso ficaram de tal forma, que vai levar alguns anos até que "recuperem" e lá possamos passar novamente; isto não é bom para ninguém - nem para os proprietários, nem para a floresta, nem para nós próprios, pois a imagem e as marcas que deixamos....

Resumindo:

- só uma clsse na Elite

- uma classe Nacional

- duas classes Verdes: 125 2T + 250 4T e > 125 2T + >250 4T

- uma classe Promoção

- uma classe Veteranos >40

- corridas de um só dia ao Domingo

- última corrida do campeonato 2 dias ( e eventualmente mais uma de 2 dias a meio do campeonato)

Cumps

Alex

Ir para o topo Ir para baixo
carlitos
Nacional
Nacional
carlitos


Mensagens : 403
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 45
Localização : gondomar

Uma proposta séria! Empty
MensagemAssunto: Re: Uma proposta séria!   Uma proposta séria! EmptyQui Out 07, 2010 1:12 pm

alexvieira escreveu:
Olá a todos

Já há muito que defendo que a maioria das provas do CNE deveriam ser de 1 dia, pois as vantagens parecem-me tão óbvias, que gostava que alguém da FMP me explicasse pq ainda continuam no formato de 2 dias.

Quanto à possibilidade de alguns pilotos só correrem no domingo parece-me pouco viável em termos logísticos, pois obrigaria a verificações também no Domingo e a que horas? às 5 da manha????!!!!

Por outro quem vai para desfrutar da prova com certeza que gostará de encontrar as especiais todas "direitinhas" e não levar com o percurso todo "migado".

Criar mais classes também me parece pouco proveitoso. O universo de pilotos lá é tão pequeno....

Se bem que nas classes da Elite continuamos com a pouca vergonha de ter 3 pilotos em cada classe- pq todos têm que ganhar, não concordo com a criação de Veteranos A B C ...ou outra qualquer.

Do ponto de vista de uma organização é muito mais rentável organizar provas de um só dia.

Falo com conhecimento de causa, pois já estive dos dois lados da "barricada":

- nas provas de 2 dias o valor de inscrição é apenas 20€ mais caro e todos os meios necessários são a dobrar: cronometragem ( que é o mais caro ), polícia, gastos com o pessoal que ajuda, etc, etc.

Do ponto de vista dos pilotos, amadores, que são talvez + de 90% do pelotão, as corridas de 1 dia também me parecem mais"amigáveis":

- em tempo de crise cada vez é mais difícil ter a 6ª feira livre para ir para as provas, mesmo tirando férias.

- a possibilidade que existe actualmente nas provas de 2 dias, de sair de casa de madrugada no Sábado,fazer umas centenas de quilómetros, ter de verificar, ver especiais e depois ainda ir correr é completamente de loucos, pelo que para mim está completamente fora de questão.

- quanto ao preço da inscrição, é certo que 65€ não é metade de 85€, mas também os gastos com gasolina e desgaste de material da moto são menores.

- por outro lado haver maior diversidade de provas em locais diferentes seria uma motivação extra

- pegando agora em parte da ideia do José Luís, também concordo que para a maior parte do pessoal 1 dia de corrida é suficiente para matar o vício e que muitas vezes o 2º dia é mais sofrimento que prazer

- no entanto a última corrida do campeonato teria de ser de 2 dias, para haver mais pontos em disputa para a decisão dos campeonatos e "obrigar" os pilotos a comparecerem

Do ponto de vista da ecologia então não aqui não há margem para dúvidas, e, esta é cada vez mais uma questão a ter em conta, se queremos continuar a praticar Enduro:

- o que degrada o terreno são as passagens consecutivas e não o facto de usarmos ou não pneus "ecológicos", ( que não são mais que uma forma de vender menos borracha por um preço mais elevado ), logo centenas de motos a passarem no mesmo trilho, dois dias consecutivos...

- por exemplo, este ano em Góis, com o temporal que se abateu, algumas parte do percurso ficaram de tal forma, que vai levar alguns anos até que "recuperem" e lá possamos passar novamente; isto não é bom para ninguém - nem para os proprietários, nem para a floresta, nem para nós próprios, pois a imagem e as marcas que deixamos....

Resumindo:

- só uma clsse na Elite

- uma classe Nacional

- duas classes Verdes: 125 2T + 250 4T e > 125 2T + >250 4T

- uma classe Promoção

- uma classe Veteranos >40

- corridas de um só dia ao Domingo

- última corrida do campeonato 2 dias ( e eventualmente mais uma de 2 dias a meio do campeonato)

Cumps

Alex
muito boa a tua proposta
assino em baixo

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uma proposta séria!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Competição :: CNE-
Ir para: